You are currently viewing Língua Portuguesa – Articulando linguagens

Língua Portuguesa – Articulando linguagens

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Pensar. Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1424831/> Acesso em: 07, abr. 22

O trabalho de articular linguagens pode ser muito complexo a depender de seu propósito comunicativo, do contexto de produção e de seu público alvo. Todo texto que associa palavras com imagens, ícones, símbolos ou qualquer elemento que não seja a palavra, articula linguagens. Essa combinação na produção de texto está associada à multimodalidade textual.

Os textos multimodais são uma forma de comunicação que vai além de apenas palavras em uma página. Quando falamos em articular linguagens em um texto, estamos nos referindo à prática de combinar diferentes modos de comunicação para transmitir significado de forma eficaz. Essa complexidade depende da finalidade comunicativa, do contexto de produção e do público-alvo do texto.

Um exemplo de texto multimodal é a página inicial de um site. Se você parar um momento para considerar um site que visita com frequência, notará que ele provavelmente inclui uma combinação de texto, imagens, botões e até vídeos, por exemplo. As palavras na página interagem com esses outros elementos para criar uma experiência de comunicação rica. Esta integração de vários modos forma uma mensagem coesa que apela a diferentes sentidos e melhora a compreensão.

Outro exemplo comum de texto multimodal é um anúncio. Os anúncios geralmente usam uma mistura de texto, imagens e, muitas vezes, música ou sons para capturar a atenção do público e transmitir uma mensagem atraente. Pense em um anúncio que você viu recentemente. Provavelmente, utilizou uma combinação de imagens e texto para comunicar uma história ou evocar emoções.

No mundo das redes sociais, plataformas como Instagram e TikTok são excelentes exemplos de textos multimodais. Os usuários podem compartilhar fotos, vídeos, legendas, emojis e até músicas para se expressarem e se conectarem com outras pessoas. Estas plataformas permitem que os indivíduos articulem os seus pensamentos e sentimentos de formas criativas e diversas, envolvendo os seus seguidores através de múltiplas formas de comunicação.

No geral, compreender como os diferentes modos funcionam juntos num texto é crucial na era digital, onde a comunicação é dinâmica e em constante evolução. Ao analisar e criar textos multimodais, os indivíduos podem melhorar as suas capacidades de comunicação, envolver o público de forma mais eficaz e expressar ideias de formas inovadoras.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – ARTICULANDO LINGUAGENS – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hOKsJ0vi4Uw> Acesso em: 16, mai. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

O infográfico é um gênero textual constituído pela articulação da linguagem verbal e não verbal e pode abordar diversos assuntos do cotidiano. “Info” está relacionada à informação e “gráfico” a imagens, ilustrações, entre outros. Infografia está relacionada a ilustrações explicativas que circulam constantemente nas mídias. São elementos que compõem os infográficos: textos, ícones, cores, legendas, ilustrações, números, fotografias, tabelas.

Infográfico. Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-2895154/> Acesso em: 07, abr. 22

Sabendo disso, produza um infográfico com a temática “destinos mais procurados para viajar no Brasil”. Para isso, siga alguns passos:

(A) Primeiramente, realize pesquisas na internet sobre os destinos mais procurados para viajar no Brasil. Pesquise também sobre gastos, meios de transporte utilizados nessas viagens, períodos mais e menos procurados, por exemplo.

(B) Depois de fazer o levantamento dos dados, organize a exposição dos dados e informações aliando texto e imagens.

(C) Se optar por utilizar o computador, é interessante inserir links no infográfico, dando possibilidades ao leitor de realizar leituras mais específicas sobre algum tópico.

Faça uma leitura da imagem a seguir e responda às questões 2 e 3.

Imagem produzida no bing.com, para fins didáticos, pela equipe do NEC/SME-Goiânia.

QUESTÃO 2

Liste alguns elementos da imagem que estabelecem uma relação de contraposição.

QUESTÃO 3

Que efeito de sentido é produzido pela articulação entre a linguagem verbal e não verbal na imagem?

QUESTÃO 4

Para que o texto acima seja compreendido como multimodal é preciso

(A) somente do texto.

(B) somente das imagens.

(C) do texto e dos elementos visuais.

(D) da reprodução gráfica de sons.

QUESTÃO 5

Os textos multimodais melhoram a comunicação na era digital ao

(A) simplificar a mensagem para o público.

(B) excluir texto para focar apenas no visual.

(C) envolver o público por meio de múltiplas formas de comunicação.

(D) limitar o uso de diferentes modos.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), a variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, a construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero. 
(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como reportagem científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.