You are currently viewing Língua Inglesa: Reading Comprehension

Língua Inglesa: Reading Comprehension

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

A apreensão de informações desempenha um papel fundamental na atividade de leitura. Durante o processo de leitura, é fundamental se dedicar a compreender o conteúdo e extrair significados, o que contribui para uma compreensão global mais aprofundada do material. Ao adotar estratégias de leitura eficazes e ajustar sua abordagem de leitura, é possível aprimorar suas habilidades de compreensão de texto, tornando assim a experiência de leitura mais eficaz e agradável.

Vamos enriquecer ainda mais nossos conhecimentos?

Disponível em:https://bdeduarticle.com/effectiveness-of-reader-s-theatre/  ,acesso em 11,Mar. 22

    Leia o texto abaixo e responda as  questões sobre o mesmo:

      “The Internet: Ally or Adversary?

The Internet has become an integral aspect of our lives today. It provides substantial assistance to students in their educational pursuits. One no longer needs to visit the library to procure books for literature lessons, as there are numerous websites offering essential e-books. When working on school projects, you can effortlessly browse the web to gather information on any subject. Activities like shopping, booking tickets, watching popular videos, sharing intriguing ideas, communicating with others, and downloading music can all be done online. Can you imagine existence without the Internet? It seems like nearly everything can be accomplished online. However, is it advisable to dedicate excessive time to the Internet?

For today’s youth, the boundary between online and real-world interactions has virtually disappeared. They engage in online chats, form friendships, and even fall in love in the digital realm; essentially, they lead an online existence. This immersion has led to a phenomenon known as Internet addiction, a condition with its own set of symptoms. These symptoms include spending excessive time online, encountering difficulties with homework due to prolonged online activities, isolating oneself from family and friends, and experiencing happiness while online but distress when offline.

So, if you opt for a camping trip with friends instead of battling computer monsters online, you are unquestionably making a wise decision!”

QUESTION 1

De acordo com o texto:

a) A internet é algo bom

b) A internet é algo ruim

c) A internet tem o lado bom e o ruim

d)} A internet não faz diferença na vida das pessoas

QUESTION 2

Qual atividade da Internet não é mencionada no texto:

a) Reserva de passagens

b) Comprar um e-book

c) Comprar coisas online

d) Cozinhar com a ajuda de cursos online

QUESTION 3

O lado negativo de usar a internet é:

a) Você pode conseguir qualquer informação que você quiser

b) Você pode passar o dia todo navegando na internet

c) Você pode compartilhar suas ideias na internet

d) A internet priva seu tempo real

QUESTION 4

Cite três sintomas do vício na internet?

  1. _______________________________________________
  2. _______________________________________________
  3. _______________________________________________

QUESTION 5

Qual é o papel positivo da Internet na vida dos estudantes, de acordo com o texto, e como isso afeta sua educação? Você concorda com a ideia de que a Internet é uma aliada valiosa para os alunos? Por quê?

QUESTION 6

O texto menciona os sintomas da chamada “Internet addiction” (vício em internet) e destaca como os jovens de hoje estão cada vez mais integrados no mundo online. Você acredita que o uso excessivo da Internet pode realmente ser considerado uma doença? Como você acha que os pais e educadores podem ajudar os jovens a encontrar um equilíbrio saudável entre o mundo online e o mundo real?

Saiba Mais:

Assista ao vídeo sobre estratégias para melhorar sua leitura e depois discuta sobre as estratégias apresentadas no vídeo. Tem alguma estratégia que não foi mencionada no vídeo?

Canal Teacher Sueidy LourencioReading Comprehension/ Compreensão de Leitura” Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Yb6w8p6GJfo> Acesso em 18 mar. 2022.


Autoria:Profª Drª Sueidy Lourencio
Formação: Letras Português/Inglês – Doutorado em Educação
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(EF08LI01-A) Apontar e usar recursos linguísticos para evitar e/ou resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações sobre sonhos e projetos pessoais e profissionais sobre o futuro, por meio de paráfrase ou justificativas
Referencial TeóricoMAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Disponível em Liverworksheets: https://www.liveworksheets.com/bk97092zs , acesso 17, Fev. 2023.

Disponível em: https://www.indeed.com/career-advice/finding-a-job/common-signs-of-fraud , acesso em 15, Mar. 2023