OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/11/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
A AULA PROPÕE TRABALHAR A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, PARA CONHECER, COMPARAR, ANALISAR, REFLETIR. A PARTIR DA PALAVRA CHAPEUZINHO VERMELHO IREMOS TRABALHAR AS PALAVRAS COM CH, NH E LH. VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VOCÊ OUVIU “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO”. QUAL HISTÓRIA VOCÊ MAIS GOSTOU, A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO QUE VOCÊ CONHECIA OU A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, QUE VOCÊ CONHECEU AGORA?
SE VOCÊ ESTIVESSE NO LUGAR DE CHAPEUZINHO VERMELHO TAMBÉM TERIA DADO SANDUÍCHE DE SALSICHA PARA ELE DEIXAR DE SER VEGETARIANO?
ATIVIDADE 1
CONVERSE COM PESSOAS DA SUA FAMÍLIA. RECONTE A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, MAS MUDE O FINAL DELA.
ATIVIDADE 2
COMPLETE AS PALAVRAS COM LH, NH OU CH.
MI _____ O
AGU ____ A
GALI _____ A
_____ AVEIRO
_____ UVA
_____ INELO
NI ____ O
VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- CONHECERAM “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO”.
- INTERPRETAR UMA HISTÓRIA, IDENTIFICANDO SUAS PERSONAGENS E AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS.
- CONHECERAM PALAVRAS NOVAS.
- VIRAM AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E GRAFIA DAS PALAVRAS, ALÉM DE AMPLIAR O VOCABULÁRIO.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF15LP05) PLANEJAR, COM A AJUDA DO PROFESSOR, O TEXTO QUE SERÁ PRODUZIDO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, OS INTERLOCUTORES (QUEM ESCREVE/PARA QUEM ESCREVE); A FINALIDADE OU O PROPÓSITO (ESCREVER PARA QUÊ); A CIRCULAÇÃO (ONDE O TEXTO VAI CIRCULAR); O SUPORTE (QUAL É O PORTADOR DO TEXTO); A LINGUAGEM, ORGANIZAÇÃO E FORMA DO TEXTO E SEU TEMA, PESQUISANDO EM MEIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS, SEMPRE QUE FOR PRECISO, INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À PRODUÇÃO DO TEXTO, ORGANIZANDO EM TÓPICOS OS DADOS E AS FONTES PESQUISADAS. (EF12LP01) LER PALAVRAS NOVAS COM PRECISÃO NA DECODIFICAÇÃO, NO CASO DE PALAVRAS DE USO FREQUENTE, LER GLOBALMENTE, POR MEMORIZAÇÃO. (EF02LP02-C) DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS OBSERVANDO O NÚMERO DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES. (EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS. (EF12LP19) RECONHECER, EM TEXTOS VERSIFICADOS, RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, PALAVRAS, EXPRESSÕES, COMPARAÇÕES, RELACIONANDO-AS COM SENSAÇÕES E ASSOCIAÇÕES. (EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS. (EF02LP29) OBSERVAR, EM POEMAS VISUAIS, O FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, AS ILUSTRAÇÕES E OUTROS EFEITOS VISUAIS. (EF15LP17) APRECIAR POEMAS VISUAIS E CONCRETOS, OBSERVANDO EFEITOS DE SENTIDO CRIADOS PELO FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DAS LETRAS, PELAS ILUSTRAÇÕES E POR OUTROS EFEITOS VISUAIS. (EF02LP28) RECONHECER O CONFLITO GERADOR DE UMA NARRATIVA FICCIONAL E SUA RESOLUÇÃO, ALÉM DE PALAVRAS, EXPRESSÕES E FRASES QUE CARACTERIZAM PERSONAGENS E AMBIENTES. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < FILE:///C:/USERS/NOSSACASA/DOWNLOADS/VOL%20II%20-%20ANOS%20INICIAIS%20LEILA%20MANDOU.PDF >. ACESSO EM: 29 DE MAIO DE 2021.BARUZZI, AGNESE & NATALINI, SANDRO. A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO. SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK, 2020. |