You are currently viewing Língua Portuguesa – As cartas pessoais como instrumento de interlocução entre autor e leitor

Língua Portuguesa – As cartas pessoais como instrumento de interlocução entre autor e leitor

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO. 

O FOCO DO ESTUDO SERÁ A EXPLORAÇÃO E COMPREENSÃO DE CARTAS PESSOAIS.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/design-de-banner-do-dia-mundial-da-escrita-de-cartas_28814945.htm#page=2&query=ENVELOPE%20DESENHO&position=46&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 5 – AS CARTAS PESSOAIS COMO INSTRUMENTO

As cartas pessoais como instrumento de interlocução entre autor e leitor

ANTES DA INVENÇÃO DOS TELEFONES E DA INTERNET, AS CARTAS ERAM O PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS QUE ESTAVAM DISTANTES. 

HOJE, MESMO COM TANTAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, ESCREVER CARTAS PESSOAIS AINDA É UMA MANEIRA ESPECIAL DE MOSTRAR CARINHO E CUIDADO. 

RECEBER UMA CARTA ESCRITA À MÃO É UM GESTO QUE PODE TRAZER MUITA ALEGRIA E CRIAR UMA CONEXÃO MAIS PROFUNDA ENTRE AS PESSOAS.

A CARTA PESSOAL É UMA MENSAGEM ESCRITA PARA ALGUÉM QUE CONHECEMOS, COMO UM AMIGO, PARENTE OU VIZINHO. ESSE TIPO DE TEXTO É UMA POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO, DIFERENTE DAS MENSAGENS ELETRÔNICAS.

APESAR DAS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES DO GÊNERO CARTA, SUA ESTRUTURA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS IMPORTANTES.

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A CARTA É UM TIPO DE TEXTO UTILIZADO ENTRE AS PESSOAS COM O OBJETIVO DE CORRESPONDEREM ENTRE SI. SUA ESTRUTURA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS RELATIVAMENTE FIXOS, OS QUAIS SÃO: DATA; DESTINATÁRIO (PARA QUEM É REMETIDA A CARTA); CORPO DO TEXTO; SAUDAÇÃO E ASSINATURA. VEJA AS CARTAS SEGUINTES E RESPONDA:

CARTA 1

CARTA 2

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A) COM QUE OBJETIVO CADA UMA DAS CARTAS FORAM ENVIADAS AOS SEUS DESTINATÁRIOS?

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

B) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO?

______________________________________________________________________________________________________________________

C) QUE RELAÇÃO PARECE EXISTIR ENTRE OS REMETENTES E OS SEUS DESTINATÁRIOS?

______________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

A CARTA PESSOAL É

(A) UMA COMUNICAÇÃO ESCRITA ENTRE EMPRESAS.

(B) UMA MENSAGEM ESCRITA ENTRE AMIGOS OU FAMILIARES.

(C) UM DOCUMENTO OFICIAL ENVIADO POR UM GOVERNO.

(D) UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO ENVIADO PELO CORREIO.

QUESTÃO 3

COM O AVANÇO TECNOLÓGICO, AS CARTAS SE VIRTUALIZARAM.

O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS USADO ATUALMENTE PARA ENVIAR MENSAGENS É

(A) TELEGRAMA.

(B) FAX.

(C) E-MAIL.

(D) CARTA MANUSCRITA.

QUESTÃO 4

AGORA É COM VOCÊ! IMAGINE QUE VOCÊ TEM UM AMIGO OU PARENTE QUE MORA EM OUTRA CIDADE E VOCÊS NÃO SE VEEM HÁ MUITO TEMPO. ESCREVA UMA CARTA CONTANDO COMO VOCÊ ESTÁ, SEU DIA-A-DIA E RECORDE ALGO QUE PASSARAM JUNTOS. PARA A ELABORAÇÃO DA SUA CARTA, COLOQUE EM PRÁTICA A ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL QUE VOCÊ JÁ APRENDEU.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/design-de-banner-do-dia-mundial-da-escrita-de-cartas_28814945.htm#page=2&query=ENVELOPE%20DESENHO&position=46&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(EF02LP12-C) Relacionar a forma de organização do texto, a cantiga e escrita em versos, estrofes e rimas, as canções não possuem a mesma estrutura, a sua finalidade: cantiga de ninar, de roda, de natal possuem finalidades específicas.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.