You are currently viewing Língua Portuguesa – Avisos e recados

Língua Portuguesa – Avisos e recados

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Ling. Port. – 3ª Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Avisos e recados: Pal”. Disponível em: <https://youtu.be/KMoiDirAAn0>. Acesso em: 11 mai 2022.

Avisos e recados

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ SABE O QUE É UM AVISO? E RECADO?

O AVISO É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO ESCRITA QUE INFORMA, ALERTA OU NOTIFICA.

ESSE TEXTO DEVE TRANSMITIR INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE MANEIRA BREVE, DIRETA E CLARA.

O AVISO É GERAL E IMPESSOAL, DESTINA-SE A MUITAS PESSOAS.

O AVISO, PODE SER ENCONTRADO EM AMBIENTES ESCOLARES, LOCAIS DE TRABALHO, ESPAÇOS PÚBLICOS, SITES, ENTRE OUTROS.

EXISTEM AVISOS QUE INFORMAM SOBRE UM PERIGO. OUTROS INFORMAM SOBRE NORMAS OU PROIBIÇÕES. HÁ AVISOS QUE APRESENTAM MENSAGENS DIVERSAS.

O RECADO É UMA MENSAGEM CURTA E INFORMAL COM O OBJETIVO DE COMUNICAR SOBRE ALGO.

PODE TER DIVERSAS FINALIDADES, COMO INFORMAR SOBRE UM COMPROMISSO, FAZER UM CONVITE, EXPRESSAR PREOCUPAÇÃO, DAR UM AVISO OU ATÉ MESMO TRANSMITIR SENTIMENTOS DE CARINHO. 

O RECADO APRESENTA UMA ESTRUTURA SEMELHANTE AO DO BILHETE, COM DATA, DESTINATÁRIO, MENSAGEM, DESPEDIDA E REMETENTE.

ESSA ESTRUTURA BÁSICA PODE VARIAR DEPENDENDO DA NATUREZA DO RECADO E DO RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS.

VEJA A ESTRUTURA DESTE RECADO:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Atividades

QUESTÃO 1

VOCÊ SABIA QUE O AVISO  TEM UM CUNHO MAIS GERAL E IMPESSOAL? O AVISO, PODE SER ENCONTRADO EM AMBIENTES ESCOLARES, LOCAIS DE TRABALHO, ESPAÇOS PÚBLICOS, SITES, ENTRE OUTROS. VEJA O AVISO ABAIXO E RESOLVA A ATIVIDADE SEGUINTE.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/>Acesso em 8, abril. 2022
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-e-pensao_1296813.htm#query=CRIAN%C3%87A%20ESCOLAR 20DESENHO&position=3&from_view=search>Acesso em 8, abril. 2022.

QUESTÃO 2

SOBRE O GÊNERO AVISO, ASSINALE A ALTERNATIVA ERRADA:

(A) O AVISO É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO ESCRITA QUE INFORMA, ALERTA OU NOTIFICA.

(B) O AVISO TRANSMITE INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE MANEIRA BREVE, DIRETA E CLARA.

(C) O AVISO É GERAL E IMPESSOAL, DESTINA-SE A MUITAS PESSOAS.

(D) O AVISO, PODE SER ENCONTRADO EM AMBIENTES ESCOLARES, LOCAIS DE TRABALHO, ESPAÇOS PÚBLICOS, SITES, ENTRE OUTROS.

(E) OS AVISOS QUE INFORMAM APENAS SOBRE NORMAS OU PROIBIÇÕES. 

QUESTÃO 3

SOBRE O GÊNERO RECADO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

(A) O RECADO É UMA MENSAGEM LONGA E FORMAL COM O OBJETIVO DE COMUNICAR SOBRE ALGO.

(B) O RECADO APRESENTA UMA FINALIDADE APENAS.

(C) O RECADO APRESENTA UMA ESTRUTURA, COM DATA, DESTINATÁRIO, MENSAGEM, DESPEDIDA E REMETENTE.

(D) A ESTRUTURA BÁSICA DO RECADO NÃO VARIA QUANTO A SUA NATUREZA.

(E) A ESTRUTURA BÁSICA DO RECADO NÃO VARIA DE ACORDO COM O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS ENVOLVIDAS.

QUESTÃO 4

ESCREVA AVISOS PARA CADA SITUAÇÃO:

A) IMAGINE QUE ACABARÁ A ÁGUA NO CONDOMÍNIO NA SEXTA-FEIRA E OS CONDÔMINOS PRECISAM SER AVISADOS. REESCREVA O AVISO, SEGUINDO AS NOVAS ORIENTAÇÕES.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/>Acesso em 8, abril. 2022.
Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(EF02LP16) Identificar e (re)produzir, em recados, cartas, receitas (modo de fazer), relatos (digitais e impressos), entre outros, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.