You are currently viewing Língua Portuguesa – A norma-padrão e as variedades linguísticas

Língua Portuguesa – A norma-padrão e as variedades linguísticas

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em:https://pixabay.com/images/id-3087585/. Acesso em: 01, dez. 22

Você já parou para pensar como o Brasil é um país de enormes proporções territoriais e que, mesmo assim, não importa onde você esteja, consegue entender o que as pessoas falam? Isso acontece porque, no Brasil, falamos a mesma língua; mesmo que ela apresente pequenas diferenças, a base é a mesma. As diferenças surgiram devido às influências dos imigrantes e povos originários de cada região onde os falantes/usuários vivem. A língua se mantém pelo fato de existir uma forma padrão, com normas e regras que valem para todo o território brasileiro. 

Embora a língua se manifeste de diversas formas, há uma norma-padrão que é considerada no país. A norma-padrão da língua é um conjunto de regras gramaticais e ortográficas que define o uso mais adequado da língua portuguesa em contextos formais, como documentos oficiais, textos acadêmicos e situações profissionais. Ela é ensinada nas escolas e usada em contextos em que a clareza e a formalidade são essenciais. No entanto, isso não significa que seja a única forma “correta” de falar ou escrever. É importante entender que a norma-padrão é apenas uma das muitas maneiras de usar a língua.

Quando alguém julga ou desvaloriza outra pessoa com base na forma como ela fala, dizemos que ocorre preconceito linguístico. Isso pode acontecer, por exemplo, quando se critica alguém por usar uma variação regional ou uma forma não convencional de linguagem. É importante combater o preconceito linguístico reconhecendo que todas as formas de linguagem têm valor e são apropriadas para diferentes contextos.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 4ºBim -Videoaula 2 – Norma-Padrão e Variedades Linguístic – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kaKHaSUVy80> Acesso em: 22, nov. 2022

Responda às questões a seguir.

Observe as imagens a seguir para responder às questões 1 a 3.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Viola_caipira.jpg 
Acesso em: 29, nov. 2022

QUESTÃO 1

As imagens que você viu, comumente, remetem ao universo rural: um ponteiro de boiada, galinhas e uma viola caipira. Considerando as imagens e o contexto, crie uma narrativa fazendo uso da variedade linguística caipira em que essas imagens apareçam. Dê um título para sua história.

QUESTÃO 2

Na questão anterior, você criou uma história empregando uma variedade informal da língua. Reescreva seu texto adequando-o para a norma-padrão.

QUESTÃO 3

Descreva as diferenças entre a norma-padrão e não padrão que você identificou ao reescrever seu texto na questão 2.

QUESTÃO 4

O que caracteriza a norma-padrão da língua portuguesa é

(A) a forma de língua usada exclusivamente em conversas informais.

(B) a forma de língua usada apenas em literatura.

(C) uma forma de linguagem que não é ensinada nas escolas.

(D) um conjunto de regras que define o uso formal da língua em contextos oficiais.

QUESTÃO 5

O preconceito linguístico é

(A) a valorização de uma forma de falar em relação às outras.

(B) a crítica e o julgamento de alguém com base na forma como ela usa a língua.

(C) a mudança na língua ao longo das gerações.

(D) o estudo das diferenças linguísticas entre as grandes regiões do país.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico. 
(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.