Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO.
O FOCO DO ESTUDO SERÁ A EXPLORAÇÃO E COMPREENSÃO DE CARTAS PESSOAIS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
As cartas pessoais como instrumento de interlocução entre autor e leitor
ANTES DA INVENÇÃO DOS TELEFONES E DA INTERNET, AS CARTAS ERAM O PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS QUE ESTAVAM DISTANTES.
HOJE, MESMO COM TANTAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, ESCREVER CARTAS PESSOAIS AINDA É UMA MANEIRA ESPECIAL DE MOSTRAR CARINHO E CUIDADO.
RECEBER UMA CARTA ESCRITA À MÃO É UM GESTO QUE PODE TRAZER MUITA ALEGRIA E CRIAR UMA CONEXÃO MAIS PROFUNDA ENTRE AS PESSOAS.
A CARTA PESSOAL É UMA MENSAGEM ESCRITA PARA ALGUÉM QUE CONHECEMOS, COMO UM AMIGO, PARENTE OU VIZINHO. ESSE TIPO DE TEXTO É UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO, DIFERENTE DAS MENSAGENS ELETRÔNICAS.
APESAR DAS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES DO GÊNERO CARTA, SUA ESTRUTURA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS IMPORTANTES.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A CARTA É UM TIPO DE TEXTO UTILIZADO ENTRE AS PESSOAS COM O OBJETIVO DE CORRESPONDEREM ENTRE SI. SUA ESTRUTURA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS RELATIVAMENTE FIXOS, OS QUAIS SÃO: DATA; DESTINATÁRIO (PARA QUEM É REMETIDA A CARTA); CORPO DO TEXTO; SAUDAÇÃO E ASSINATURA. VEJA AS CARTAS SEGUINTES E RESPONDA:
CARTA 1
CARTA 2
A) COM QUE OBJETIVO CADA UMA DAS CARTAS FORAM ENVIADAS AOS SEUS DESTINATÁRIOS?
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
B) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO?
______________________________________________________________________________________________________________________
C) QUE RELAÇÃO PARECE EXISTIR ENTRE OS REMETENTES E OS SEUS DESTINATÁRIOS?
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
A CARTA PESSOAL É
(A) UMA COMUNICAÇÃO ESCRITA ENTRE EMPRESAS.
(B) UMA MENSAGEM ESCRITA ENTRE AMIGOS OU FAMILIARES.
(C) UM DOCUMENTO OFICIAL ENVIADO POR UM GOVERNO.
(D) UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ENVIADO PELO CORREIO.
QUESTÃO 3
COM O AVANÇO TECNOLÓGICO, AS CARTAS SE VIRTUALIZARAM.
O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS USADO ATUALMENTE PARA ENVIAR MENSAGENS É
(A) TELEGRAMA.
(B) FAX.
(C) E-MAIL.
(D) CARTA MANUSCRITA.
QUESTÃO 4
AGORA É COM VOCÊ! IMAGINE QUE VOCÊ TEM UM AMIGO OU PARENTE QUE MORA EM OUTRA CIDADE E VOCÊS NÃO SE VEEM HÁ MUITO TEMPO. ESCREVA UMA CARTA CONTANDO COMO VOCÊ ESTÁ, SEU DIA-A-DIA E RECORDE ALGO QUE PASSARAM JUNTOS. PARA A ELABORAÇÃO DA SUA CARTA, COLOQUE EM PRÁTICA A ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL QUE VOCÊ JÁ APRENDEU.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. (EF02LP12-C) Relacionar a forma de organização do texto, a cantiga e escrita em versos, estrofes e rimas, as canções não possuem a mesma estrutura, a sua finalidade: cantiga de ninar, de roda, de natal possuem finalidades específicas. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |