You are currently viewing Língua Portuguesa – A estrutura da peça teatral
Disponível em: https://pixabay.com/images/id-1807557/

Língua Portuguesa – A estrutura da peça teatral

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 23/11/2021 (terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-1807557/

Você já teve a oportunidade de assistir a uma peça teatral? E já pensou, em algum momento, em escrever uma? Neste estudo, você terá a oportunidade de conhecer um pouco sobre a estrutura de uma peça teatral para poder criar histórias bem legais que podem ser representadas posteriormente. Bons estudos!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

7 ano – Língua Portuguesa

O texto dramático, bastante conhecido como texto teatral, é escrito com o objetivo de ser encenado, representado, seja em teatro, curta, filme, série ou novela, por exemplo. A estrutura básica para todos estes é bem próxima. As pessoas que escrevem peças teatrais são chamadas de dramaturgos.

No geral, essas peças seguem um esquema narrativo bem similar à estrutura dos textos narrativos (enredo, personagens situados em tempo e espaço determinado), mas divididas em “atos” para separar mudanças de ação, de cenário ou personagens, por exemplo. Para que essas informações fiquem claras no texto, há certas orientações no momento da escrita do roteiro teatral. Além do mais, os roteiros são produzidos para serem encenados e não contados. Por esses e outros motivos, ele não é basicamente um texto narrativo, pois tem suas peculiaridades.

Dentre as principais características do texto dramático, de maneira sintetizada, podemos listar:

• Os textos são escritos para serem encenados;
  • Há o constante diálogo entre personagens;
  • Uso do discurso direto (as falas dos personagens);
  • O dramaturgo escreve pensando nos atores, na plateia, no palco, cenário, figurino e sonoplastia;
  • Para a encenação, além do texto, há o importante uso da linguagem corporal, gestual;
  • Em geral, há a ausência de narrador.

Observe um trecho de uma peça teatral:

O Pagador de Promessas

Época: Atual

PRIMEIRO ATO

PRIMEIRO QUADRO

Ao subir o pano, a cena está quase às escuras. […] Zé-do-Burro vai até o centro da praça e ai pousa a sua cruz, equilibrando-se na base e num dos braços, como um cavalete. Está exausto. Enxuga o suor da testa.

Zé: (Olhando a igreja) É essa. Só pode ser essa.

(Rosa para também, junto aos degraus, cansada, enfastiada e deixando já entrever uma revolta que se avoluma).

Rosa: E agora? Está fechada.

Zé: É cedo ainda. Vamos esperar que abra.

Rosa: Esperar? Aqui?

Zé: Não tem outro jeito.

Rosa: (Olha-o com raiva e vai sentar-se num dos degraus. Tira o sapato) Estou com cada bolha d”agua no pé que dá medo.

Zé: Eu também. (Contorce-se num ritus de dor. Despe uma das mangas do paletó). Acho que os meus ombros estão em carne viva.

Rosa: Bem feito. Você não quis botar almofadinhas, como eu disse.

Zé: (Convicto) Não era direito. Quando eu fiz a promessa, não falei em almofadinhas.

Rosa: Então: se você não falou, podia ter botado; a santa não ia dizer nada.

Zé: Não era direito. Eu prometi trazer a cruz nas costas, como Jesus. E Jesus não usou almofadinhas.

Rosa: Não usou porque não deixaram.

GOMES, Alfredo Dias. O Pagador de Promessas. 36ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Adaptado)

Observe que, após o título da peça, há uma lista com todos os personagens que aparecem no decorrer das ações. Em determinados roteiros, há, inclusive, uma breve descrição sobre cada personagem. A peça pode ser dividida em atos. Cada ato pode conter subdivisões, chamadas de quadros. Na sequência, apresenta-se a fala.

Ao ler o fragmento dessa peça teatral, você deve ter observado que o narrador não é identificado, por isso a marcação de tempo, lugar, das ações e reações das personagens, dentre outros elementos, estão dispostos entre parênteses (pode aparecer em itálico também). A essa ocorrência, dá-se o nome de rubrica.

Para demarcar quando cada personagem deve falar, há uma indicação com o nome do personagem em destaque e dois pontos ( : ). Em algumas situações, antes mesmo da fala, pode conter alguma rubrica. Também é comum vermos rubricas antes ou no decorrer da fala do personagem. O que marca isso é basicamente a intenção do dramaturgo, isto é, quais efeitos ele deseja causar naquela encenação.

Atividade

Agora que você já conhece a estrutura de uma peça de teatro, que tal construir um roteiro teatral? Escreva um roteiro utilizando como personagens as pessoas que vivem em sua casa. Pense em qual história vai criar e delegue falas para todos. Insira rubricas para orientar seus atores na hora de ensaiarem. Imagine como será legal você e sua família atuando em um roteiro escrito por você! Lembre-se de dar um título bem legal para sua história e seguir a estrutura de roteiro que conheceu nesse estudo.

Habilidade estruturante:(EF67LP29) Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas, rubricas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
Referências:https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).