Esta proposta de atividade de INGLÊS é destinada aos estudantes do 5º Período do Ensino Fundamental.
Cognates
Cognates unite us,
English and Portuguese,
Words that sound the same,
Our languages in harmonious peace.
Cognatos nos unem,
Inglês e Português em um só som,
Palavras parecidas e irmãs,
Nossos idiomas em perfeita comunhão.
Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFiuu-fR78/nCTX0isJSpN2org5hEu7ZQ/edit , acesso em 10, Abr. 2023
Leia o peoma abaixo e responda as questões sobre o mesmo:
Cognates
Cognates unite us,
English and Portuguese,
Words that sound the same,
Our languages in harmonious peace.
A simple glance,
And we understand,
“Music”, “hotel”, “chocolate”,
In both tongues, they stand.
“Telefone”, “animal”,
“Universidade”, “fantástico”,
These cognates are bridges,
Connecting us, linguistically romantic.
Through these shared words,
Our cultures intertwine,
From Lisbon to London,
A bond that forever will shine.
So let us celebrate,
The beauty of our common tongue,
For in these cognates,
Our friendship will forever belong.
QUESTION 1
O que são cognatos?
A) Palavras que têm o mesmo som em diferentes idiomas
B) Palavras que são escritas da mesma forma em diferentes idiomas
C) Palavras que têm significados diferentes em diferentes idiomas
D) Palavras que são usadas apenas em um idioma
QUESTION 2
Como os cognatos conectam o inglês e o português?
A) Ao soar igual em ambos os idiomas
B) Ao serem escritos da mesma forma em ambos os idiomas
C) Por terem significados diferentes em ambos os idiomas
D) Por serem únicos para o inglês e o português
QUESTION 3
Qual é a importância dos cognatos no poema?
A) Eles mostram as semelhanças entre o inglês e o português
B) Eles destacam as diferenças entre o inglês e o português
C) Eles demonstram a complexidade de aprender um novo idioma
D) Eles não são significativos para o poema
QUESTION 4
Qual é o tom do poema?
A) Sério
B) Brincalhão
C) Triste
D) Zangado
QUESTION 5
De acordo com o poema, o que os cognatos fazem?
A) Eles criam barreiras entre idiomas
B) Eles tornam difícil a comunicação em diferentes idiomas
C) Eles facilitam a comunicação entre idiomas
D) Eles não têm impacto na comunicação linguística
QUESTION 6
Encontre os seguintes cognatos na cruzadinha abaixo:
QUESTION 7
Faça uma lista de 10 palavras cognatas:
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
- ___________________________________
Autoria: | Sueidy Ferreira Lourencio |
Formação | Letras Português/Inglês |
Componente Curricular: | Língua Inglesa |
Habilidades: | (EF06LI04-A) (Re)Conhecer as palavras cognatas, as pistas do contexto discursivo e as variações linguísticas, identificando semelhanças e diferenças na pronúncia das palavras em textos orais, para compreender e interpretar textos. |
Referencial Teórico: | BRUNI, Cristiana. English Adventure. 1. ed. v. 1. Harlow: Pearson Education Limited, 2017. MAKAR, Barbara W. Primary Phonics. 1. ed. Chicago: Modern Curriculum Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 1. Oxford: Oxford University Press, 2018. KOUSTAFF, Lesley. Oxford Discover. 2. ed. v. 2. Oxford: Oxford University Press, 2018. |