Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
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Ao ler um texto, você costuma observar que certos acontecimentos provocam determinadas consequências?
Em geral, nos textos, os fatos se sucedem numa ordem de causa e consequência, ou de motivação e efeito. Para observar essa relação, é preciso identificar os elementos que, no texto, estão na interdependência de causa e consequência.
Causa/consequência são todas as relações entre os elementos linguísticos que se organizam de tal forma que um é resultado do outro.
Veja o exemplo:
A rua estava molhada porque choveu.
Em “A rua estava molhada porque choveu”, conseguimos identificar rapidamente o motivo e o efeito, isto é, a causa e a consequência. Devido a chuva, como consequência ou efeito temos a rua que ficou molhada. Observe que, nessa construção, a consequência aparece antes da causa. Isso nos ajuda a perceber que essa relação de causa e consequência pode aparecer no texto de variadas formas. Se invertermos a ordem dos sintagmas, a frase ficaria “Porque choveu, a rua estava molhada”.
A utilização dessa relação de causa e consequência fortalece a argumentação nos textos dissertativos. Que tal empregar essa estruturação do texto em seu próximo texto dissertativo-argumentativo?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia a seguinte frase: “O aumento do desmatamento resultou na diminuição da biodiversidade na região.” Nessa frase, qual relação lógico-discursiva está presente?
(A) Condição
(B) Adição
(C) Causa e consequência
(D) Oposição
QUESTÃO 2
Em “O atleta treinou intensamente e, por isso, melhorou seu desempenho”, o termo que introduz a relação de causa e consequência é:
(A) intensamente
(B) e
(C) por isso
(D) melhorou
QUESTÃO 3
Uma das frases mais conhecidas do célebre escritor brasileiro Machado de Assis está em sua obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881):
“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria”.
A escrita de Machado de Assis, em “Memórias póstumas de Brás Cubas” apresenta uma ironia pessimista em relação à sociedade. Da citação machadiana acima, explique como a constatação pessimista pode ser retratada na relação de motivação e efeito.
QUESTÃO 4
Escreva um texto dissertativo-argumentativo abordando a importância da educação ambiental nas escolas. Para isso, considere os seguintes aspectos:
- Como a educação ambiental pode contribuir para a conscientização dos estudantes sobre os desafios ambientais enfrentados pelo planeta.
- O papel da educação ambiental na formação de cidadãos responsáveis e conscientes de sua responsabilidade para com o meio ambiente.
- A interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos como elementos-chave para o sucesso da educação ambiental nas escolas.
Lembre-se de estruturar seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão. No desenvolvimento, utilize argumentos pautados na relação causa e consequência.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF08LP15) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |