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Língua Portuguesa – Como fazer um artigo de opinião?

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

O artigo de opinião é uma modalidade textual dissertativa importante para aprimorar habilidades de escrita e argumentação, além de desenvolver o pensamento crítico. Nessa modalidade textual, o autor defende um ponto de vista sobre determinado tema, utilizando argumentos e contra-argumentos para convencer o leitor a adotar sua posição. 

Ao escrever um artigo de opinião, é importante escolher um tema relevante e atual, que desperte o interesse do leitor. Em seguida, deve-se definir a posição que será defendida e elaborar argumentos sólidos que a sustentem. Além disso, é preciso levar em consideração os possíveis contra-argumentos, ou seja, as objeções que outras pessoas poderiam fazer ao ponto de vista defendido.

Para que o artigo seja bem estruturado, é importante utilizar articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contrastes, exemplificação e ênfase. Alguns exemplos desses recursos são: “por outro lado”, “em contrapartida”, “entretanto”, “apesar disso”, “como resultado”, “por exemplo”, “em outras palavras”, “por fim”.

Também é importante lembrar que a linguagem deve ser adequada ao público-alvo e que o texto deve ser organizado em parágrafos, cada um com uma ideia central clara e coesa. O primeiro parágrafo deve apresentar o tema e a posição que será defendida, enquanto os demais devem desenvolver os argumentos e os contra-argumentos.

Por fim, é importante que o autor conclua o texto de forma clara e objetiva, reforçando a posição defendida e mostrando ao leitor que os argumentos apresentados são sólidos e convincentes.

Veja, a seguir, o passo a passo para elaborar um bom artigo de opinião.

  1. Escolha um tema: é preciso ter conhecimento suficiente do tema para escrever um texto convincente.
  2. Pesquise: Antes de começar a escrever, faça uma pesquisa sobre o tema escolhido. Procure informações em livros, artigos, jornais, revistas, sites confiáveis e outras fontes relevantes.
  3. Defina a sua posição: Depois de pesquisar, defina a sua posição sobre o tema, isto é, sua opinião. Ela deve ser clara e bem delineada.
  4. Organize as suas ideias: Faça um esquema ou um roteiro com as ideias principais que irá abordar no texto. Liste quais argumentos irá utilizar, e em que ordem. Isso ajudará a organizar as ideias e a construir uma estrutura coesa para o seu artigo.
  5. Adicione os argumentos contrários: Lembre-se de que é importante considerar os argumentos contrários à sua posição e apresentá-los no seu artigo. Dessa forma, você pode mostrar que conhece diferentes pontos de vista e reforçar a sua própria posição com argumentos ainda mais sólidos.
  6. Escreva o rascunho: Com as ideias organizadas, comece a escrever o rascunho do seu artigo. 
  7. Conclusão: Termine o seu artigo de opinião com uma conclusão forte e clara que resuma a sua posição e os argumentos principais que você apresentou ao longo do texto.
  8. Revise o seu texto: Depois de escrever o rascunho, revise o seu texto. Verifique se as ideias estão claras e coesas, se há argumentos suficientes para apoiar a sua posição e convencer o leitor. Verifique se o texto flui bem. 
  9. Releia e finalize: Antes de entregar o seu artigo, releia-o mais uma vez e faça as correções necessárias. Certifique-se de que o texto está bem escrito, coeso e que todas as suas ideias foram bem apresentadas.

Com esses passos, você pode produzir um artigo de opinião de qualidade, capaz de convencer o leitor e mostrar o seu ponto de vista sobre um tema relevante e atual.

QUESTÃO 1

O gênero textual artigo de opinião é um texto predominantemente:

(A) dissertativo

(B) narrativo

(C) descritivo

(D) injuntivo

QUESTÃO 2

Qual é o objetivo principal de um artigo de opinião?

(A) Apresentar fatos e informações objetivas sobre um tema.

(B) Descrever a história de um tema específico.

(C) Defender um ponto de vista com argumentos convincentes.

(D) Comparar diferentes pontos de vista sem tomar partido.

QUESTÃO 3

O que é necessário para escrever um artigo de opinião convincente?

(A) Conhecer apenas o próprio ponto de vista sobre o tema.

(B) Ignorar os argumentos contrários ao próprio ponto de vista.

(C) Apresentar argumentos sólidos e considerar diferentes pontos de vista.

(D) Utilizar linguagem técnica e pouco acessível ao leitor comum.

QUESTÃO 4

Proposta de produção textual

O uso da tecnologia na educação tem sido cada vez mais discutido, principalmente com a pandemia de COVID-19 e a necessidade de ensino à distância. Alguns defendem que a tecnologia é uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade do ensino, enquanto outros acreditam que ela pode prejudicar o aprendizado dos alunos. Considerando esse contexto, escreva um artigo de opinião sobre o papel da tecnologia na educação. Defenda o seu ponto de vista com argumentos convincentes e exemplos relevantes. Considere os diferentes pontos de vista sobre o tema e apresente os argumentos contrários à sua posição. Lembre-se de utilizar uma linguagem persuasiva para convencer o leitor. Dê um título ao seu texto.

QUESTÃO 5

Proposta de produção textual
As redes sociais se tornaram uma parte importante da vida cotidiana de muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, há cada vez mais preocupações sobre o seu impacto na sociedade, especialmente em relação à privacidade, à saúde mental e à disseminação de desinformação. Levando em consideração essa problemática, escreva um artigo de opinião sobre o impacto das redes sociais na sociedade atual. Defenda o seu ponto de vista com argumentos convincentes e exemplos relevantes. Considere os diferentes pontos de vista sobre o tema e apresente os argumentos contrários à sua posição. Lembre-se de utilizar uma linguagem persuasiva para convencer o leitor. Dê um título ao seu texto.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contrastes, exemplificação e ênfase. 
(EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. 
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023.