Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
O debate é uma atividade em que duas ou mais pessoas expõem e argumentam suas opiniões sobre um tema, com o objetivo de convencer o público presente e obter a vitória. Esse tipo de atividade é bastante comum em competições escolares. Para a realização de um bom debate, é fundamental que os participantes estejam bem informados sobre o tema em discussão, sejam capazes de formular argumentos coerentes e apresentem posturas éticas durante a argumentação.
Na escola, o debate é importante porque ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação e argumentação dos estudantes. Participar de um debate significa procurar informações importantes sobre o assunto, organizar essas informações de forma clara e apresentá-las de maneira convincente para quem está ouvindo. Isso também incentiva a pensar de forma crítica e reflexiva e a respeitar a diversidade de opiniões.
O debate também é importante para aprender a ser tolerante e inclusivo. Durante o debate, os estudantes são expostos a diferentes pontos de vista e valores, o que ajuda a entender melhor o mundo. É também uma oportunidade para que os alunos possam expressar suas opiniões e se sintam valorizados.
Promover um debate em sala de aula pode parecer um desafio, mas é uma ótima maneira de aprender e praticar habilidades importantes.
Aqui está um passo a passo para te ajudar a organizar um debate em sua sala de aula:
Passo 1: Escolha um tema
O primeiro passo para promover um debate é escolher um tema interessante e relevante. É preciso que o assunto possa ser abordado por diferentes pontos de vista e que seja importante para a aprendizagem.
Passo 2: Divisão da turma em grupos
A depender da quantidade de estudantes da sala de aula, pode-se fazer três ou quatro grupos. Cada grupo representará um lado do debate, apresentando diferentes pontos de vista sobre o tema escolhido.
Passo 3: Pesquisa e preparação
Cada grupo deve fazer uma pesquisa sobre o tema e se preparar para apresentar seus argumentos, buscando buscar informações confiáveis e fontes variadas para responder às perguntas dos oponentes.
Passo 4: Apresentação do debate
Na hora do debate, cada grupo deve apresentar seus argumentos de forma clara e organizada. É importante falar pausadamente e manter contato visual com a plateia. Os grupos devem ter tempo igual para apresentar seus argumentos e responder às perguntas.
Passo 5: Perguntas e respostas
Após cada grupo apresentar seus argumentos, é hora das perguntas e respostas entre os grupos adversários. É importante lembrar que o objetivo do debate é promover o diálogo e a reflexão, e não vencer a todo custo.
Passo 6: Avaliação do debate
Ao final do debate, é importante avaliar a atividade, compartilhando opiniões sobre o tema e o que aprenderam com o debate, além de destacar os pontos fortes e fracos do momento.
Resumindo, o debate é um recurso pedagógico que pode ajudar os estudantes a desenvolver suas habilidades de comunicação e argumentação, e incentivar o pensamento crítico e a tolerância. Promover um debate na escola pode ser uma atividade desafiadora, mas é uma ótima maneira de aprender e praticar habilidades importantes.
QUESTÃO 1
Qual é o objetivo principal de um debate em sala de aula?
(A) Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
(B) Fazer os estudantes brigarem entre si.
(C) Ajudar os estudantes a decorar informações.
(D) Entreter os estudantes.
QUESTÃO 2
Qual é o momento do debate em que a turma pode fazer perguntas para os grupos adversários?
(A) Na apresentação dos argumentos.
(B) Antes da apresentação dos argumentos.
(C) Durante a preparação para o debate.
(D) Na parte de avaliação do debate.
QUESTÃO 3
Em um debate sobre a importância da vacinação, um estudante apresenta informações falsas que ele leu em um site não confiável. Que habilidade de pesquisa ele deveria ter desenvolvido antes de participar do debate?
QUESTÃO 4
Durante um debate sobre a importância da educação ambiental, uma estudante apresenta argumentos fundamentados em sua própria experiência pessoal, como a observação de poluição em sua cidade. Que habilidade ele está demonstrando?
QUESTÃO 5
Quais são as etapas que devem ser seguidas para organizar um debate em sala de aula?
QUESTÃO 6
Durante um debate sobre a legalização do aborto, um estudante se recusa a ouvir as opiniões dos colegas e se mantém irredutível em sua posição. O que pode ser feito para que ele ouça e considere diferentes pontos de vista? Como você se posicionaria em tal situação?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF69LP25-A) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões. (EF69LP25-B) Respeitar as opiniões contrárias e propostas alternativas. (EF69LP25-C) Fundamentar seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023. |