You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO

LÍNGUA PORTUGUESA – A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO

Ilustração do chapeuzinho vermelho dos desenhos animados Vetor grátis
FREEPIX/FREE

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/11/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

A AULA PROPÕE TRABALHAR A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, PARA CONHECER, COMPARAR, ANALISAR, REFLETIR. A PARTIR DA PALAVRA CHAPEUZINHO VERMELHO IREMOS TRABALHAR AS PALAVRAS COM CH, NH E LH. VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA.


LÍNGUA PORTUGUESA/1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VOCÊ OUVIU “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO”. QUAL HISTÓRIA VOCÊ MAIS GOSTOU, A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO QUE VOCÊ CONHECIA OU A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, QUE VOCÊ CONHECEU AGORA?

SE VOCÊ ESTIVESSE NO LUGAR DE CHAPEUZINHO VERMELHO TAMBÉM TERIA DADO SANDUÍCHE DE SALSICHA PARA ELE DEIXAR DE SER VEGETARIANO?


ATIVIDADE 1

CONVERSE COM PESSOAS DA SUA FAMÍLIA. RECONTE A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, MAS MUDE O FINAL DELA.

Desenho animado pequeno ilustração do conto do capuz vermelho Vetor grátis
FREEPIX

ATIVIDADE 2

COMPLETE AS PALAVRAS COM LH, NH OU CH. 

MI _____ O

AGU ____ A

GALI _____ A

_____ AVEIRO

_____ UVA

_____ INELO

NI ____ O


VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • CONHECERAM “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO”.
  • INTERPRETAR UMA HISTÓRIA, IDENTIFICANDO SUAS PERSONAGENS E AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS.
  • CONHECERAM PALAVRAS NOVAS.
  • VIRAM AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E GRAFIA DAS PALAVRAS, ALÉM DE AMPLIAR O VOCABULÁRIO.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF15LP05) PLANEJAR, COM A AJUDA DO PROFESSOR, O TEXTO QUE SERÁ PRODUZIDO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, OS INTERLOCUTORES (QUEM ESCREVE/PARA QUEM ESCREVE); A FINALIDADE OU O PROPÓSITO (ESCREVER PARA QUÊ); A CIRCULAÇÃO (ONDE O TEXTO VAI CIRCULAR); O SUPORTE (QUAL É O PORTADOR DO TEXTO); A LINGUAGEM, ORGANIZAÇÃO E FORMA DO TEXTO E SEU TEMA, PESQUISANDO EM MEIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS, SEMPRE QUE FOR PRECISO, INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À PRODUÇÃO DO TEXTO, ORGANIZANDO EM TÓPICOS OS DADOS E AS FONTES PESQUISADAS.
(EF12LP01) LER PALAVRAS NOVAS COM PRECISÃO NA DECODIFICAÇÃO, NO CASO DE PALAVRAS DE USO FREQUENTE, LER GLOBALMENTE, POR MEMORIZAÇÃO.
(EF02LP02-C) DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS OBSERVANDO O NÚMERO DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES.
(EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.
(EF12LP19) RECONHECER, EM TEXTOS VERSIFICADOS, RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, PALAVRAS, EXPRESSÕES, COMPARAÇÕES, RELACIONANDO-AS COM SENSAÇÕES E ASSOCIAÇÕES.
(EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS.
(EF02LP29) OBSERVAR, EM POEMAS VISUAIS, O FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, AS ILUSTRAÇÕES E OUTROS EFEITOS VISUAIS.
(EF15LP17) APRECIAR POEMAS VISUAIS E CONCRETOS, OBSERVANDO EFEITOS DE SENTIDO CRIADOS PELO FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DAS LETRAS, PELAS ILUSTRAÇÕES E POR OUTROS EFEITOS VISUAIS.
(EF02LP28) RECONHECER O CONFLITO GERADOR DE UMA NARRATIVA FICCIONAL E SUA RESOLUÇÃO, ALÉM DE PALAVRAS, EXPRESSÕES E FRASES QUE CARACTERIZAM PERSONAGENS E AMBIENTES.
(GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.

REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < FILE:///C:/USERS/NOSSACASA/DOWNLOADS/VOL%20II%20-%20ANOS%20INICIAIS%20LEILA%20MANDOU.PDF >. ACESSO EM: 29 DE MAIO DE 2021.BARUZZI, AGNESE & NATALINI, SANDRO.
A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO. SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK, 2020.