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Língua Portuguesa – A literatura marginal na biblioteca

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental, foi veiculada na TV no dia 28/10/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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Neste estudo, reflita um pouco sobre a biblioteca e a literatura marginalizada, aquela que por muito tempo esteve à margem da sociedade. Bons estudos!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hnZxZq0RlMQ

O que é uma biblioteca?

Trata-se de um lugar físico que comporta livros para serem consultados pelos leitores. Desse modo, um de seus objetivos é organizar a informação de maneira fácil e rápida. Contudo, a biblioteca, além de ser um ambiente que nos apresenta uma coleção de acervos/documentos, é um ambiente de informação, que demonstra a possibilidade de produção, acesso e uso da informação em qualquer tempo, espaço e suporte.

Há bibliotecas que só autorizam a leitura de seus materiais disponíveis dentro de suas instalações. Há outras em que as pessoas podem levar livros para casa e devolverem depois de um tempo pré-definido. 

Com o advento da tecnologia, a biblioteca está se expandido. Além de bibliotecas 100% virtuais, existem bibliotecas com acervo digital, de áudio, e com acessibilidade para pessoas cegas com acervo em braille.

Você sabia que temos várias bibliotecas em Goiânia? Conhece alguma? Veja, a seguir, uma lista de bibliotecas em nossa cidade. 

Bibliotecas

Biblioteca Municipal Cora Coralina
Endereço: Avenida 24 de Outubro, nº 120, Setor Campinas
Telefone: 3524-1975

Biblioteca da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) 
Endereço: Rua 75, nº 137, Setor Central
Tel: 3524-1412

Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Endereço: Campus Samambaia
Telefone: 3521-1151

Biblioteca Setorial da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Endereço: Praça Universitária, Setor Universitário (no prédio da Faculdade de Direito da UFG)
Telefone: 3209-6015

Biblioteca da PUC Goiás
Endereço: Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste Universitário
Telefone: 3946-1169     

Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas
Endereço: Praça Cívica, Centro
Telefone: 3201-4653

Biblioteca Braille José Alvarez de Azevedo
Endereço: Praça Cívica, s/nº (prédio da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira)
Telefone: 3201-4649

Biblioteca Centro Atividade Sesc Faiçalville
Endereço: Avenida Ipanema, qd. 234/235, Setor Faiçalville
Telefone: 3522-6300

Biblioteca João Popini Mascarenhas
A Biblioteca João Popini Mascarenhas funciona dentro da Faculdade de Tecnologia Senai Ítalo Bolofna
Endereço: Rua Amogaste J. Silveira, nº 612, Setor Centro Oeste
Telefone: 3226-4526

Biblioteca Prof. Ribas Botelho de Campus (Esefego/UEG)
Endereço: Avenida Anhanguera, nº 1420, Setor Leste Vila Nova
Telefone: 3522-3503

Biblioteca Sesc Campinas
Endereço: Avenida Rio Grande do Sul, nº 123, Campinas
Telefone: 3522-6450

Biblioteca Sesc Centro
Endereço: Rua 15 esquina com Rua 19, nº 260, Centro
Telefone: 3933-1731 / 3933-1735

Biblioteca Sesc Universitário
Endereço: Avenida Universitária, n° 1749, Setor Universitário
Telefone: 3522-6100

Faculdade Padrão
Endereço: Avenida Anhanguera, esquina com Rua do Algodão, Setor Rodoviário
Telefone: 3576-2262

Biblioteca Faculdades Alfa
Endereço: Avenida Perimetral Norte, nº 4129, Setor Vila João Vaz
Telefone: 3272-5023

Irmãos Orientedo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás
Endereço: Avenida 82 c/ Avenida 85, nº 455, Setor Sul
Telefone: 3224-4622

Nas escolas da Rede Municipal de Educação de Goiânia temos as salas de leitura, que são ambientes organizados para os estudantes lerem e interagirem sobre esse universo. 

A biblioteca pode ser transformada em um ambiente mágico se você, leitora/leitor, der asas à imaginação por meio da leitura do texto literário. Já imaginou ler histórias que te apresentam outras realidades que você jamais imaginou, como um mundo encantado, cheio de aventuras e mistérios? Ou refletir sobre realidades tão próximas a você, te levando a pensar e questionar situações dentro da nossa sociedade, como o preconceito, culturas diferentes e tecnologia, por exemplo? A literatura pode ampliar nossos olhares, sejam eles a respeito dos contextos sociais e históricos de nossa sociedade ou, inclusive, sobre nós mesmos. Como é bacana poder conhecermos a nós mesmos a partir de uma história, não é verdade?

Conheça, a seguir, um pouco sobre uma escritora brasileira e sua escrita.

“Quarto de despejo – diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus”

Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil. Hoje é considerada uma das mais relevantes para a literatura nacional. A vida de Carolina foi muito difícil: ela era catadora de papel, moradora de uma das primeiras favelas em São Paulo, próximo ao rio Tietê, a favela de Canindé. Sua infância também não foi fácil. Nascida em Minas Gerais, filha de pais analfabetos, frequentou a escola por pouquíssimo tempo, mas aprendeu a ler e a escrever e, mais que isso, agarrou para si o gosto pela leitura e escrita. Depois do falecimento de sua mãe, Carolina mudou-se para São Paulo. A escritora tinha o hábito de registrar em diários seu cotidiano na favela: a falta de segurança, falta de políticas públicas e a fome, tema muito recorrente em seus relatos.

O jornalista Audálio Dantas conheceu Carolina Maria de Jesus e seus escritos. Ele foi um impulsionador da publicação do livro dessa grande mulher. “Quarto de despejo – Diário de uma favelada” foi publicado em 1960 e tornou-se um best-seller, sendo traduzido para mais de 15 idiomas, vendido em 40 países. Além dessa obra, a autora publicou outros livros como “Diário de Bitita” e “Pedaços da fome”. Leia, a seguir, um trecho dessa história tão forte.

Leia, a seguir, um trecho de “Quarto de despejo – diário de uma favelada”:

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada (Edição popular). São Paulo: Ática, 2014, 37.

Atividade

  1. No início do fragmento de texto acima, a narradora diz que amanheceu triste. Qual é o motivo de sua tristeza?
  2. No final do primeiro parágrafo do texto, a narradora relata que deu uma bronca em seu filho por ter comprado um copo de água mineral. Ela alega que é uma “fineza” para favelado. Compreendendo o contexto em que Carolina estava inserida, por que comprar um copo de água seria um gesto fino, luxuoso?
  3. No final do fragmento, Carolina faz uma denúncia social ao citar o órgão de Serviço Social de sua época, que, conforme o texto, não prestava assistência às pessoas pobres de sua época. Dialogue com familiares e amigos, além de realizar pesquisas na internet sobre políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em seguida, reflita: mais de 50 anos após a publicação da obra “Quarto de Despejo”, será que esse problema mudou? Elabore um texto apresentando e discutindo seu ponto de vista a respeito desse questionamento.
  4. Ao ler o fragmento de texto de Carolina Maria de Jesus, você deve ter percebido que há alguns desvios da norma culta da língua portuguesa, como “cosinhei” e “os meninos come”. Como podemos justificar esses desvios na escrita do referido livro?
  5. Assim como Carolina Maria de Jesus, que esteve à margem da sociedade, outras pessoas despontaram na literatura e nas demais manifestações artísticas no Brasil e no mundo. Pesquise sobre o que é a literatura marginal e cite exemplos de representantes desse movimento.
  6. Nesta atividade, você conheceu um pouco sobre o universo da literatura marginal e sobre a biblioteca. Visite a biblioteca de sua escola e, com a ajuda da pessoa responsável por esse ambiente, procure um livr/o para realizar a leitura. Lembre-se de se informar se o livro pode ser emprestado para levar para sua casa. Procure por livros de autores que estão sendo descobertos recentemente pelos brasileiros. Se puder, faça a leitura dele com seus familiares e conversem sobre suas impressões a respeito da leitura.

Habilidade estruturante:(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do  imaginário  e  apresentam  uma  dimensão  lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF69LP44-A) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários.
(EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Referências:JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
 https://diaonline.ig.com.br/aproveite/cidades/goiania/bibliotecas-em-goiania-uma-lista-de-locais-para-estudar-gratuitamente-2/?utm_source=Aproveite+a+cidade&utm_campaign=diaonline-author 
 https://www.goiasturismo.go.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/2-institucional/1658-sobre-o-centro-cultural-oscar-niemeyer
  https://conceitos.com/biblioteca/ 
https://biblioo.info/afinal-o-que-e-uma-biblioteca/ 
https://www.goiania.go.gov.br/sobre-goiania/bibliotecas/
 https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2019/03/quem-foi-carolina-maria-de-jesus-que-completaria-105-anos-em-marco.html 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).