You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Leitura de textos em Língua Inglesa.

LÍNGUA INGLESA – Leitura de textos em Língua Inglesa.

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 26/08/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Na aula de hoje, daremos continuidade ao conhecimento de algumas técnicas que podem ser usadas para auxiliar os estudantes a realizar leituras de textos em Inglês.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Estratégias de leitura!


LÍNGUA INGLESA | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Tudo ótimo por aqui! Let´s go?!

Na aula passada, apresentamos e discutimos um pouco sobre a importância da leitura. De modo geral, quando lemos um texto, mesmo sendo em Português, precisamos entender as características deste texto, a quem ele é destinado, qual é o propósito comunicativo, qual o gênero dele e suas funções. No que diz respeito à leitura de textos em Língua Inglesa, precisamos nos atentar que se trata de um processo bastante semelhante e que vai além de simplesmente traduzir linhas do Inglês para o Português.


Acreditamos que a leitura de um texto em Inglês requer muito mais um trabalho de interpretação do que de tradução. O processo de interpretar envolve esses aspectos destacados acima, ou seja, observar a estrutura do texto, seu design, suas imagens, as palavras que são cognatas, as falsas cognatas, entre outros aspectos. 

Na aula passada, discutimos também que, no mundo globalizado em que vivemos não é possível desassociá-lo da língua inglesa. Esse idioma se encontra presente em muitos lugares ao nosso redor como, por exemplo, em nomes de lojas, nomes de restaurantes, em placas, em produtos. Podemos dizer, então, que o inglês se tornou uma língua global, ou seja, se tornou um idioma que facilita a comunicação entre diversas pessoas que possuem línguas maternas diferentes.


Ao afirmarmos isso, a língua inglesa perpassa em várias esferas do conhecimento, dessa forma, conseguimos perceber os diversos contextos em que uma língua estrangeira é utilizada. Ou seja, em diversos textos, materiais, gêneros textuais diversos, etc. 

Somos levados à necessidade de ler textos de assuntos diferentes. Assim, para que a aquisição do conhecimento aconteça, necessitamos buscar várias fontes e, dessa forma, a compreensão de textos em língua estrangeira é essencial, principalmente a língua inglesa, que hoje é uma língua universal.


Na aula anterior, apresentamos também, algumas estratégias de leitura essenciais para compreensão eficaz, tais como: SKIMMING e SCANNING. Na estratégia SKIMMING, realizamos uma “passada de olhos” pelo texto que queremos compreender. Essa “passada de olhos” tem como objetivo a coleta da maioria de informações possíveis num primeiro contato com um texto em língua estrangeira. Nesse sentido, esse tipo de estratégia possibilita ao leitor a compreensão das ideias gerais de um texto, ou seja, do seu assunto em linhas gerais. Já na estratégia SCANNING, é uma complementação da estratégia skimming, ou seja, ela sempre ocorre após utilizarmos a estratégia de leitura para uma compreensão geral do texto que está sendo lido.

Assim, enquanto o skimming é uma leitura rápida, o scanning, por sua vez, já nos permite realizar uma leitura mais detalhada do texto. Utilizamos esta estratégia quando desejamos buscar por informações específicas do texto.  


Não podemos também, esquecer das palavras cognatas e falsos cognatos. Observe os exemplos em frases:

  • Cognatas:
  • I need two minutes! (Eu preciso de dois minutos);
  • My car is in the garage! (Meu carro está na garagem). 

  • Falsos cognatos:
  • Push the door, please! (Empurre a porta, por favor);
  • Michael Jackson is a legend! (Michael Jackson é uma lenda)

Vamos para mais duas estratégias de leitura? Existem também a Inferência e Predição. 

A estratégia de inferência está relacionada ao conhecimento anterior do leitor em relação ao assunto que está sendo abordado no texto.

A predição, por sua vez, também consiste na ativação do conhecimento de mundo do leitor, ou seja, quando o leitor já tem algum conhecimento prévio daquilo que se trata o texto.

Por exemplo, quando lemos uma reportagem, ao observarmos as fotos ou imagens que estão presentes no corpo do texto, podemos prever qual é o assunto que será abordado.

Vamos realizar a leitura de algumas imagens e textos? Por meio das noções de estratégias apresentadas, como podemos ler e interpretar os textos a seguir? 



Imagem 1

Imagem 2
Imagens disponíveis em Pixabay.com

Observe:

  •  os elementos visuais, as gravuras, as palavras cognatas e as que você já conhece; 
  • O que você sabe sobre cada um desses produtos? Onde esses produtos são vendidos? Quem os consome e por quais razões? 

Observe as traduções  das frases em cada imagem:

  • Imagem 1: “No working, during drinking hours” – Sem trabalho, durante as horas de bebida.
  • Imagem 2: “Sold everywhere in glass or bottle” – Vendido em qualquer lugar em vidro ou garrafa.
  •  “5 c” – 5 centavos
  •  “Delicious” – Deliciosa.

                             “Coca-cola relieves fatigue, the most refreshing drink in the world” – Coca-cola alivia a fadiga, a bebida mais refrescante do mundo.

                         “Wherever ginger ale, seltzer or soda is good, coca cola is better, try it.” –  Por mais que ginger ale, soda ou refrigerante seja bom, a coca-cola é melhor, experimente.


ATIVIDADE 

Agora é a sua vez de tentar!!

  1. Observe a imagem a seguir e responda: 

Disponível em Pixabay.com

Pineapple juice (60ml)
White rum (30ml)
Coconut cream (60ml)
Pineapple slice 
Red cherry
1 sp (spoon) brown sugar

Responda:

  1. Qual é o gênero deste texto?
  2. Quais são as palavras que são CONHECIDAS para você?
  3. No preparo desta bebida, vai uma quantidade específica de açúcar. Qual é esta quantidade? E qual açúcar é utilizado?
  4. Qual suco é adicionado para o preparo desta bebida?
  5. Quais frutas são colocadas ao redor da taça? 
  6. Com suas palavras, em Português, escreva o passo a passo para o preparo de Piña Colada. 

That’s all for today, students! See you next class! Bye bye! 🙂


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante 

(EF09LI13-A) Reconhecer e explorar, nos novos gêneros digitais, blogs, mensagens instantâneas, tweets, novas formas de escrita, como abreviação de palavras, palavras com combinação de letras e números, pictogramas, símbolos gráficos, na construção de mensagens, para desenvolver as competências sociocomunicativas.