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Língua Portuguesa – A intertextualidade: paródia, citação e paráfrase

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A intertextualidade acontece quando um determinado texto faz referência a outro, ou a uma situação e/ou acontecimento pré-existente. Essa referência pode ser explícita ou implícita, ou seja, pode aparecer escrita no texto ou subentendida nas entrelinhas dele. Uma paródia pode ser a recriação ou uma nova versão de outra obra escrita, artística, fílmica etc. A citação é uma técnica muito usada em textos jornalísticos, acadêmicos, argumentativos e outros, quando há uma cópia fiel de trechos textuais do autor citado. Quando a citação direta do autor é adaptada, isto é, escrita ou dita de outra forma, com outras palavras, mas preservando-se a ideia principal do original temos uma paráfrase.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º ano – 4º Bi – Videoaula 1 – Intertextualidade – Disponível em: <https://youtu.be/I7AwxWyderQ>

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Observe a seguinte imagem:

a) Observando a imagem, você consegue relacioná-la diretamente com qual história?

b) Quais elementos da imagem se relacionam com a história que você lembrou?

c) A intertextualidade acontece quando um determinado texto faz referência a outro, ou a uma situação e/ou acontecimento pré-existente. Essa referência pode ser explícita ou implícita, ou seja, pode aparecer escrita no texto ou subentendida nas entrelinhas dele. No caso da imagem acima, essa referência é explícita ou implícita?

QUESTÃO 2

Leia o seguinte trecho do poema de Casimiro de Abreu:

Texto 1

A valsa

Tu, ontem,

Na dança

Que cansa,

Voavas

Co’as faces

Em rosas

Formosas

De vivo,

Lascivo

Carmim;

Na valsa

Tão falsa,

Corrias,

Fugias,

Ardente,

Contente,

Tranqüila,

Serena,

Sem pena

De mim!

Quem dera

Que sintas

As dores

De amores

Que louco

Senti!

Quem dera

Que sintas!…

— Não negues,

Não mintas…

— Eu vi!…

Abreu, Casimiro de. As Primaveras. São Paulo: Ática, 2007, p. 94

Agora, leia o seguinte texto:

Texto 2

A janta

Tu, ontem,

Na janta

A pança,

Enchias

Com alfaces

Brilhosas,

Formosas,

Sem vivo

Pouquito

Molhim;

Na janta,

Tão sonsa,

Não vias

Galinhas,

‘Spaguete,

Croquete,

Picanha,

Farofa,

Geleia

E pudim!

Quem dera

Que saibas

As vezes

Que pratos

Eu louco

Repeti!

Não dera

Nem tempo

De chegar

Em casa…

Que piriri!…

Elaborado pela equipe do NEC/SME – Goiânia

a) Explique qual é a situação narrada no texto 1 e no texto 2.

b) Explique como a intertextualidade entre os dois textos acontece.

c) Por que, no texto 2, a palavra “espaguete” está escrita em uma contração?

d) No texto 2, as palavras “pouco” e “molho” estão flexionadas no diminutivo de maneira incorreta, conforme a norma-padrão da língua. Como se justifica o emprego dessa variedade informal da língua no referido texto?

e) No último verso do texto 2, o que significa a expressão “Que piriri!”?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-9o-ano/


Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). 
(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, Artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.