You are currently viewing Língua Inglesa: Cognates in English

Língua Inglesa: Cognates in English

Esta proposta de atividade de INGLÊS é destinada aos estudantes do 5º Período do Ensino Fundamental.

Cognates

Cognates unite us,

English and Portuguese,

Words that sound the same,

Our languages in harmonious peace.

Cognatos nos unem,

Inglês e Português em um só som,

Palavras parecidas e irmãs,

Nossos idiomas em perfeita comunhão.

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFiuu-fR78/nCTX0isJSpN2org5hEu7ZQ/edit , acesso em 10, Abr. 2023

Leia o peoma abaixo e responda as questões sobre o mesmo:

Cognates 

Cognates unite us,

English and Portuguese,

Words that sound the same,

Our languages in harmonious peace.

A simple glance,

And we understand,

“Music”, “hotel”, “chocolate”,

In both tongues, they stand.

“Telefone”, “animal”,

“Universidade”, “fantástico”,

These cognates are bridges,

Connecting us, linguistically romantic.

Through these shared words,

Our cultures intertwine,

From Lisbon to London,

A bond that forever will shine.

So let us celebrate,

The beauty of our common tongue,

For in these cognates,

Our friendship will forever belong.

 QUESTION 1

O que são cognatos?

A) Palavras que têm o mesmo som em diferentes idiomas

B) Palavras que são escritas da mesma forma em diferentes idiomas

C) Palavras que têm significados diferentes em diferentes idiomas

D) Palavras que são usadas apenas em um idioma

 QUESTION 2

Como os cognatos conectam o inglês e o português?

A) Ao soar igual em ambos os idiomas

B) Ao serem escritos da mesma forma em ambos os idiomas

C) Por terem significados diferentes em ambos os idiomas

D) Por serem únicos para o inglês e o português

 QUESTION 3

Qual é a importância dos cognatos no poema?

A) Eles mostram as semelhanças entre o inglês e o português

B) Eles destacam as diferenças entre o inglês e o português

C) Eles demonstram a complexidade de aprender um novo idioma

D) Eles não são significativos para o poema

 QUESTION 4

Qual é o tom do poema?

A) Sério

B) Brincalhão

C) Triste

D) Zangado

 QUESTION 5

De acordo com o poema, o que os cognatos fazem?

A) Eles criam barreiras entre idiomas

B) Eles tornam difícil a comunicação em diferentes idiomas

C) Eles facilitam a comunicação entre idiomas

D) Eles não têm impacto na comunicação linguística

QUESTION 6

Encontre os seguintes cognatos na cruzadinha abaixo:

 QUESTION 7

Faça uma lista de 10 palavras cognatas:

  1. ___________________________________
  2. ___________________________________
  3. ___________________________________
  4. ___________________________________
  5. ___________________________________
  6. ___________________________________
  7. ___________________________________
  8. ___________________________________
  9. ___________________________________
  10. ___________________________________

Autoria:Sueidy Ferreira Lourencio
FormaçãoLetras Português/Inglês
Componente Curricular:Língua Inglesa
Habilidades:(EF06LI04-A) (Re)Conhecer as palavras cognatas, as pistas do contexto discursivo
e as variações linguísticas, identificando semelhanças e diferenças na pronúncia
das palavras em textos orais, para compreender e interpretar textos.
Referencial Teórico:BRUNI, Cristiana. English Adventure. 1. ed. v. 1. Harlow: Pearson Education Limited, 2017.
MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018.
KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018.