You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – Atividades realizadas no cotidiano!

LÍNGUA INGLESA – Atividades realizadas no cotidiano!

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20//09/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na aula de hoje, retomamos alguns conceitos gramaticais referentes ao tempo verbal presente e, que podem ser observados em ações do nosso cotidiano!

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Simple Present!

LÍNGUA INGLESA | 6º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: THIAGO MORAIS

Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Espero que sim! Por aqui tudo certo! Eu sou o professor Thiago Morais e estou aqui com mais uma aula de Língua Inglesa para o 6o ano. Let´s start?!

Durante o semestre passado, tivemos a oportunidade de aprender alguns conceitos e conteúdos bem importantes e pontuais da Língua Inglesa. Aprendemos a nos comunicar em situações do cotidiano, em lugares públicos como restaurantes, aprendemos também a como nos apresentar em Inglês, bem como pontuamos alguns tópicos gramaticais que dão base às estruturas e que ajudam a fortalecer nosso conhecimento da língua.

Para esse retorno, gostaria de recapitular um desses tópicos gramaticais que é o Simple Present (Presente Simples), aliado às situações do cotidiano. Por fim, deixarei alguns exemplos e exercícios para que vocês possam praticar. Vamos começar?! Para início de conversa, observe essas imagens e frases a seguir!

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/trabalhando-mulheres-de-neg%c3%b3cios-1219889/

She works every day.

(Ela trabalha todos os dias.).

Nesta frase, o tempo verbal indica uma rotina.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/pessoas-futebol-est%c3%a1dio-multid%c3%a3o-1284253/

In Brazil people love soccer.

(No Brasil as pessoas amam futebol.).

Nesta frase, o tempo verbal indica uma verdade.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/filho-nata%c3%a7%c3%a3o-garoto-garotinho-1850153/

Sam swims on Saturday.

(Sam nada nos sábados.).

Nesta frase, novamente o tempo verbal indica uma rotina.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/garota-guarda-chuva-chuva-parque-1438138/

It rains a lot in May.

(Chove muito em maio.).

Nesta, frase, novamente observamos o uso do tempo verbal no sentido de verdade absoluta.

O Simple Present é formado a partir do verbo principal, sem a partícula to e, na terceira pessoa do singular, este verbo principal recebe o acréscimo de –s.

Observe na tabela abaixo:

I work
You work
He works
She works
It works
We work
You work
They work

Eu trabalho
Tu trabalhas
Ele trabalha
Ela trabalha
Ele/Ela trabalha
Nós trabalhamos
Vós trabalhais
Eles/Elas trabalham

Dessa forma, devemos nos atentar para outras particularidades existentes quanto ao uso dos verbos principais.

1) A regra geral para os verbos principais é somente o acréscimo da partícula –s ao seu final. Vejamos alguns exemplos:

work – works

talk – talks

dance – dances

write – writes

2) Os verbos terminados em –s, –sh, –ch, –x, –o, –z, recebem ao seu final o acréscimo de –es. Observe os exemplos.

watch – watches

wash – wahses

go – goes

fix – fixes

3) Devemos ter um cuidado especial aos verbos terminados em –y. Aos verbos terminados em –y precedidos de vogais, usamos a regra geral, ou seja, somente acrescentamos ao final do verbo a partícula –s, conforme podemos observar nos exemplos a seguir.

play – plays

say – says

enjoy – enjoys

4) Já aos verbos terminados em –y e precedidos de consoante, devemos eliminar o –y do verbo e, após isso, acrescentar a partícula –ies. Observe.

study – studies

try – tries

cry – cries

5) E, por fim, falemos do verbo to have. O verbo have tem a como sua forma na terceira pessoa do singular has.

He/she/it has

I/you/we/they have

Agora é a sua vez de praticar!!

1. Complete as frases abaixo com o Simple Present dos verbos principais indicados entre parênteses.

a) Paula ___________ (go) shopping with her mom. (Paula vai às compras com a mãe dela).

b) The students _____________ (use) dictionaries in classroom. (Meus alunos usam dicionário na sala de aula).

c) I and my friends (study) ____________ English every night. (Eu e meus amigos estudamos Inglês toda noite).

d) My class __________ (finish) at six pm. (Minha aula acaba as 6:00 da tarde).

e) Robert ____________ (like) pop music. (Robert gosta de música pop).

That´s all for today, students! See you next class! Bye bye! 🙂

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.

(EF06LI17-A) Utilizar recursos linguísticos referentes a temas familiares, escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita.