Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Você já sabe o que é tese é o ponto de vista central de um texto, certo? Expor uma tese exige do autor do texto a apresentação de argumentos que a fundamentam. Ou seja, os argumentos têm o objetivo de comprovar a tese de um texto.
Para identificar os argumentos utilizados pelo autor na construção de um texto argumentativo, é importante reconhecer o ponto de vista que está sendo defendido e relacioná-lo com os argumentos usados para sustentá-lo.
Para realizar essa tarefa de forma eficaz, é necessário seguir alguns passos que ajudarão o leitor a identificar e relacionar os argumentos com o ponto de vista defendido pelo autor. Aqui estão algumas orientações para essa análise:
Leia o texto e identifique sua tese: comece lendo o texto cuidadosamente para compreender a ideia central e o ponto de vista do autor. Isso proporcionará uma base sólida para a identificação dos argumentos.
Encontre os argumentos e seus exemplos: procure por argumentos que sustentem a tese do autor. Esses argumentos são frequentemente apresentados como declarações de apoio à ideia central e podem ser encontrados ao longo do texto com exemplos.
Relacione os argumentos à tese e os avalie: organize os argumentos em categorias ou tipos, como argumentos de autoridade (baseados na expertise de alguém), argumentos de causa e efeito, argumentos de comparação, entre outros. Isso ajudará a entender melhor como o autor está construindo sua argumentação. Em seguida, avalie se os argumentos estão, de fato, a serviço do texto e de sua ideia central. Verifique também se não há contradições ou falhas na argumentação.
Forme sua própria opinião: depois de identificar os argumentos e entender o ponto de vista do autor, avalie criticamente a argumentação e forme sua própria opinião. Isso permite que você se envolva de forma mais eficaz com o texto.
Ao seguir esses passos, é possível aprimorar sua capacidade de identificar, analisar e avaliar os argumentos em textos argumentativos, o que contribui para uma leitura mais crítica do texto.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o texto a seguir:
O combate ao preconceito é um imperativo moral e social que deve ser abraçado por todos. O preconceito, seja ele racial, étnico, de gênero, orientação sexual, ou qualquer outra forma, perpetua desigualdades e prejudica a harmonia da sociedade. Não podemos permitir que estereótipos e julgamentos infundados determinem a forma como tratamos nossos semelhantes.
É responsabilidade de cada indivíduo questionar suas próprias crenças e preconceitos, bem como educar-se sobre as experiências e perspectivas dos outros. Somente através de uma mentalidade de aceitação e igualdade, podemos criar um mundo mais justo e inclusivo para todos. O combate ao preconceito não é apenas uma questão de justiça, mas também de construir um futuro melhor para as gerações vindouras, onde a diversidade seja celebrada e respeitada em sua totalidade.
Que argumento o texto apresenta para reforçar a ideia de que o combate ao preconceito deve ser abraçado por todos?
(A) O preconceito perpetua desigualdades e prejudica a harmonia da sociedade.
(B) O combate ao preconceito não é apenas uma questão de justiça.
(C) A diversidade deve ser celebrada e respeitada em sua totalidade.
(D) Esse combate é um imperativo moral e social.
QUESTÃO 2
Leia o texto.
Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, educar os filhos sobre o uso responsável da tecnologia é essencial para seu desenvolvimento saudável e bem-estar. Hoje, mais do que nunca, as crianças têm acesso fácil e constante a dispositivos tecnológicos, como smartphones, tablets e computadores. Embora a tecnologia possa ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado e a comunicação, também apresenta desafios significativos quando não é usada com responsabilidade. Portanto, é crucial que os pais assumam a responsabilidade de educar seus filhos sobre o uso adequado da tecnologia desde cedo.
Qual é o contra-argumento apresentado no texto em relação a preciosidade da tecnologia para o aprendizado e a comunicação?
(A) Educar os filhos sobre o uso responsável da tecnologia é essencial para o bem-estar.
(B) As crianças têm acesso fácil e constante a dispositivos tecnológicos, como tablets e computadores.
(C) Ela apresenta desafios significativos quando não é usada com responsabilidade.
(D) É crucial que os pais assumam a responsabilidade de educar seus filhos.
QUESTÃO 3
Leia o texto abaixo.
Com a ascensão constante das inovações tecnológicas, surge a necessidade de explorar de maneira crítica e responsável como a tecnologia pode ser aplicada no ambiente escolar. A tecnologia na escola oferece inúmeras oportunidades para melhorar a qualidade da educação. Plataformas de ensino online, recursos multimídia e aplicativos educacionais têm o potencial de tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e personalizado.
No entanto, a implementação da tecnologia na escola não está isenta de desafios. É essencial abordar preocupações sobre privacidade dos alunos, segurança cibernética e equidade no acesso à tecnologia. Além disso, é importante evitar a substituição completa dos métodos de ensino tradicionais pela tecnologia, pois a interação humana continua sendo fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos.
De acordo com o texto, quais suportes tecnológicos podem tornar o aprendizado mais interativo e envolvente?
QUESTÃO 4
Leia o texto.
A acessibilidade no Brasil é um direito fundamental que deve ser promovido e garantido a todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. A acessibilidade é um conceito que vai muito além da simples adaptação de espaços físicos para pessoas com deficiência. Trata-se de uma questão de equidade e inclusão, que visa assegurar que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos disponíveis em nossa sociedade.
Um dos principais argumentos para a promoção da acessibilidade no Brasil é o cumprimento da legislação vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que estabelece diretrizes e normas para garantir a igualdade de direitos e oportunidades às pessoas com deficiência. O cumprimento dessa legislação não apenas é uma obrigação legal, mas também uma demonstração do compromisso do país com os princípios da igualdade e da dignidade humana.
No texto, há uma citação de um argumento de autoridade. Cite que argumento é esse.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário etc.), manifestando concordância ou discordância. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |