Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Você já se perguntou sobre o que pode motivar um estudo científico e a importância de sua divulgação? Graças à ciência, a humanidade tem evoluído ao longo dos séculos, seja na área da saúde, da tecnologia ou da linguagem, por exemplo. Independentemente de qual seja, todo estudo científico parte de uma hipótese, que pode, ou não, ser confirmada. Nem sempre os resultados de um estudo científico são positivos ou próximos ao que foi esperado em sua hipótese. O resultado de um estudo, seja ele qual for, é um novo dado para novas hipóteses e novos estudos.
Depois da concretização de um estudo científico, é preciso compartilhá-lo com a sociedade, que é composta por inúmeras pessoas, com formações diferentes e níveis de conhecimento também diferentes. Uma forma de compartilhar esses resultados é por meio do artigo de divulgação científica.
O artigo de divulgação científica é um gênero textual argumentativo que enfoca teorias, investigações, pesquisas e comprovações científicas com o propósito de divulgar informações relacionadas a estudos e ao desenvolvimento científico de um dado assunto de forma acessível à população.
A linguagem utilizada no artigo de divulgação científica é empregada conforme a norma-padrão da língua, de forma objetiva, clara e acessível ao público.
Um texto como esse pode ser encontrado em jornais, páginas de revistas científicas e espaços educacionais (escolas, faculdades, cursos etc.). O seu objetivo é informar sobre uma pesquisa, em que são relatados fatos e possíveis comprovações acerca das questões levantadas.
É de interesse geral popularizar o conhecimento científico sem perder a sua essência acadêmica. Uma forma de facilitar o processo comunicativo desse gênero textual e assegurar o leitor da correta e segura informação é o emprego de citações ao longo do texto. Elas podem ser diretas ou indiretas, também chamadas de paráfrases. As citações colaboram, portanto, para conferir ao texto maior credibilidade.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia um fragmento de texto extraído do artigo científico Propostas de trabalho com gêneros discursivos no guia do professor (SANTOS, 2019):
Como o próprio Bakhtin explica, a palavra depende da língua no seu uso prático, pois ela mesma não carrega valor algum. […] Embasados nas reflexões bakhtinianas, sabemos que a palavra é o território comum entre os locutores, os enunciadores. Contudo, por mais que os discursos sejam repetidos ou referendados, eles jamais são iguais, tendo em vista que os enunciadores podem não ser os mesmos, ou mesmo que sejam, não estão inseridos no mesmo contexto, tampouco na mesma situação ou circunstância de interlocução. Bakhtin (2006), nesse sentido, fala da forma e do estilo ocasionais da enunciação. “Os estratos mais profundos da sua estrutura são determinados pelas pressões sociais mais substanciais e duráveis a que está submetido o locutor” (BAKHTIN, 2006, p. 118). Em suma, é o contexto e a situação social mais imediata que direciona o sujeito a que e como vai falar e agir.
SANTOS, M. C. G. Propostas de Trabalho com Gêneros Discursivos no Guia do Professor. Revista Eletrônica Instituto Consciência GO (ICG), v. 1, p. 56-69, 2019. Disponível em: <http://icg.edu.br/?attachment_id=7918> Acesso em 30, ago. 22
QUESTÃO 1
Como o autor do texto explica o que é a palavra no fragmento acima? Essa definição está amparada nos estudos de qual outro autor?
QUESTÃO 2
No trecho “Embasados nas reflexões bakhtinianas”, o termo em destaque está substituindo qual palavra ou expressão? Como esse recurso da substituição das palavras ou expressões por construções sinonímias colabora para a progressão do texto?
QUESTÃO 3
Identifique no fragmento uma citação indireta e transcreva-a. Em seguida, explique como essa citação foi elaborada.
QUESTÃO 4
Identifique no fragmento uma citação direta e transcreva-a. Em seguida, explique como essa citação foi elaborada.
Releia o seguinte trecho para responder às questões 5 e 6.
“Em suma, é o contexto e a situação social mais imediata que direciona o sujeito a que e como vai falar e agir.”
QUESTÃO 5
A locução adverbial em destaque confere ao texto que ideia
(A) afirmação.
(B) conclusão.
(C) intensidade.
(D) dúvida.
QUESTÃO 6
No trecho, a locução adverbial “em suma” pode ser substituída, sem que o sentido do trecho seja alterado, por
(A) quem sabe.
(B) em síntese.
(C) ao contrário.
(D) em cima.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros. (EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase – as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”…) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. SANTOS, M. C. G. Propostas de Trabalho com Gêneros Discursivos no Guia do Professor. Revista Eletrônica Instituto Consciência GO (ICG), v. 1, p. 56-69, 2019 Disponível em: <http://icg.edu.br/?attachment_id=7918> Acesso em 30, ago. 22 |