You are currently viewing Língua Inglesa – Discovering types of food

Língua Inglesa – Discovering types of food

Esta proposta de atividade de Língua Inglesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais


Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFwJt7EuRs/WF8Ae53-CptQiFD0rv2VrA/edit?utm_content=DAFwJt7EuRs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/10/2023

Descobrindo os tipos de alimentos

Você sabia que existem três tipos de alimentos? In natura, processados e ultraprocessados.

Alimentos In Natura: Esses alimentos são os mais naturais que podemos encontrar. Eles vêm diretamente da natureza, como frutas, legumes, carne fresca, ovos e leite. São saudáveis e cheios de nutrientes que nosso corpo precisa para crescer e se manter forte.

Alimentos Processados: Esses alimentos passam por algumas mudanças, como cortes, secagem ou congelamento, mas ainda são parecidos com os alimentos in natura. Exemplos incluem arroz, farinha e legumes em conservas. Eles são bons para nós, desde que não tenham muitos aditivos ou açúcares adicionados.

Alimentos Ultraprocessados: Estes são os menos saudáveis. Eles passam por muitos processos, adicionando ingredientes artificiais, açúcares e gorduras ruins. Fast-food, salgadinhos e refrigerantes são exemplos. Eles podem ser saborosos, mas devemos comer com moderação, pois podem causar problemas de saúde.

Lembrando sempre que quanto mais comemos alimentos in natura e menos ultraprocessados, mais saudáveis seremos. Cuide do seu corpo, escolhendo alimentos que o deixem feliz e saudável!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFvxLeDGzU/IZ4p6TrxCCFGhw4LOAWE3A/edit?utm_content=DAFvxLeDGzU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/10/2023

Obs.: Quer conhecer um pouco mais? Este texto encontra-se também traduzido para a língua inglesa. Basta clicar no botão: BAIXE O TEXTO

Questão 1

What is an example of natural food? 

(Qual é um exemplo de alimento natural?)

(a) Canned vegetables 

(b) Fast food 

(c) Fresh meat 

(d) Soda

Questão 2

Which type of food should we eat in moderation because it can cause health problems? 

(Que tipo de alimento devemos comer com moderação porque pode causar problemas de saúde?)

(a) Natural foods 

(b) Processed foods 

(c) Ultra-processed foods 

(d) Fruits

Questão 3

What is the main difference between processed foods and ultra-processed foods? 

(Qual é a principal diferença entre alimentos processados e alimentos ultraprocessados?)

(a) Processed foods have artificial ingredients. 

(b) Ultra-processed foods are the healthiest option. 

(c) Processed foods are always sweet. 

(d) Ultra-processed foods are natural.

Questão 4

Why is it important to choose natural foods over ultra-processed foods for a healthy diet?

(Por que é importante escolher alimentos naturais em vez de ultraprocessados para uma alimentação saudável?)

Questão 5

Color the natural foods:

(Pinte as comidas naturais:)

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFwU2r-_vo/asjAy8dvKqV0L_caK4A_yA/edit?utm_content=DAFwU2r-_vo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/10/2023

Questão 6

How can you encourage your friends or family to make better food choices? 

(Como você pode incentivar seus amigos ou familiares a fazerem melhores escolhas alimentares?)

Let’s Play

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFvxLeDGzU/IZ4p6TrxCCFGhw4LOAWE3A/edit?utm_content=DAFvxLeDGzU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 06/10/2023.

https://wordwall.net/resource/598704
Disponível em: https://wordwall.net/resource/598704 > Acesso em 06/10/2023.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular : Língua Inglesa
Habilidades:(GO-EF04LI06) Distinguir as diferenças entre comidas sau-dáveis, health food, e não saudáveis, junk food, para refle-tir sobre hábitos alimentares saudáveis.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt. Acesso em 02/10/2023.
DESCONHECIDO (Boston- Usa). Harvard University (ed.). The Nutrition Source: processed foods and health. Processed Foods and Health. 2023. Disponível em: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/processed-foods/#:~:text=Processed%20foods%20derive%20from%20either,readily%20eaten%20without%20further%20preparation. Acesso em: 02 out. 2023.
BRASIL. Eduardo Alves Melo. Ministério da Saúde (ed.). Guia Alimentar para a População Brasileira. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view. Acesso em: 03 out. 2023.