Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20/10/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, aprenderemos sobre os quantificadores em Inglês, suas semelhanças e diferenças em diversos contextos.
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Os quantificadores em Inglês.
Hello students, how are you? Tudo bem? Por aqui tudo bem! Meu nome é Thiago Morais e vamos juntos para mais uma aula de Língua Inglesa para vocês, alunos do 8o ano. Let´s start?!
Você já ouviu falar de “Quantifiers”, ou em Português, os “quantificadores”? São palavras ou expressões utilizadas para indicar quantidade, seja de pessoas, objetos, coisas em uma sentença. A tradução deles pode ser bem parecida e, isso, faz com que muitos tenham dificuldades em compreender seu uso. Por essa razão, é bastante interessante entendermos o contexto em que são empregadas e seu significado para que saibamos em que situações utilizá-las. Eles também são divididos em quantificadores contáveis e incontáveis (countable and uncountable).
Alguns dos quantificadores mais comuns são: MUCH – MANY – A LOT – SOME – ANY – A FEW – FEW – A LITTLE – LITTLE. Vamos estudá-los e perceber suas colocações? Observe o quadro a seguir e depois veja os exemplos.
MUCH MANY A LOT SOME ANY A FEW FEW A LITTLE LITTLE | MUITO/GRANDE (INCONTÁVEIS) MUITOS/MUITAS (CONTÁVEIS) QUANTIAS GRANDES ALGUM/UM POUCO DE QUALQUER/ALGUM(A)/NENHUM(A) UM POUCO (SUFICIENTE) – CONTÁVEIS POUCO (INSUFICIENTE) – CONTÁVEIS UM POUCO (SUFICIENTE) – INCONTÁVEIS POUCO (INSUFICIENTE) – INCONTÁVEIS |
Vejamos alguns exemplos:
Much – Muito/Grande, usado para substantivos INCONTÁVEIS.
There is much sugar in my coffee. (Tem muito açúcar no meu café). | How much money do you have? (Quanto de dinheiro você tem?) |
Many – Muitos/Muitas, usado para substantivos CONTÁVEIS.
I have many friends. (Eu tenho muitos amigos). | How many kids do you have? – I have two: Luca and Ana. Quantas crianças você tem? – Eu tenho dois: Luca e Ana. |
A lot – Quantias grandes.
Paula is eating a lot of candies now. Paula está comendo muitos doces agora. | I used to have a lot of money in the past. Now not so much. Eu costumava ter muito dinheiro no passado. Agora nem tanto. |
Some – Um pouco de/Algum
May I drink some water? (Posso beber um pouco de água?) | I have some money in my bank account. (Eu tenho algum dinheiro na minha conta do banco) |
Any – Qualquer/Algum(a)/Nenhum(a)
I don´t have any friends. (Eu não tenho nenhum amigo) | Can you imagine any other things? (Você pode imaginar alguma outra coisa?) |
A few – Um pouco (suficiente) – Contáveis
I had a few friends for my wedding. (Eu tive alguns amigos para o meu casamento) |
Few – Pouco (insuficiente) – Contáveis I have few students in my English class. (Eu tenho poucos alunos na minha aula de Inglês) | A little – Um pouco (suficiente) – Incontáveis I love a little tea in the morning. (Eu amo um pouco de chá pela manhã) | Little – Pouco (insuficiente) – Incontáveis We have little time to go. (Nós temos pouco tempo para ir) |
Agora é a sua vez de praticar!!!
ATIVIDADE
- Marque a opção correta! De acordo com os substantivos contáveis e incontáveis!
- BOY – menino ( ) Countable ( ) Uncountable
- ORANGE – laranja ( ) Countable ( ) Uncountable
- HAIR – cabelo ( ) Countable ( ) Uncountable
- SUGAR – açúcar ( ) Countable ( ) Uncountable
- PEOPLE – pessoas ( ) Countable ( ) Uncountable
- WATER – água ( ) Countable ( ) Uncountable
- MONEY – dinheiro ( ) Countable ( ) Uncountable
- TREE – árvore ( ) Countable ( ) Uncountable
2) Marque a opção correta. Quais substantivos são INCONTÁVEIS?
- ( ) table – dog – notebook – mesa / cachorro / caderno
- ( ) milk – money – sugar – leite / dinheiro / açucar
- ( ) apple – banana – grape – maçã / banana / uva
3) Quais substantivos são CONTÁVEIS?
- ( ) kids – equipment – computer – crianças / equipamento / computador
- ( ) salt – coffee – water – sal / café / água
- ( ) snow – wine – ice – neve / vinho / gelo
4) Preencha as frases abaixo com os substantivos corretos do quadro abaixo:
MUCH – MANY – FEW – A LITTLE – LITTLE |
- I don´t have __________ friends in my life. (Eu não tenho _________ amigos na minha vida)
- I like _________ coffee in the morning. (Eu gosto de _________ pela manhã)
- There is _________ sugar in my juice. I want more! (Tem ________ açúcar no meu suco. Eu quero mais)
- I have ________ people in my house. Just 3 people. (Eu tenho _______ pessoas na minha casa. Apenas 3 pessoas.
- There is ________ love in you. (Há ________ amor em você)
That´s all for today!!
See you guys!
Bye bye 🙂
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante
(EF08LI16-A) Apontar as características dos quantificadores, some, any, many, much, entre outros, para se expressar em situações comunicativas.