Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A progressão temática no texto se dá pela inserção de novas informações que fazem com que o tema seja desenvolvido nele, como os articuladores sequenciais, que são mecanismos de coesão (como as conjunções) utilizados para garantir a articulação entre as partes do texto e para estabelecer relações entre as informações. Há articuladores responsáveis pela sequenciação textual e referencial do texto, fatores que, se não forem bem empregados, comprometem a coesão e coerência textuais. Observe o seguinte exemplo:
A violência é um problema mundial. As pessoas estão assustadas com o aumento da violência no mundo. A cada dia se vê mais e mais violência nas ruas, nas escolas, nas casas, em todo lugar. A violência assusta e mata mais e mais pessoas a cada dia. E ninguém sabe o que fazer.
No exemplo acima, é possível notar que há uma repetição da palavra “violência” que pode ser substituída sem alterar a progressão temática do texto. Observe uma possibilidade de reestruturação do parágrafo:
A violência é um problema mundial que tem crescido e assustado as pessoas. A cada dia se vê mais e mais casos de agressão nas ruas, nas escolas, nas casas, em todo lugar, elevando os índices, inclusive, de morte. E ninguém sabe o que fazer.
Para fazer um texto progredir, isto é, desenvolver-se textualmente, é possível utilizar alguns instrumentos, como conectivos e pronomes que colaboram para a coesão e a coerência textual. Os conectivos acrescentam ideias, estabelecendo relações que podem ser de:
Adição: além disso; inclusive; até.
Oposição: porém; entretanto; mas.
Afirmação: nesse sentido; na verdade; realmente.
Explicação: isto é; como se nota; como vimos.
Conclusão: em suma; por conseguinte; assim.
Continuação: em seguida; depois; no geral.
Tempo: desde então; enquanto.
Os pronomes são empregados para substituir o substantivo ou se referir a eles mesmos. A utilização dos pronomes no texto pode contribuir com a coesão do texto, evitar a repetição de palavras, retomar uma ideia, uma informação ou um termo e fazer o eixo temático do texto progredir. Veja algumas possibilidades a partir de um exemplo:
A violência é um problema mundial. As pessoas estão assustadas com o aumento da violência no mundo.
- A violência é um problema mundial. As pessoas estão assustadas com o aumento da dela no mundo.
- A violência é um problema mundial. Seu aumento tem assustado as pessoas no mundo.
- A violência é um problema mundial. Ela tem assustado as pessoas com o seu aumento no mundo.
Ao produzir um texto, o autor constrói uma linha de raciocínio que deverá ter suas ideias organizadas, distribuídas nos parágrafos. Essas ideias são amarradas por termos que promovem a articulação dos parágrafos. Esses elementos promovem a coerência e coesão do texto.
A coesão diz respeito à ligação entre palavras e frases que interligam as partes de um texto.
A coerência diz respeito à ligação lógica das ideias, a amarração entre elas para a progressão e sentido do texto.
Há uma série de recursos da língua que colaboram com a coerência e coesão do texto e fazem o texto tornar-se um todo coeso e coerente. Que tal utilizá-los na produção dos seus textos?.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Ao produzir um texto, o autor constrói uma linha de raciocínio que deverá ter suas ideias organizadas, distribuídas nos parágrafos. Essas ideias são amarradas por termos que promovem a articulação dos parágrafos. Esses elementos promovem a coerência e coesão do texto. A coesão diz respeito à ligação entre palavras e frases que interligam as partes de um texto. A coerência diz respeito à ligação lógica das ideias, a amarração entre elas para a progressão e sentido do texto. Há uma série de recursos da língua que colaboram com a coerência e coesão do texto. Nos casos a seguir, insira palavras ou expressões que se adequem à progressão do texto, guiadas pelas orientações contidas nos parágrafos.
A) Luana e Douglas tiraram as melhores notas na prova de Matemática, _____________ acompanharam as explicações, fizeram as atividades e estudaram com afinco. (explicação)
B) No Natal, as pessoas se reúnem para confraternizar e celebrar o nascimento do menino Jesus. Na minha família, já temos o costume de dividir as ações para a ceia natalina. Primeiramente, decoramos a casa. ______________, esquematizamos o que cada parente irá trazer para a ceia. Certa vez, tia Maria disse que traria um frango recheado, _______ ela nos deu o bolo: não levou frango nenhum, _______ foi para a ceia. (ordem – oposição – negação)
QUESTÃO 2
Leia o seguinte texto:
As estudantes Carolina e Marieta estão realizando um estudo com o título “A eficácia da vacina contra a Covid-19”. Elas já estão na fase de testes deste estudo e pretendem divulgá-lo assim que concluí-lo.
A que ou a quem os pronomes destacados estão se referindo?
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa em que há um pronome retomando uma informação.
(A) Ester e João visitaram o museu. Eles acharam a exposição muito interessante, embora demorada.
(B) Pedro fez uma excelente apresentação musical. Isso garantiu sua classificação na próxima etapa do concurso.
(C) O cachorro correu pelo parque para pegar a bola. Ele parecia muito feliz com a brincadeira.
(D) Ana foi ao mercado. Ela comprou frutas frescas.
QUESTÃO 4
A progressão temática em um texto refere-se à maneira como as ideias são organizadas e desenvolvidas. A forma mais comum de garantir uma boa progressão temática é
(A) repetir a mesma palavra ao longo do texto.
(B) usar pronomes e referências para retomar ideias já mencionadas.
(C) adicionar informações irrelevantes para criar variedade.
(D) introduzir novos tópicos sem conexão com o que foi dito anteriormente.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP07) Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade. (EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. |