Esta proposta de atividade de Língua Inglesa com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Leia o texto abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
The Internet: a friend or an enemy?
The Internet is an important part of our life now. It helps students a lot in
their studying. you don’t need to go to the library to get a book for your
literature lesson. There are many sites where you can find a necessary e-book.
If you are going to make a school project you can surf the net and get
information on any topic. Doing shopping, booking tickets, watching popular
clips, sharing interesting ideas, communicating, downloading music are the
things you can do online. Can you live without the Internet? It seems you can do everything in the net. But is it good to spend too much time in the internet?
For today’s teenagers there is practically no line between online and real world communication. They chat online, make friends online, fall in love online, in
fact, they live online! The children become Internet – addicted. Internet
addiction is a disease, and every disease has its symptoms.
There are some symptoms of Internet addiction:
- spending too much time in the Internet
- having problems with doing homework because you ae online
- isolation from family and friends,
- feeling happy while you are online an being upset when you are offline
So, if you are going camping with your friends isntead of killing computer
monsters online, you are surely making the right choice!
QUESTION 1
De acordo com o texto:
a) A internet é algo bom
b) A internet é algo ruim
c) A internet tem o lado bom e o ruim
d) A internet só tem o lado ruim
QUESTION 2
O lado negativo de usar a internet é:
a) Você pode conseguir qualquer informação que você quiser
b) Você pode passar o dia todo navegando na internet
c) Você pode compartilhar suas ideias na internet
d) A internet priva seu tempo real
QUESTION 3
Cite três sintomas do vício na internet?
- _______________________________________________
- _______________________________________________
- _______________________________________________
QUESTION 4
Qual atividade da Internet não é mencionada no texto:
a) Reserva de passagens
b) Comprar um e-book
c) Comprar coisas online
d) Cozinhar com a ajuda de cursos online
QUESTION 5
Considerando os benefícios e os potenciais efeitos negativos do uso excessivo da Internet, como a sociedade contemporânea pode promover um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline, especialmente entre os jovens?
QUESTION 6:
Discuta estratégias e abordagens que podem ser adotadas para prevenir a dependência da Internet e promover um estilo de vida mais equilibrado e consciente.
Saiba Mais:
Assista ao vídeo sobre estratégias para melhorar sua leitura e depois discuta sobre as dicas de segurança na internet apresentadas no vídeo. Tem alguma dica que você acha interessante e que não foi mencionada no vídeo?
Autoria: | Profª Drª Sueidy Lourencio |
Formação: | Letras: Português/Inglês – Doutorado em Educação |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidade: | (EF08LI01-A) Apontar e usar recursos linguísticos para evitar e/ou resolver mal-entendidos, emitir opiniões e esclarecer informações sobre sonhos e projetos pessoais e profissionais sobre o futuro, por meio de paráfrase ou justificativas |
Referencial Teórico | Internet Safety Tips: https://www.snbsd.com/about/online-safety-guide , acessado em 15, Mai. 22 Disponível em Liverworksheets: https://www.liveworksheets.com/bk97092zs , acesso 17, Mai. 2022. |