You are currently viewing Língua Portuguesa – A importância do debate na escola
Young people standing and talking each other. Speech bubble, smartphone, girl flat vector illustration. Communication and discussion concept for banner, website design or landing web page

Língua Portuguesa – A importância do debate na escola

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Debate. Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/jovens-em-pe-e-conversando-bolha-do-discurso-smartphone-ilustracao-em-vetor-plana-garota-comunicacao-e-discussao_10174094.htm> Acesso em: 12, mai. 23

O debate é uma atividade em que duas ou mais pessoas expõem e argumentam suas opiniões sobre um tema, com o objetivo de convencer o público presente e obter a vitória. Esse tipo de atividade é bastante comum em competições escolares. Para a realização de um bom debate, é fundamental que os participantes estejam bem informados sobre o tema em discussão, sejam capazes de formular argumentos coerentes e apresentem posturas éticas durante a argumentação.

Na escola, o debate é importante porque ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação e argumentação dos estudantes. Participar de um debate significa procurar informações importantes sobre o assunto, organizar essas informações de forma clara e apresentá-las de maneira convincente para quem está ouvindo. Isso também incentiva a pensar de forma crítica e reflexiva e a respeitar a diversidade de opiniões.

O debate também é importante para aprender a ser tolerante e inclusivo. Durante o debate, os estudantes são expostos a diferentes pontos de vista e valores, o que ajuda a entender melhor o mundo. É também uma oportunidade para que os alunos possam expressar suas opiniões e se sintam valorizados.

Promover um debate em sala de aula pode parecer um desafio, mas é uma ótima maneira de aprender e praticar habilidades importantes.

Aqui está um passo a passo para te ajudar a organizar um debate em sua sala de aula:

Passo 1: Escolha um tema

O primeiro passo para promover um debate é escolher um tema interessante e relevante. É preciso que o assunto possa ser abordado por diferentes pontos de vista e que seja importante para a aprendizagem.

Passo 2: Divisão da turma em grupos

A depender da quantidade de estudantes da sala de aula, pode-se fazer três ou quatro grupos. Cada grupo representará um lado do debate, apresentando diferentes pontos de vista sobre o tema escolhido.

Passo 3: Pesquisa e preparação

Cada grupo deve fazer uma pesquisa sobre o tema e se preparar para apresentar seus argumentos, buscando buscar informações confiáveis e fontes variadas para responder às perguntas dos oponentes.

Passo 4: Apresentação do debate

Na hora do debate, cada grupo deve apresentar seus argumentos de forma clara e organizada. É importante falar pausadamente e manter contato visual com a plateia. Os grupos devem ter tempo igual para apresentar seus argumentos e responder às perguntas.

Passo 5: Perguntas e respostas

Após cada grupo apresentar seus argumentos, é hora das perguntas e respostas entre os grupos adversários. É importante lembrar que o objetivo do debate é promover o diálogo e a reflexão, e não vencer a todo custo.

Passo 6: Avaliação do debate

Ao final do debate, é importante avaliar a atividade, compartilhando opiniões sobre o tema e o que aprenderam com o debate, além de destacar os pontos fortes e fracos do momento.

Resumindo, o debate é um recurso pedagógico que pode ajudar os estudantes a desenvolver suas habilidades de comunicação e argumentação, e incentivar o pensamento crítico e a tolerância. Promover um debate na escola pode ser uma atividade desafiadora, mas é uma ótima maneira de aprender e praticar habilidades importantes.

QUESTÃO 1

Qual é o objetivo principal de um debate em sala de aula?

(A) Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

(B) Fazer os estudantes brigarem entre si.

(C) Ajudar os estudantes a decorar informações.

(D) Entreter os estudantes.

QUESTÃO 2

Qual é o momento do debate em que a turma pode fazer perguntas para os grupos adversários?

(A) Na apresentação dos argumentos.

(B) Antes da apresentação dos argumentos.

(C) Durante a preparação para o debate.

(D) Na parte de avaliação do debate.

QUESTÃO 3

Em um debate sobre a importância da vacinação, um estudante apresenta informações falsas que ele leu em um site não confiável. Que habilidade de pesquisa ele deveria ter desenvolvido antes de participar do debate?

QUESTÃO 4

Durante um debate sobre a importância da educação ambiental, uma estudante apresenta argumentos fundamentados em sua própria experiência pessoal, como a observação de poluição em sua cidade. Que habilidade ele está demonstrando?

QUESTÃO 5

Quais são as etapas que devem ser seguidas para organizar um debate em sala de aula?

QUESTÃO 6

Durante um debate sobre a legalização do aborto, um estudante se recusa a ouvir as opiniões dos colegas e se mantém irredutível em sua posição. O que pode ser feito para que ele ouça e considere diferentes pontos de vista? Como você se posicionaria em tal situação?

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF69LP25-A) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões.
(EF69LP25-B) Respeitar as opiniões contrárias e propostas alternativas.
(EF69LP25-C) Fundamentar seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023.