You are currently viewing Língua Portuguesa – As lendas como facilitadoras para leitura e compreensão

Língua Portuguesa – As lendas como facilitadoras para leitura e compreensão

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-dia-de-livro-mundo-plana_4038137.htm#page=3&query=HISTORIAS%20DESENHO&position=30&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – AS LENDAS COMO FACILITADORAS PARA

AS LENDAS COMO FACILITADORAS PARA LEITURA E COMPREENSÃO

OLÁ ESTUDANTE!

O QUE VOCÊ SABE SOBRE LENDAS?

AS LENDAS SÃO HISTÓRIAS QUE AS PESSOAS CONTAM DE BOCA EM BOCA. ELAS SÃO CHEIAS DE FANTASIA E IMAGINAÇÃO! FAZEM PARTE DA CULTURA DO NOSSO PAÍS! ELAS MISTURAM SITUAÇÕES QUE REALMENTE ACONTECERAM COM SITUAÇÕES QUE SÓ EXISTEM  EM NOSSA IMAGINAÇÃO.

AS LENDAS TÊM UMA ESTRUTURA QUE PODE VARIAR, MAS GERALMENTE COMEÇAM COM UMA INTRODUÇÃO APRESENTANDO O LOCAL E OS PERSONAGENS PRINCIPAIS. A TRAMA SE DESENVOLVE COM EVENTOS E SITUAÇÕES, E HÁ UM CONFLITO CENTRAL QUE É RESOLVIDO NO FINAL. OS PERSONAGENS ENFRENTAM AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS AÇÕES, E A HISTÓRIA PODE TRANSMITIR UMA LIÇÃO OU ENSINAMENTO.

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

AS LENDAS INDÍGENAS SÃO HISTÓRIAS MUITO ANTIGAS DO BRASIL. ELAS MOSTRAM FATOS SOBRE CADA REGIÃO DO NOSSO PAÍS E SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A NOSSA CULTURA. ESSAS LENDAS FAZEM PARTE DO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

ATIVIDADES:

QUESTÃO 1

AS LENDAS CONTAM HISTÓRIAS REPLETAS DE PERSONAGENS DIFERENTES E PODEM EXPRESSAR: FANTASIAS, MEDOS, DÚVIDAS E INCOMPREENSÕES.  NO FOLCLORE BRASILEIRO, AS LENDAS MAIS CONHECIDAS SÃO: CURUPIRA, SACI-PERERÊ, A SEREIA IARA, MULA SEM CABEÇA, BOTO COR-DE-ROSA, BOITATÁ, ENTRE OUTROS. LEIA A LENDA ABAIXO:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

QUESTÃO 2

CONHEÇA A LENDA INDÍGENA DE COMO NASCEM OS RIOS:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Disponível em:<br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-criancas-felizes-fazendo-acoes-diferentes_5934375.htm#query=crian%C3%A7a%20DESENHO&position=22&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022

QUESTÃO 3

SOBRE AS LENDAS É INCORRETO AFIRMAR:

(A) COMEÇAM COM UMA INTRODUÇÃO APRESENTANDO PERSONAGENS PRINCIPAIS.

(B) POSSUEM CONFLITO CENTRAL.

(C) PODEM TRANSMITIR ENSINAMENTOS OU LIÇÕES.

(D) SÃO CONTADAS DE BOCA A BOCA

(E) NÃO FAZEM PARTE DA CULTURA DO PAÍS.

QUESTÃO 4

POR QUE AS LENDAS INDÍGENAS SÃO IMPORTANTES PARA A CULTURA BRASILEIRA?

(A) PORQUE SÃO HISTÓRIAS ANTIGAS.

(B) PORQUE APRESENTAM PERSONAGENS DIFERENTES.

(C) PORQUE SÃO HISTÓRIAS DA IMAGINAÇÃO DE UM POVO.

(D) PORQUE FAZEM PARTE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

(E) PORQUE APRESENTAM UM ENSINAMENTO.


Autoria: Gabrielle Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
(GO-EF12LP20) Identificar início, meio e fim em narrativa lida ou escutada.
(EF15LP19-A) Dramatizar, após leitura compreensiva e estudo da obra a ser recontada, utilizando recursos como a entonação expressiva e a prosódia.
(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.