Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A tese do texto
Quando escrevemos um texto, nosso objetivo principal é nos comunicar com alguém: seja para dizer um simples “Oi” ou para desenvolver uma ideia mais complexa. Ao longo do tempo, a partir da necessidade humana, a escrita foi se organizando de maneiras diferentes, com objetivos distintos. Assim, surgiram formas de organização textual, como a narrativa – quando se conta uma história ou relata um acontecimento –, a descritiva – quando se descreve algo, seja de forma concreta ou simbólica – e a argumentativa – quando se defende um ponto de vista, com a intenção de convencer o leitor.
Dentro da organização argumentativa, há muitos gêneros textuais, como a dissertação argumentativa, o artigo de opinião, a resenha crítica, o editorial, entre outros. Apesar das diferenças entre esses gêneros, todos eles têm algo em comum: a tese.
A tese é a opinião principal do autor sobre um determinado assunto. Ela representa o ponto de vista central do texto. Em textos argumentativos, a tese é essencial, porque é a partir dela que todo o restante será construído. Para que um texto cumpra sua função de convencer, a tese precisa estar clara. E, mais que isso: precisa ser defendida com bons argumentos ao longo do texto.
Onde geralmente está a tese?
Na maioria dos textos argumentativos escritos, a tese costuma aparecer logo no primeiro parágrafo, também chamado de introdução. Ela pode vir antes ou depois da apresentação do tema — por isso, é importante diferenciar tema e tese:
Tema: o assunto geral do texto.
Tese: o ponto de vista do autor sobre esse assunto.
Veja um exemplo:
“Apesar dos avanços registrados ao longo das últimas décadas, ainda enfrentamos desafios significativos em relação ao saneamento básico no Brasil. A falta de acesso a serviços básicos como água potável e esgoto tratado persiste em diversas regiões do país, prejudicando a saúde, o meio ambiente e a dignidade das pessoas.”
No trecho acima, o tema é o saneamento básico no Brasil. A tese a respeito do tema diz que “ainda enfrentamos desafios significativos em relação ao saneamento”. Note que a tese aparece antes do tema, o que mostra a importância de ler com atenção para identificar corretamente as ideias.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte texto para responder às questões 1 a 3.
Famílias acolhedoras: ainda desconhecido, serviço pode salvar vidas
Apenas 2.124 crianças e adolescentes participam do programa no país
Famílias acolhedoras são aquelas que recebem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que por algum motivo precisam ser afastados temporariamente da família de origem. O serviço, que existe em diversos países, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deveria ser o destino prioritário dessas meninas e meninos no Brasil. No entanto, ainda é desconhecido e acolhe apenas 6,2% das crianças e adolescentes com medidas protetivas no país.
Celebrado neste 31 de maio, o Dia Mundial do Acolhimento Familiar é, de acordo com a conselheira Renata Gil, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma oportunidade para conscientizar a população sobre o assunto. “[O acolhimento familiar] salva vidas”, diz. “Não é uma adoção, então não implica assumir todos os poderes e deveres familiares, mas traz uma dose de comprometimento com a infância, com a vida dessa criança que pode fazer com que ela se torne um adulto saudável. Essa é a ideia”, explica Renata Gil, uma das responsáveis pela política da infância e juventude no país.
Dados da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) de 2025 mostram que há, no Brasil, 34.427 crianças e adolescentes acolhidos. A maior parte deles, 32.302, o equivalente a 93,8%, está em acolhimento institucional, em albergues ou abrigos, por exemplo. Apenas 2.124, o equivalente a 6,2%, estão em acolhimento familiar.
A meta estabelecida pelo CNJ, por juízes e grupos da infância, é que até 2027, 25% das crianças e adolescentes acolhidos no país estejam em famílias acolhedoras.
Apesar de distante da meta, o serviço cresceu ao longo dos últimos anos. De acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), em 2013, apenas 23 novas famílias se cadastraram no serviço. Em 2024, esse número saltou para 1.098 novas famílias cadastradas. Ao todo, atualmente, são 3.649 famílias com cadastro ativo em 153 programas de acolhimento familiar em todo o país.
QUESTÃO 1
O tema abordado no texto é
(A) famílias acolhedoras.
(B) infância e adolescência.
(C) Estatuto da Criança e Adolescente.
(D) Dia Mundial do Acolhimento Familiar.
QUESTÃO 2
A ideia principal do texto, ou seja, a tese apresentada nele, é
(A) apontar que o acolhimento familiar já é amplamente utilizado no Brasil e substituiu os abrigos tradicionais.
(B) defender que o acolhimento institucional é mais eficaz do que o acolhimento familiar.
(C) destacar que o serviço de acolhimento familiar ainda é pouco conhecido e pouco utilizado no Brasil.
(D) informar que o acolhimento familiar é obrigatório para todas as crianças em situação de risco.
QUESTÃO 3
Releia a primeira sentença do texto:
“Famílias acolhedoras são aquelas que recebem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que por algum motivo precisam ser afastados temporariamente da família de origem.”
O texto é iniciado com uma definição. A opção que corresponde ao termo que caracteriza a definição é
(A) são.
(B) aquelas.
(C) que.
(D) recebem.
Leia o seguinte texto para responder às questões 4 e 5.
O ensino nas escolas públicas brasileiras
O ensino nas escolas públicas do Brasil enfrenta muitos problemas. Para que todos os alunos tenham uma boa educação, é preciso melhorar os prédios, valorizar os professores e garantir que todos tenham as mesmas oportunidades para aprender. Sem essas melhorias, muitos estudantes continuam tendo dificuldades para estudar e sonhar com um futuro melhor.
Em muitas escolas, faltam materiais, espaços adequados para as aulas e acesso à internet. Além disso, os professores muitas vezes trabalham em condições difíceis, com salários baixos e sem apoio para continuar aprendendo.
A escola pública é muito importante porque é nela que a maioria das crianças e jovens brasileiros estudam. Quando o ensino melhora, toda a sociedade ganha, porque a educação ajuda a diminuir as desigualdades e a construir um país mais justo.
Fonte: Texto elaborado pela equipe do NEC – SME/Goiânia
QUESTÃO 4
Qual é o assunto do texto?
QUESTÃO 5
Qual é a tese do texto?
QUESTÃO 6
Elabore teses para os seguintes temas:
A) As mudanças climáticas no Brasil.
B) A precariedade dos hospitais públicos.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Conteúdo(s)/Objeto(s) de conhecimento | Texto dissertativo argumentativo |
Habilidade estruturante: | (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada. |
Descritores: | D7 – Identificar a tese de um texto. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 03, fev. 2025 CEREJA, Willian Roberto; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: desenvolvendo a competência leitora 9º ano. São Paulo: Atual, 2013. |