Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 20//09/2021 (Segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje, retomamos alguns conceitos gramaticais referentes ao tempo verbal presente e, que podem ser observados em ações do nosso cotidiano!
Assista a videoaula abaixo, com a temática – Simple Present!
Hello students, how are you? Tudo bem com vocês? Espero que sim! Por aqui tudo certo! Eu sou o professor Thiago Morais e estou aqui com mais uma aula de Língua Inglesa para o 6o ano. Let´s start?!
Durante o semestre passado, tivemos a oportunidade de aprender alguns conceitos e conteúdos bem importantes e pontuais da Língua Inglesa. Aprendemos a nos comunicar em situações do cotidiano, em lugares públicos como restaurantes, aprendemos também a como nos apresentar em Inglês, bem como pontuamos alguns tópicos gramaticais que dão base às estruturas e que ajudam a fortalecer nosso conhecimento da língua.
Para esse retorno, gostaria de recapitular um desses tópicos gramaticais que é o Simple Present (Presente Simples), aliado às situações do cotidiano. Por fim, deixarei alguns exemplos e exercícios para que vocês possam praticar. Vamos começar?! Para início de conversa, observe essas imagens e frases a seguir!
She works every day.
(Ela trabalha todos os dias.).
Nesta frase, o tempo verbal indica uma rotina.
In Brazil people love soccer.
(No Brasil as pessoas amam futebol.).
Nesta frase, o tempo verbal indica uma verdade.
Sam swims on Saturday.
(Sam nada nos sábados.).
Nesta frase, novamente o tempo verbal indica uma rotina.
It rains a lot in May.
(Chove muito em maio.).
Nesta, frase, novamente observamos o uso do tempo verbal no sentido de verdade absoluta.
O Simple Present é formado a partir do verbo principal, sem a partícula to e, na terceira pessoa do singular, este verbo principal recebe o acréscimo de –s.
Observe na tabela abaixo:
I work You work He works She works It works We work You work They work | Eu trabalho Tu trabalhas Ele trabalha Ela trabalha Ele/Ela trabalha Nós trabalhamos Vós trabalhais Eles/Elas trabalham |
Dessa forma, devemos nos atentar para outras particularidades existentes quanto ao uso dos verbos principais.
1) A regra geral para os verbos principais é somente o acréscimo da partícula –s ao seu final. Vejamos alguns exemplos:
work – works
talk – talks
dance – dances
write – writes
2) Os verbos terminados em –s, –sh, –ch, –x, –o, –z, recebem ao seu final o acréscimo de –es. Observe os exemplos.
watch – watches
wash – wahses
go – goes
fix – fixes
3) Devemos ter um cuidado especial aos verbos terminados em –y. Aos verbos terminados em –y precedidos de vogais, usamos a regra geral, ou seja, somente acrescentamos ao final do verbo a partícula –s, conforme podemos observar nos exemplos a seguir.
play – plays
say – says
enjoy – enjoys
4) Já aos verbos terminados em –y e precedidos de consoante, devemos eliminar o –y do verbo e, após isso, acrescentar a partícula –ies. Observe.
study – studies
try – tries
cry – cries
5) E, por fim, falemos do verbo to have. O verbo have tem a como sua forma na terceira pessoa do singular has.
He/she/it has
I/you/we/they have
ATIVIDADE
Agora é a sua vez de praticar!!
- Complete as frases abaixo com o Simple Present dos verbos principais indicados entre parênteses.
a) Paula ___________ (go) shopping with her mom. (Paula vai às compras com a mãe dela).
b) The students _____________ (use) dictionaries in classroom. (Meus alunos usam dicionário na sala de aula).
c) I and my friends (study) ____________ English every night. (Eu e meus amigos estudamos Inglês toda noite).
d) My class __________ (finish) at six pm. (Minha aula acaba as 6:00 da tarde).
e) Robert ____________ (like) pop music. (Robert gosta de música pop).
That´s all for today, students! See you next class! Bye bye! 🙂
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Habilidades estruturantes
(GO-EF05LI16) Compartilhar suas atividades cotidianas, utilizando recursos linguísticos diversos, para interagir em língua inglesa em situações comunicativas.
(EF06LI17-A) Utilizar recursos linguísticos referentes a temas familiares, escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, para aprimorar interações discursivas por meio da oralidade e/ou escrita.