Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Ao ler um texto, você costuma observar que certos acontecimentos provocam determinadas consequências?
Em geral, nos textos, os fatos se sucedem numa ordem de causa e consequência, ou de motivação e efeito. Para observar essa relação, é preciso identificar os elementos que, no texto, estão na interdependência de causa e consequência.
Causa/consequência são todas as relações entre os elementos linguísticos que se organizam de tal forma que um é resultado do outro.
Veja o exemplo:
A rua estava molhada porque choveu.
Em “A rua estava molhada porque choveu”, conseguimos identificar rapidamente o motivo e o efeito, isto é, a causa e a consequência. Devido a chuva, como consequência ou efeito temos a rua que ficou molhada. Observe que, nessa construção, a consequência aparece antes da causa. Isso nos ajuda a perceber que essa relação de causa e consequência pode aparecer no texto de variadas formas. Se invertermos a ordem dos sintagmas, a frase ficaria “Porque choveu, a rua estava molhada”.
A utilização dessa relação de causa e consequência fortalece a argumentação nos textos dissertativos. Que tal empregar essa estruturação do texto em seu próximo texto dissertativo-argumentativo?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia a seguinte frase: “O aumento do desmatamento resultou na diminuição da biodiversidade na região.” Nessa frase, qual relação lógico-discursiva está presente?
(A) Condição
(B) Adição
(C) Causa e consequência
(D) Oposição
QUESTÃO 2
Em “O atleta treinou intensamente e, por isso, melhorou seu desempenho”, o termo que introduz a relação de causa e consequência é:
(A) intensamente
(B) e
(C) por isso
(D) melhorou
QUESTÃO 3
Uma das frases mais conhecidas do célebre escritor brasileiro Machado de Assis está em sua obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881):
“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria”.
A escrita de Machado de Assis, em “Memórias póstumas de Brás Cubas” apresenta uma ironia pessimista em relação à sociedade. Da citação machadiana acima, explique como a constatação pessimista pode ser retratada na relação de motivação e efeito.
QUESTÃO 4
Escreva um texto dissertativo-argumentativo abordando a importância da educação ambiental nas escolas. Para isso, considere os seguintes aspectos:
- Como a educação ambiental pode contribuir para a conscientização dos estudantes sobre os desafios ambientais enfrentados pelo planeta.
- O papel da educação ambiental na formação de cidadãos responsáveis e conscientes de sua responsabilidade para com o meio ambiente.
- A interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos como elementos-chave para o sucesso da educação ambiental nas escolas.
Lembre-se de estruturar seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento, utilize argumentos pautados na relação causa e consequência.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |