You are currently viewing Ler, ouvir e se divertir

Ler, ouvir e se divertir

Oi! Vamos aprender a importância da literatura em nosso  dia a dia e como podemos ler, ouvir e nos divertir ao  mesmo tempo. Vamos seguir juntos nessa viagem dentro  da literatura e de tudo que ela nos propicia? 


Atividade 1: 

Assista ao vídeo “A semente da honestidade”:

“A SEMENTE DA HONESTIDADE – História Contada” Canal:História Contada – https://www.youtube.com/watch?v=2TRh3Zf5-TA&feature=youtu.be

Após assistir ao vídeo reflita sobre a história e que mensagem ela quis nos passar.  Se possível reconte a história a outras pessoas que convivem com você, para que  elas também possam aprender sobre a importância da honestidade em nossa vida. Sugestão: 

Faça uma ilustração da história, mostrando as partes que você achou mais  interessante e lembre-se de nomear as personagens. Você poderá utilizar lápis de  escrever, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, caderno de desenho ou qualquer  outro papel que você possa desenhar. 

Atividade 2:

Acesse o link e leia a fábula: “A abelha e a formiga” – a honestidade.

Com muita diversão, vamos explorar novas experiências e mergulhar no mundo  dos livros e suas histórias? Contos escritos e orais (tradição oral). 

Sugestão 1 

– Agora que teve contato com os contos e já ouviu outras histórias de seus  familiares, que tal selecionar algumas e fazer um sarau (reunião com finalidade  literária) de histórias? Depois poderá fazer uma pizza de contos. – Como assim, professora? Acho que posso te ajudar. Sabe aquelas caixas de  pizzas? Pegue uma e vai colocando os contos que você ouviu e pesquisou até  formar uma pizza, que são seis, sete, oito pedaços. Você decide. Caso não tenha a caixa, faça apenas os recortes dos contos em formato de pizza e cole os pedaços  formando uma pizza de contos. 

Sugestão 2 

Um cabide como varal de poesias… Pegue um cabide faça uma decoração legal, à  sua maneira e cole os contos narrativos (fábulas, crônicas, contos de fadas e  outros…) 

Atividade 3: 

Narrativa musical (histórias que nos provocam uma ideia de continuidade, se  utilizando de expressões, movimentos dos corpos ou objetos). 

Clique no link abaixo e vamos ver, ouvir e brincar… 

“Como fazer ABC dos Copos” Canal:Palavra Cantada-https://www.youtube.com/watch?v=fFo1i8EIS74

Saiba Mais/  Referências: 

https://eraumavezumpodcast.com.br/o-rato-e-o-elefante-o grilo-e-as-formigas-a-raposa-e-o-corvo-o-ratinho/


Objeto de  ConhecimentoLeitura multissemiótica; Formação de leitor literário;  Formas de composição de narrativas;  Personagens, enredo, tempo e espaço;  Identificação nas narrativas de: cenário, personagem  central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista  de histórias narradas, foco narrativo;
Habilidades(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros  recursos gráficos (leitura multissemiótica). (EF15LP15-A/B/C) Reconhecer que os textos   literários fazem parte do mundo do imaginário e   apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento,   valorizando-os, em sua diversidade cultural, como   patrimônio artístico da humanidade, incluindo a   literatura goiana. 
(EF15LP02-C) Reconhecer o uso de recursos   expressivos gráficos-visuais, como caixa alta, negrito   itálico, caracteres especiais, fontes coloridas, sinais do texto,  demonstrando compreensão global. (EF35LP26) Ler e compreender, com certa  autonomia, narrativas ficcionais (contos, crônicas,  peças teatrais, entre outros…) observando os  elementos e a estrutura narrativa (enredo, tempo,  espaço, personagens, narrador) e a construção do  discurso indireto e discurso direto.  (GO-EF35LP39) Recontar textos narrativos ficcionais  após sua leitura e compreensão.  (EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após  escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados  em diferentes situações comunicativas.

Proponentes/  Professores:Ana Karla de Oliveira Luciane Moreira da Fonseca  Magda Rissatti Martins
Instituição  Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Zevera Andrea Vecci 
CREMaria Thomé Neto 

Ensino Fundamental -Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Experiências e Curiosidades