You are currently viewing Língua Inglesa – Environment (Meio Ambiente)

Língua Inglesa – Environment (Meio Ambiente)

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Foi criado durante uma Conferência organizada pela Organização das Nações Unidas, no dia 5 de junho de 1972, com o objetivo de chamar a atenção da população mundial sobre os problemas ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e seus recursos naturais.

Nesta conferência foram discutidos princípios importantes acerca da política ambiental, aspectos e impactos negativos das ações humanas em interação com o meio ambiente, bem como o acentuado crescimento da degradação e problemas ambientais. 

Um grave problema ambiental é o uso indiscriminado do plástico. Veja a seguir uma reportagem do Greenpeace que fala sobre isso.

Disponível em: https://www.greenpeace.org/international/campaigns/toolkit-plastic-free-future/  > Acesso em 14/11/2023

Questão 1

Do you know some songs about the environment? I suggest you play the song “Heal the World” – Michael Jackson, you can search on YouTube. (Você conhece alguma música sobre o Meio ambiente? Eu sugiro que você toque a música “Heal the world” – Michael Jackon, você pode pesquisar no YouTube.)

  • The song says:

“Heal the world

Make it a better place

For you and for me, and the entire human race…”

  • How can you heal the world and make it a better place? Write three pieces of advice to help heal the world. (Como você pode curar o mundo e torná-lo um lugar melhor? Escreva três conselhos para ajudar a curar o mundo.)

Questão 2

We studied about renewable and non-renewable energies.Check the example of renewable energy:

(Estudamos sobre energias renováveis e não renováveis. Marque o exemplo da energia renovável:)

(a) Petroleum.

(b) Natural gas.

(c) Solar energy.

(d) Mineral coal.

Questão 3

We studied about renewable and non-renewable energies.Check the example of non-renewable energy:

(Estudamos sobre energias renováveis e não renováveis. Marque o exemplo da energia renovável:)

(a) Solar energy.

(b) Wind power.

(c) Biomass.

(d) Nuclear energy.

Questão 4

Read the text below about Plastic. Then answer the questions: (Leia o texto abaixo sobre Plástico. Então responda as perguntas:)

a) According to the text, where can we find plastic?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

b) How long did it take for plastic to be in every nook and cranny of the planet?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

c) How do you think plastic can offer us an incredible opportunity to act?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

d) Find three words in the text that you don’t know the meaning of and search in the dictionary. Write the meanings below:

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Questão 5

Circle the pictures that represents each kind of energy: (Circule as figuras que representam cada tipo de energia:)

  

Questão 6

Draw or cut and glue pictures that represent 5 steps to save the planet: (Desenhe ou recorte e cole figuras que representam 5 passos para salvar o planeta:)

1- Put the rubbish in the bin.  

2- Turn the light off.

3- Respect and take care of your pets.

4- Don’t waste water.

5- Use the car less. Ride your bike.

Let’s play

Vamos brincar e descobrir o quanto você sabe sobre o meio ambiente? Acesse o link abaixo, aprenda, pesquise se necessário  e divirta-se!

Disponível em: https://www.canva.com/design > acesso em 21, jul. 2022

Disponível em: https://view.genial.ly/60a3b51b45fba50da6cd6d2d/interactive-content-quiz-sustainability-and-the-environment > acesso em 22, jul. 2022

Saiba mais

Hoje aprendemos muito sobre o meio ambiente, vamos relembrar o que são energias renováveis e não renováveis e seus vocabulários em inglês. Acessem o vídeo a seguir:

Disponível em: https://www.canva.com/design > acesso em 21, jul. 2022

Canal da Teacher Dri. “Renewable and non renewable energy”. Disponível em: https://youtu.be/8GnOvLSv6rY > acesso em 22, jul. 2022

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidade:(GO-EF05LI01) Participar de interações orais sobre informações ambientais, palavras relacionadas ao meio ambiente, problemas ambientais, para promover integração social.
(GO-EF05LI02) Compreender instruções orais, Don’t throw the garbage in the river. / Preserve the nature./ Don’t cut the trees, que organizam as atividades desenvolvidas em sala de aula, para interagir em língua inglesa com seus pares.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 14/11/2023.

GREENPEACE. Greenpeace (org.). Toolkit for a Plastic-Free Future. Disponível em: https://www.greenpeace.org/international/campaigns/toolkit-plastic-free-future/ . Acesso em: 14 nov. 2023.