You are currently viewing Leitura de textos publicitários e de propaganda para identificar recursos de persuasão

Leitura de textos publicitários e de propaganda para identificar recursos de persuasão

Você vê muitas propagandas o tempo todo, certo? Mas você já percebeu que existem várias mensagens que vêm junto com a propaganda ou com o texto publicitário e que não estão tão explícitas assim? Essas mensagens têm como objetivo convencê-lo de que você precisa daquele produto ou então que você se encaixa no padrão de pessoas que usam esses produtos. Esses recursos persuasivos são utilizados em todas as línguas, incluindo a língua inglesa. Vamos aprender mais sobre isso?

Veja as imagens a seguir e, se necessário, pesquise no Google Tradutor (https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR), o que está sendo dito em cada um desses anúncios.

Imagens:

Fonte: https://www.canva.com/learn/clever-advertising/

Quais são os produtos que estão sendo anunciados? As duas propagandas se referem a carros de duas marcas bem conhecidas. A primeira propaganda mostra o super-herói Flash dirigindo um carro, passando a ideia de que o carro é mais veloz do que o próprio Flash. Já a segunda, trabalha com a ideia de que se você possuir o carro dessa marca, você terá acesso a todas as partes da sua cidade, ou seja, não haverá nenhum lugar em que você não poderá chegar, tanto literalmente quanto no sentido figurado.

Veja só o que está escrito em cada uma das propagandas:

1. A vehicle created for real speed experts.

2. The city is in your hands.

Agora, no seu caderno, escreva o significado dessas frases. Viu como a ideia de que, se você possuir algum desses carros, você se tornará uma pessoa bem vista se repete nas duas propagandas? Enquanto a primeira passa a ideia de que você será tão veloz e especialista em velocidade quanto um famoso super-herói, a segunda promete que você terá toda a sua cidade nas mãos.

Agora é a sua vez de analisar as propagandas a seguir. Pegue o seu caderno e escreva sua opinião sobre estes anúncios:

You either see the letter or the dog. Don’t text and drive.

Fonte: https://www.canva.com/learn/clever-advertising/

2. A dog makes your life happier. Adopt.

Fonte: https://www.canva.com/learn/clever-advertising/

Para Saber Mais:

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-propaganda-persuasao.htm

“A propaganda e a persuasão” – Site: Brasil Escola

https://www.canva.com/learn/clever-advertising/

“71 brilliant and inspirational ads that will change the way you think” – Site: Canva

“A publicidade da Coca-cola através dos tempos” – Site: M Design

OBJETO DE CONHECIMENTO
Recursos de persuasão: leitura de textos publicitários e de propaganda para identificar recursos de persuasão.
HABILIDADES (EF09LI05-A) Ler diversos textos publicitários e de propaganda para identificar recursos de persuasão, tais como escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras, utilizados nas mídias como elementos de convencimento.