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Língua Portuguesa – Análise de fragmento de texto: o artigo de divulgação científica

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-2562325/> Acesso em: 30, ago. 22

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 8º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – ANÁLISE DE FRAGMENTO DE TEXTO: O A – Disponível em: <https://youtu.be/Ej5obL5_z5c?list=PLxRkqxlT0AC3UIVNCKViAjRDdnGCCQ8AA> Acesso em: 26, set. 22

Responda às questões a seguir.

Leia um fragmento de texto extraído do artigo científico Propostas de trabalho com gêneros discursivos no guia do professor (SANTOS, 2019):

Como o próprio Bakhtin explica, a palavra depende da língua no seu uso prático, pois ela mesma não carrega valor algum. […] Embasados nas reflexões bakhtinianas, sabemos que a palavra é o território comum entre os locutores, os enunciadores. Contudo, por mais que os discursos sejam repetidos ou referendados, eles jamais são iguais, tendo em vista que os enunciadores podem não ser os mesmos, ou mesmo que sejam, não estão inseridos no mesmo contexto, tampouco na mesma situação ou circunstância de interlocução. Bakhtin (2006), nesse sentido, fala da forma e do estilo ocasionais da enunciação. “Os estratos mais profundos da sua estrutura são determinados pelas pressões sociais mais substanciais e duráveis a que está submetido o locutor” (BAKHTIN, 2006, p. 118). Em suma, é o contexto e a situação social mais imediata que direciona o sujeito a que e como vai falar e agir. 

SANTOS, M. C. G. Propostas de Trabalho com Gêneros Discursivos no Guia do Professor. Revista Eletrônica Instituto Consciência GO (ICG), v. 1, p. 56-69, 2019. Disponível em: <http://icg.edu.br/?attachment_id=7918> Acesso em 30, ago. 22

QUESTÃO 1

Como o autor do texto explica o que é a palavra no fragmento acima? Essa definição está amparada nos estudos de qual outro autor?

QUESTÃO 2

No trecho “Embasados nas reflexões bakhtinianas”, o termo em destaque está substituindo qual palavra ou expressão? Como esse recurso da substituição das palavras ou expressões por construções sinonímias colabora para a progressão do texto?

QUESTÃO 3

Identifique no fragmento uma citação indireta e transcreva-a. Em seguida, explique como essa citação foi elaborada.

QUESTÃO 4

Identifique no fragmento uma citação direta e transcreva-a. Em seguida, explique como essa citação foi elaborada.

Releia o seguinte trecho para responder às questões 5 e 6.

Em suma, é o contexto e a situação social mais imediata que direciona o sujeito a que e como vai falar e agir.”

QUESTÃO 5

A locução adverbial em destaque confere ao texto que ideia

(A) afirmação.

(B) conclusão.

(C) intensidade.

(D) dúvida.

QUESTÃO 6

No trecho, a locução adverbial “em suma” pode ser substituída, sem que o sentido do trecho seja alterado, por 

(A) quem sabe.

(B) em síntese.

(C) ao contrário.

(D) em cima.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros. 
(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase – as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”…) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
SANTOS, M. C. G. Propostas de Trabalho com Gêneros Discursivos no Guia do Professor. Revista Eletrônica Instituto Consciência GO (ICG), v. 1, p. 56-69, 2019 Disponível em: <http://icg.edu.br/?attachment_id=7918> Acesso em 30, ago. 22