Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo informar o leitor sobre fatos ou eventos recentes de interesse público, atualizando a sociedade sobre acontecimentos relevantes, permitindo que os cidadãos se mantenham informados e possam formar suas opiniões sobre o mundo ao seu redor. Esses fatos podem envolver acontecimentos locais, nacionais ou internacionais e abranger diferentes áreas, como política, economia, cultura, esporte, ciência, entre outros.
Esse gênero jornalístico também contribui para a construção de uma opinião pública e, em muitos casos, serve como um mecanismo de fiscalização social, uma vez que pode expor irregularidades, injustiças e promover o debate sobre temas importantes.
Estrutura
A estrutura de uma notícia é composta por algumas partes essenciais:
- Título: geralmente curto e direto, o título tem a função de chamar a atenção do leitor e resumir o tema principal da notícia.
- Lide (ou lead): parágrafo inicial que responde às perguntas básicas sobre o fato: o que, quem, quando, onde, como e por quê. O lide deve oferecer ao leitor uma visão geral do acontecimento.
- Corpo do texto: detalhamento da notícia, trazendo informações adicionais, dados, depoimentos e análises que ajudam a entender melhor o fato. O corpo do texto é organizado de forma que as informações mais importantes venham primeiro, seguindo uma ordem decrescente de relevância.
- Conclusão ou fecho: pode incluir uma projeção dos desdobramentos futuros, uma reflexão final ou uma reiteração dos fatos principais.
Meios e formas de circulação
As notícias podem circular em diversos meios de comunicação:
- Impressos: jornais e revistas que circulam em versões físicas, vendidas em bancas, entregues por assinatura ou distribuídas gratuitamente.
- Digitais: sites, blogs e portais de notícias que permitem acesso rápido e fácil pela internet.
- Televisão e rádio: programas de notícias veiculados em canais de televisão e estações de rádio, que atingem grande público.
- Redes sociais: plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, onde as notícias são compartilhadas rapidamente e alcançam um vasto público em pouco tempo.
Cada um desses meios possui características próprias, mas todos, de alguma maneira, informam o público.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir:
QUESTÃO 1
A principal função social do gênero textual notícia é
(A) entreter o leitor com histórias fictícias emocionantes.
(B) informar o leitor sobre fatos recentes de interesse público.
(C) convencer o leitor a comprar vários produtos na internet.
(D) descrever personagens de um livro e suas respectivas ações.
QUESTÃO 2
A parte da notícia que condensa respostas às perguntas essenciais como “o quê”, “quem”, “quando”, “onde”, “como” e “por quê” é
(A) o título.
(B) o corpo do texto.
(C) o lide.
(D) a conclusão.
QUESTÃO 3
Dos seguintes meios de comunicação, a notícia não é normalmente veiculada
(A) pelas redes sociais.
(B) pela televisão.
(C) pelos livros literários.
(D) pelos jornais impressos.
QUESTÃO 4
Uma característica típica do corpo do texto de uma notícia é
(A) o uso de linguagem poética e subjetiva.
(B) a organização das informações em ordem decrescente de relevância.
(C) o foco principal em descrições de personagens, enredo e espaço.
(D) a apresentação de opinião pessoal do autor.
QUESTÃO 5
Produza uma notícia sobre um evento escolar recente, como uma feira de ciências, um campeonato esportivo ou uma apresentação cultural. Certifique-se de responder às perguntas básicas (o quê, quem, quando, onde, como, e por quê) e de utilizar uma estrutura adequada para o gênero.
QUESTÃO 6
Elabore uma notícia sobre um acontecimento atual em sua cidade ou comunidade, como uma nova obra pública, uma ação social realizada por uma organização local ou uma mudança na administração pública. Utilize fontes confiáveis para obter informações e redija o texto de acordo com a estrutura de uma notícia.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), a variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, a construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024. |