You are currently viewing Língua Portuguesa – Campanha de conscientização: escrever para transformar.

Língua Portuguesa – Campanha de conscientização: escrever para transformar.

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/quadro-com-criancas-felizes-em-torno-da-placa-de-madeira_5183451.htm#query=CRIAN%C3%87AS%20DESENHO&position=5&from_view=search> Acesso em 17, fev. 202

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 1º Bim – Videoaula 4 – Campanha de Conscientização: escre

Campanha de conscientização: escrever para transformar.

Olá estudantes!

Vocês sabem o que são textos publicitários? O texto publicitário é um gênero apresentado em campanhas publicitárias. Podem ser encontrados de forma escrita, oral e visual.

Geralmente são encontrados em jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.

Os textos publicitários seguem uma estrutura mais livre, podem ser textos visuais, auditivos ou apenas frases. Também, podemos encontrar slogans (uma frase curta e marcante, um lema, uma mensagem resumida que tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas).

Os textos publicitários de campanha de conscientização são utilizados para mostrar, orientar e explicar  os leitores sobre assuntos relevantes  para a sociedade. Por exemplo, campanha de combate às drogas, campanha sobre a dengue, campanha sobre o tráfico de pessoas, campanha sobre a prostituição infantil, campanha do agasalho e etc.

QUESTÃO 1

VOCÊ SABIA QUE OS TEXTOS PUBLICITÁRIOS DE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SÃO UTILIZADOS PARA MOSTRAR, ORIENTAR E EXPLICAR  OS LEITORES SOBRE ASSUNTOS RELEVANTES  PARA A SOCIEDADE? SABENDO DISSO, OBSERVE O TEXTO ABAIXO, PENSE E DEPOIS RESPONDA:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-um-menino-escrevendo-na-mesa-isolado_20743395.htm#query=CRIAN%C3%87A%20ESCREVENDO%20DESENHO&position=0&from_view=search> Acesso em 17, fev. 202

QUESTÃO 2

OBSERVE AGORA O TEXTO SEGUINTE, PENSE E MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA:

(A) O TEMA DO TEXTO É SOBRE INFÂNCIA.

(B) ESTÁ DESTINADO APENAS PARA PROFESSORES.

(C) O TEXTO ESTÁ INFORMANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA.

(D) O SLOGAN É “PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR, TODOS DEVEM PARTICIPAR”.

(E) O SLOGAN É “MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO.

QUESTÃO 3

OS TEXTOS PUBLICITÁRIOS SEGUEM UMA ESTRUTURA MAIS LIVRE, PODEM SER TEXTOS VISUAIS, AUDITIVOS OU APENAS FRASES. TAMBÉM, PODEMOS ENCONTRAR SLOGANS (UMA FRASE CURTA E MARCANTE, UM LEMA, UMA MENSAGEM RESUMIDA QUE TEM O OBJETIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS).

AGORA, RETORNE AOS EXERCÍCIOS ANTERIORES, PARA RESPONDER SOBRE O TEXTO DE CAMPANHA DO EXERCÍCIO 1 E O TEXTO DE CAMPANHA DO EXERCÍCIO 2:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-leitura-e-escrita-de-menino-e-menina_1169368.htm#query=CRIAN%C3%87A%20DESENHO&position=45&from_view=search> Acesso em 17, fev. 2022.

QUESTÃO 4

NÃO É UM EXEMPLO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS DE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO:

(A) CAMPANHA DE COMBATE ÀS DROGAS.

(B) CONTO FANTÁSTICO

(C) CAMPANHA SOBRE A DENGUE.

(D) CAMPANHA SOBRE O TRÁFICO DE PESSOAS.

(E) CAMPANHA DO AGASALHO.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF03LP21) Produzir anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.