You are currently viewing Língua Portuguesa – As cartas pessoais como instrumento de interlocução entre autor e leitor

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO.

O FOCO DO ESTUDO SERÁ A EXPLORAÇÃO E COMPREENSÃO DE CARTAS PESSOAIS.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/design-de-banner-do-dia-mundial-da-escrita-de-cartas_28814945.htm#page=2&query=ENVELOPE%20DESENHO&position=46&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – AS CARTAS PESSOAIS COMO INSTRUMENTO

QUESTÃO 1

A CARTA É UM TIPO DE TEXTO UTILIZADO ENTRE AS PESSOAS COM O OBJETIVO DE CORRESPONDEREM ENTRE SI, CONTANDO AS NOVIDADES, TROCANDO INFORMAÇÕES, ENVIANDO E RECEBENDO NOTÍCIAS DE FAMILIARES E AMIGOS. APESAR DAS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE O GÊNERO CARTA TEM SOFRIDO NA ATUALIDADE, TRADICIONALMENTE, SUA ESTRUTURA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS RELATIVAMENTE FIXOS, OS QUAIS SÃO: DATA; DESTINATÁRIO (PARA QUEM É REMETIDA A CARTA); CORPO DO TEXTO; SAUDAÇÃO E ASSINATURA. VEJA AS CARTAS SEGUINTES:

CARTA 1

CARTA 2

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

1- RESPONDA:

A) COM QUE OBJETIVO CADA UMA DAS CARTAS FORAM ENVIADAS AOS SEUS DESTINATÁRIOS?

_______________________________________________________________________________________________________________________

B) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO?

C) QUE RELAÇÃO PARECE EXISTIR ENTRE OS REMETENTES E OS SEUS DESTINATÁRIOS?

QUESTÃO 2

AGORA É COM VOCÊ! IMAGINE QUE VOCÊ TEM UM AMIGO OU PARENTE QUE MORA EM OUTRA CIDADE E VOCÊS NÃO SE VEEM HÁ MUITO TEMPO. ESCREVA UMA CARTA CONTANDO COMO VOCÊ ESTÁ, SEU DIA-A-DIA E RECORDE ALGO QUE PASSARAM JUNTOS. PARA A ELABORAÇÃO DA SUA CARTA, COLOQUE EM PRÁTICA A ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL QUE VOCÊ JÁ APRENDEU.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 5 E ATIVIDADE 5 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF02LP12-C) Relacionar a forma de organização do texto, a cantiga e escrita em versos, estrofes e rimas, as canções não possuem a mesma estrutura, a sua finalidade: cantiga de ninar, de roda, de natal possuem finalidades especificas.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.