Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Campanhas de Conscientização
Olá estudantes!
Veja o cartaz seguinte:
- Qual é o assunto tratado no cartaz?
- Por que será que escolheram esta frase “O TRÂNSITO SÓ MUDA SE VOCÊ MUDAR” para o cartaz?
- Quais as características do texto apresentado no cartaz?
O texto apresentado é um exemplo de texto publicitário de campanha de conscientização. Esse gênero é bastante utilizado para mostrar, conscientizar o leitor sobre uma causa social, ambiental, de saúde, segurança, entre outras.
Essas campanhas visam estimular mudanças de comportamento, promover a adoção de atitudes mais responsáveis e engajar a sociedade em ações positivas.
Geralmente, são escritos de forma objetiva, podem ter um slogan (mensagem resumida que tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas), imagens, infográficos, vídeos e etc.
Os textos publicitários de campanha de conscientização podem ser encontrados em mídia impressa, comerciais de televisão e rádio, publicações em redes sociais, outdoors, entre outros.
Para produzir um texto de campanha é necessário:
1- Escolher um tema relevante;
2- Levantar dados referentes ao assunto escolhido;
3- Escolher os recursos visuais: imagens, slogans, infográficos, entre outros;
4- Seguir uma estrutura de apresentação, desenvolvimento e conclusão.
Atividades
1- O texto publicitário de campanha de conscientização é um gênero bastante utilizado para mostrar, conscientizar o leitor sobre uma causa social, ambiental, de saúde, segurança, entre outras. Dentre as suas características destacam:
(A) O texto publicitário de campanha de conscientização pretende estimular mudanças de comportamento e promover a adoção de atitudes mais responsáveis.
(B) O texto publicitário de campanha de conscientização visa aumentar as vendas de um produto específico.
(C) O texto publicitário de campanha de conscientização tem a finalidade de divulgar informações de entretenimento.
(D) O texto publicitário de campanha de conscientização tem o objetivo de promover a comunicação de pessoas próximas.
(E) O texto publicitário de campanha de conscientização traz uma discussão sobre determinado tema.
2- Marque a alternativa que melhor completa “Podemos encontrar textos publicitários de campanha de conscientização em’:
(A) Mídia impressa.
(B) Outdoors.
(C) Comerciais de televisão.
(D) Publicações em redes sociais.
(E) Todas as alternativas são verdadeiras.
3- Faça a leitura do cartaz seguinte e identifique os elementos pedidos:
a) Assunto do Texto:
b) Slogan: circule o slogan com lápis vermelho
c) Quais elementos visuais foram utilizados:
4- Observe a imagem a seguir e crie um slogan sobre a importância da alimentação saudável. Peça ajuda, se for necessário, para produzir a sua campanha publicitária.
Boa produção!
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF03LP20) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídiaimpressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), entre outros gêneros do campo da vida pública, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF03LP21) Produzir anúncios publicitários e textos decampanhas de conscientização destinados ao público infantil,observando os recursos de persuasão utilizados nos textos. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |