You are currently viewing Língua Portuguesa – A notícia

Língua Portuguesa – A notícia

  1. Título: geralmente curto e direto, o título tem a função de chamar a atenção do leitor e resumir o tema principal da notícia.
  2. Lide (ou lead): parágrafo inicial que responde às perguntas básicas sobre o fato: o que, quem, quando, onde, como e por quê. O lide deve oferecer ao leitor uma visão geral do acontecimento.
  3. Corpo do texto: detalhamento da notícia, trazendo informações adicionais, dados, depoimentos e análises que ajudam a entender melhor o fato. O corpo do texto é organizado de forma que as informações mais importantes venham primeiro, seguindo uma ordem decrescente de relevância.
  4. Conclusão ou fecho: pode incluir uma projeção dos desdobramentos futuros, uma reflexão final ou uma reiteração dos fatos principais.
  • Impressos: jornais e revistas que circulam em versões físicas, vendidas em bancas, entregues por assinatura ou distribuídas gratuitamente.
  • Digitais: sites, blogs e portais de notícias que permitem acesso rápido e fácil pela internet.
  • Televisão e rádio: programas de notícias veiculados em canais de televisão e estações de rádio, que atingem grande público.
  • Redes sociais: plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, onde as notícias são compartilhadas rapidamente e alcançam um vasto público em pouco tempo.

Canal Portal Conexão Escola – Produção de Texto – Gênero Textual Notícia – 7º Ano – Disponível em: <Produção de Texto – Gênero Textual Notícia – 7º Ano – YouTube> Acesso em: 24, set. 2024

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade
estruturante:
(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), a variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, a construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2024.