You are currently viewing Língua Inglesa: Internet Safety

Língua Inglesa: Internet Safety

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

    Leia o texto abaixo e responda as  questões sobre o mesmo:

The Internet: a friend or an enemy?

The Internet is an important part of our life now. It helps students a lot in

 their studying. you don’t need to go to the library to get a book for your 

literature lesson. There are many sites where you can find a necessary e-book.

If you are going to make a school project you can surf the net and get 

information on any topic. Doing shopping, booking tickets, watching popular 

clips, sharing interesting ideas, communicating, downloading music are the

things you can do online. Can you live without the Internet? It seems you can do everything in the net. But is it good to spend too much time in the internet? 

 For today’s teenagers there is practically no line between online and real world communication. They chat online, make friends online, fall in love online, in 

fact, they live online! The children become Internet – addicted. Internet 

addiction is a disease, and every disease has its symptoms.

There are some symptoms of Internet addiction:

  1. spending too much time in the Internet
  2. having problems with doing homework because you ae online
  3. isolation from family and friends,
  4. feeling happy while you are online an being upset when you are offline

So, if you are going camping with your friends isntead of killing computer 

monsters online, you are surely making the right choice!

QUESTION 1

De acordo com o texto:

a) A internet é algo bom

b) A internet é algo ruim

c) A internet tem o lado bom e o ruim

d) A internet só tem o lado ruim

QUESTION 2

O lado negativo de usar a internet é:

a) Você pode conseguir qualquer informação que você quiser

b) Você pode passar o dia todo navegando na internet

c) Você pode compartilhar suas ideias na internet

d) A internet priva seu tempo real

QUESTION 3

Cite três sintomas do vício na internet?

  1. _______________________________________________
  2. _______________________________________________
  3. _______________________________________________

QUESTION 4

Qual atividade da Internet não é mencionada no texto:

a) Reserva de passagens

b) Comprar um e-book

c) Comprar coisas online

d) Cozinhar com a ajuda de cursos online

QUESTION 5

Considerando os benefícios e os potenciais efeitos negativos do uso excessivo da Internet, como a sociedade contemporânea pode promover um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline, especialmente entre os jovens?

QUESTION 6:

Discuta estratégias e abordagens que podem ser adotadas para prevenir a dependência da Internet e promover um estilo de vida mais equilibrado e consciente.

Saiba Mais:

Assista ao vídeo sobre estratégias para melhorar sua leitura e depois discuta sobre as dicas de segurança na internet apresentadas no vídeo. Tem alguma dica que você acha interessante e que não foi mencionada no vídeo?

Canal Teacher Sueidy Lourencio; https://www.youtube.com/watch?v=wG59fQL-i5E , acesso em 20, Mai. 2022.

Autoria:Profª Drª Sueidy Lourencio
Formação:Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(EF08LI01-A) Apontar e usar recursos linguísticos para evitar e/ou resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações sobre sonhos e projetos pessoais e profissionais sobre o futuro, por meio de paráfrase ou justificativas
Referencial TeóricoInternet Safety Tips: https://www.snbsd.com/about/online-safety-guide , acessado em 15, Mai. 22

Disponível em Liverworksheets: https://www.liveworksheets.com/bk97092zs , acesso 17, Mai. 2022.