You are currently viewing Língua Portuguesa – A norma-padrão e as variedades linguísticas

Língua Portuguesa – A norma-padrão e as variedades linguísticas

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

No Brasil, falamos a mesma língua; mesmo que ela apresente pequenas diferenças, a base é a mesma. As diferenças surgiram devido às influências dos imigrantes e povos originários de cada região onde os falantes/usuários vivem. A língua se mantém pelo fato de existir uma forma padrão, com normas e regras que valem para todo o território brasileiro. 

As variedades linguísticas estão ligadas a situações de comunicação em que se inserem, ou seja, o lugar, o tempo, as pessoas envolvidas, razões e intencionalidades para a comunicação. As variações linguísticas são fenômenos naturais, o que pode ocorrer em qualquer língua, a qual tem a capacidade de evoluir, uma vez que é um mecanismo vivo imprescindível no processo da comunicação humana.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 4ºBim -Videoaula 2 – Norma-Padrão e Variedades Linguístic – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kaKHaSUVy80> Acesso em: 22, nov. 2022

Responda às questões a seguir.

Disponível em:https://pixabay.com/images/id-3087585/. Acesso em: 01, dez. 22

Observe as imagens a seguir:

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Viola_caipira.jpg 
Acesso em: 29, nov. 2022

QUESTÃO 1

As imagens que você viu, comumente, remetem ao universo rural: um ponteiro de boiada, galinhas e uma viola caipira. Considerando as imagens e o contexto, crie uma narrativa fazendo uso da variedade linguística caipira em que essas imagens apareçam. Dê um título para sua história.

QUESTÃO 2

Na questão anterior, você criou uma história empregando uma variedade informal da língua. Reescreva seu texto adequando-o para a norma-padrão.

QUESTÃO 3

Descreva as diferenças entre a norma-padrão e não padrão que você identificou ao reescrever seu texto na questão 2.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-9o-ano/


Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico. 
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.