Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 17/11/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NA AULA DE HOJE VAMOS VER VAMOS VER O QUE É UMA FÁBULA, SUAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO, COM A TEMÁTICA – FABLES
OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS! NA AULA DE HOJE VAMOS LER UMA FÁBULA MUITO INTERESSANTE SOBRE UM LEÃO E O RATINHO. VAMOS VER O QUE É UMA FÁBULA, SUAS CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS.
CARACTERÍSTICAS DE FÁBULA NORMALMENTE TEXTO CURTO TEM A PRESENÇA DE UM NARRADOR COMUMENTE OS ANIMAIS FALAM E SE COMPORTAM COMO SERES HUMANOS TEM SEMPRE A MORAL DA HISTÓRIA NO FINAL | OBJETIVO DA FÁBULA O OBJETIVO DA FÁBULA É PASSAR UMA LIÇÃO DE VIDA, UM ENSINAMENTO E COM CERTEZA DIVERTIR E EMOCIONAR O LEITOR! |
E ENTÃO, GOSTOU DE VER UM POUQUINHO SOBRE FÁBULAS? VAMOS LER AGORA A FÁBULA DO LEÃO E DO RATINHO.
A LION, TIRED FROM SO MUCH HUNTING, WAS QUIETLY SLEEPING IN THE FOREST.
(UM LEÃO, CANSADO DE TANTO CAÇAR, DORMIA TRANQUILAMENTE NA FLORESTA).
SUDDENLY SOME MICE CAME TO WALK ABOVE HIM AND HE WAKES UP.
DE REPENTE VIERAM ALGUNS RATINHOS PASSEAR EM CIMA DELE E ELE ACORDOU.
ALL MANAGED TO RUN AWAY, BUT ONE, WHICH THE LION TRAPPED UNDER HIS PAW.
TODOS CONSEGUIRAM FUGIR, MENOS UM, QUE O LEÃO PRENDEU EMBAIXO DA SUA PATA.
“PLEASE DON’T EAT ME!” BEGGED THE POOR MOUSE. “PLEASE LET ME GO AND SOME DAY I WILL REPAY YOU”, THE LION LAUGHED!! HOW COULD A TINY MOUSE EVER HELP HIM? BUT HE WAS KIND AND FINALLY LET THE MOUSE GO!
POR FAVOR NÃO ME DEVORE! IMPLOROU O PEQUENO RATINHO. SE VOCÊ ME DEIXAR IR UM DIA EU POSSO LHE RETRIBUIR ESSE FAVOR! O LEÃO DEU UMA RISADA BEM ALTA!! COMO UM RATINHO DAQUELE PODERIA AJUDÁ – LO ALGUM DIA? MAS O LEÃO FOI BONZINHO E DEIXOU O RATINHO IR EMBORA..
SOME TIME LATER, THE LION WAS STUCK IN THE NET OF SOME HUNTERS. HE COULDN’T LET HIM UP, AND EVERYONE IN THE FOREST HEARD HIS HOWLS OF ANGER.
ALGUM TEMPO DEPOIS, O LEÃO FICOU PRESO NA REDE DE UNS CAÇADORES. NÃO CONSEGUIA SE SOLTAR, E TODOS NA FLORESTA OUVIAM SEUS URROS DE RAIVA.
SO THE MOUSE CAME ALONG WITH ITS SHARP TEETH, GNAWED AT THE STRINGS AND RELEASED THE LION.
NISSO APARECEU O RATINHO COM SEU DENTES AFIADOS, ROEU AS CORDAS E SOLTOU O LEÃO.
“YOU LAUGHED WHEN I SAID I WOULD REPAY YOU”, SAID THE MOUSE. “NOW YOU SEE THAT EVEN A MOUSE CAN HELP A LION”.
VOCÊ SORRIU QUANDO EU DISSE QUE EU IRIA TE RETRIBUIR O FAVOR”. DISSE O RATINHO. “AGORA VOCÊ VIU QUE ATÉ UM RATINHO PODE AJUDAR UM LEÃO”
AND ALL THE ANIMALS IN THE FOREST WERE AWESOME WITH THE COURAGE OF THE MOUSE!
E TODOS OS ANIMAIS DA FLORESTA FICARAM ADMIRADOS COM A CORAGEM DO RATINHO!
AND THE LION AND THE MOUSE BECAME THE BEST FRIENDS FOREVER AND EVER!
E O LEÃO E O RATINHO SE TORNARAM OS MELHORES AMIGOS PARA SEMPRE!!
MORAL DA HISTÓRIA:
UMA BOA AÇÃO SEMPRE LEVA A OUTRA BOA AÇÃO!!
ENTÃO, VOCÊ GOSTOU DE CONHECER MAIS UM POUQUINHO DAS FÁBULAS? GOSTOU TAMBÉM DA FÁBULA DO LEÃO E DO RATINHO? AGORA NÓS VAMOS VER UM VÍDEO SOBRE CURIOSIDADES DOS LEÕES, QUE É UM DOS PERSONAGENS DA NOSSA FÁBULA DE HOJE.
ATIVIDADE 1
CRIE SUA UMA MORAL DA HISTÓRIA PARA ESSA FÁBULA QUE ACABAMOS DE VER!!
ATIVIDADE 2
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidade estruturante /Habilidades complementares
(GO-EF03LI08) Identificar recursos linguísticos em textos escritos e multimodais, sobre animais selvagens para desenvolver a habilidade leitora.
(GO-EF03LI20) Agrupar animais selvagens de acordo com suas classificações, utilizando suas características comuns e singulares, para ampliar o repertório linguístico.