You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Os diversos grupos que as palavras fazem parte.

LÍNGUA INGLESA – Os diversos grupos que as palavras fazem parte.

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 18/10/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje, entenderemos um pouco das classes gramaticais que se referem aos grupos que as palavras fazem parte.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Classes gramaticais.


LÍNGUA INGLESA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Espero que sim! Por aqui tudo certo! Vamos para mais uma aula de Língua Inglesa para o 6o ano. Let´s start?!

Você já ouviu falar das classes gramaticais em inglês? E suas funções? As classes gramaticais em inglês são conhecidas como Word Classes ou Part of Speech.

Resumidamente, a classe gramatical refere-se ao grupo ao qual as palavras fazem parte.

De acordo com as gramática da Língua Inglesa, as classes gramaticais em inglês são:


NOUN
ADJECTIVE
VERB
ADVERB
PREPOSITION
CONJUNCTION
PRONOUN
INTERJECTION
SUBSTANTIVO
ADJETIVO
VERBO
ADVÉRBIO
PREPOSIÇÃO
CONJUNÇÃO
PRONOME/SUJEITO
INTERJEIÇÃO

NOUN/SUBSTANTIVO: São os nomes que damos às coisas, por exemplo: 


CAR – Carro

HOUSE – Casa

WOMAN / MAN – Mulher / Homem
Imagens disponíveis em Pixabay

ADJECTIVE/ADJETIVO: São palavras usadas para darem qualidade a alguém ou a alguma coisa. Elas descrevem e dão características as coisas. Exemplos:


Beautiful girl – Menina bonita

Old man – Homem velho
Imagens disponíveis em Pixabay

VERB/VERBO: São palavras que servem para indicar ações. Isto é, ações que são praticadas pelos sujeitos. Exemplos:


He plays soccer – Ele joga futebol.

The kids study English – As crianças estudam Inglês
Imagens disponíveis em Pixabay

ADVERB/ADVÉRBIO: Servem para adicionar uma informação extra a um adjetivo ou a um verbo. Muitos dos advérbios em Inglês, são caracterizados com o sufixo “-ly” no final de algumas palavras para que assim, seja formada uma nova palavra. Muitos outros advérbios em Inglês podem ser: NOT (não) – JUST (apenas) – VERY (muito) – SOON (very). Exemplos:


Goiânia is very beautiful – Goiânia é muito bonita.

Sarah speaks English fluently – Sarah fala Inglês fluentemente.
Imagens disponíveis em Pixabay

PREPOSITION/PREPOSIÇÃO: São palavras que servem para indicar ou expressar uma relação no tempo (quando acontece algo) ou no espaço (onde algo acontece). E podem expressar várias relações abstratas também. Por esse motivo, elas se tornam, algumas vezes, difíceis de serem compreendidas. Veja alguns exemplos:


Brenda is at the park – Brenda está no parque. (expressa algo ao espaço/onde)

The cellphone is beside the book – O celular está do lado do livro. (expressa a posição de algo. A condição de algo no espaço). 
Imagens disponíveis em Pixabay

CONJUNCTION/CONJUNÇÃO: Servem para tornar as sentenças ou frases mais complexas e, ao mesmo tempo, mais compreensíveis. As conjunções interligam as ideias de uma frase. Por exemplo:


Sofia studies Math a lot, but she is not so good.
Although Sofia studies Math a lot, she is not so good. 
(Although / but, as conjunções que conectam as ideias expressas nas frases)
Imagem disponível em Pixabay

PRONOUNS/PRONOMES: São os sujeitos das frases e servem para assumir o lugar de um substantivo. Os pronomes em Inglês já foram estudados em outras aulas. Vamos relembrá-los. 

I
YOU
HE
SHE
IT 
WE
YOU
THEY
EU
TU
ELE
ELA
ELE/ELA
NÓS
VÓS
ELES/ELAS

I teach English – Eu ensino Inglês.

She plays guitar – Ela toca violão. 


INTERJECTION/INTERJEIÇÃO: São palavras usadas para expressar surpresa, sentimento ou alguma emoção. Exemplo:

Bob: Hey, Peter! This is my new car              Ei, Pedro! Esse é o meu carro novo

Peter: Wow, it is so amazing! I liked it.         Uau, ele é incrível! Eu gostei.

Bob: Yeah!! But it was so expensive!             Sim! Mas foi muito caro!

Peter: Uhh?                                                     Amm?

Bob: Uh humm… So expensive!                     Uh humm…. Muito caro!

Peter: Shhh….                                                 Xiii….. 

(Wow / Uh / Shh / Uh humm – Exemplos de interjeições nesse diálogo entre Peter e Bob).

Agora é a sua vez de praticar!!!


ATIVIDADE 

  1. Assinale os VERBOS de cada frase a seguir:
  1. Roberto plays volleyball every day. (Roberto joga volley todo dia) 
  2. I teach English and Portuguese in a beautiful school. (Eu ensino Inglês e Português em uma escola bonita)
  3. Maria speaks Japonese fluently. (Maria fala japonês fluentemente)
  4. Filipe uses his computer every morning. (Filipe usa seu computador toda manhã)

2) Preencha as frases a seguir com os adjetivos que faltam que estão no quadro abaixo:

BIG – DIFFICULT – INTELLIGENT – BLACK
  1. I live in a __________ house.
  2. My students are so ____________.
  3. My brother has a __________ car.
  4. Math is a _________ subject. 

3) Leia o trecho a seguir, retirado do livro “Way to English” – 6o Ano, e retire um exemplo de cada palavra pertencente às classes gramaticais destacadas abaixo. 

“Alyssia lives with her parents in Kentucky,USA. She is an only child but her grandmother, uncle, and orphaned cousin live close by. It is a beautiful, mountainous region known as Appalachia, but one of the poorest parts of America. Their small, shabby house is falling apart.” 

Way to English – for brazilian learners. 6o ano. Claudio Franco & Kátia Tavares. Pág, 100. Ed. Ática.    

Pronoun/Pronome: _______________________

Preposition/Preposição: __________________

Adjective/Adjetivo: _______________________

Conjunction/Conjunção: _________________


That´s all for today!

Thank you, students!! 🙂     


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes 

(EF06LI16-A) Construir repertório relativo aos recursos linguísticos usados para o convívio social e o uso da língua inglesa no cotidiano da sala de aula, a fim de aprimorar o repertório linguístico. 

(EF06LI30) (Re)Conhecer e contextualizar as classes gramaticais para compreender textos diversos na linguagem escrita e oral.