You are currently viewing Língua Portuguesa – A progressão temática do texto

Língua Portuguesa – A progressão temática do texto

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

A progressão temática no texto se dá pela inserção de novas informações que fazem com que o tema seja desenvolvido nele, como os articuladores sequenciais, que são mecanismos de coesão (como as conjunções) utilizados para garantir a  articulação entre as partes do texto  e para estabelecer  relações entre as informações. Há articuladores responsáveis pela sequenciação textual e referencial do texto, fatores que, se não forem bem empregados, comprometem a coesão e coerência textuais.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – A PROGRESSÃO TEMÁTICA DO TEXTO – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UzExgk8PfZ4&t=309s> Acesso em: 26, dez. 2022

Responda às questões a seguir.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-593358/> Acesso em: 27, nov. 22

QUESTÃO 1

Ao produzir um texto, o autor constrói uma linha de raciocínio que deverá ter suas ideias organizadas, distribuídas nos parágrafos. Essas ideias são amarradas por termos que promovem a articulação dos parágrafos. Esses elementos promovem a coerência e coesão do texto. A coesão diz respeito à ligação entre palavras e frases que interligam as partes de um texto. A coerência diz respeito à ligação lógica das ideias, a amarração entre elas para a progressão e sentido do texto. Há uma série de recursos da língua que colaboram com a coerência e coesão do texto. Nos casos a seguir, insira palavras ou expressões que se adequem à progressão do texto, guiadas pelas orientações contidas nos parágrafos.

a) Luana e Douglas tiraram as melhores notas na prova de Matemática, _____________ acompanharam as explicações, fizeram as atividades e estudaram com afinco. (explicação)

b) No Natal, as pessoas se reúnem para confraternizar e celebrar o nascimento do menino Jesus. Na minha família, já temos o costume de dividir as ações para a ceia natalina. Primeiramente, decoramos a casa. ______________, esquematizamos o que cada parente irá trazer para a ceia. Certa vez, tia Maria disse que traria um frango recheado, _______ ela nos deu o bolo: não levou frango nenhum, _______ foi para a ceia. (ordem – oposição – negação)

QUESTÃO 2

Leia o seguinte texto:

As estudantes Carolina e Marieta estão realizando um estudo com o título “A eficácia da vacina contra a Covid-19”.  Elas já estão na fase de testes deste estudo e pretendem divulgá-lo assim que concluí-lo.

A que ou a quem os pronomes destacados estão se referindo?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-6o-ano/

Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.