You are currently viewing Língua Inglesa – Lavar as mãos salva vidas

Língua Inglesa – Lavar as mãos salva vidas

Olá! Seja bem-vindo ao portal Conexão Escola! Em arte, divulgada em perfil da Turma da Mônica no Instagram, o personagem “Cascão” de Maurício de Sousa entrou na campanha de prevenção contra o Coronavírus. Toda uma geração sabe muito bem que o Cascão morre de medo de água, mas, em prol da campanha de prevenção do novo coronavírus, o personagem do Maurício de Sousa enfrentou o seu trauma e decidiu lavar as mãos.


Atividade 1 – Interpretação visual e oral

Disponível em: https://www.instagram.com/p/B9sNWkzn2nB/?utm_source=ig_embed

A arte acima, uma tirinha divulgada no perfil oficial do Instagram da Turma da Mônica, mostra Cascão com os outros personagens em frente a uma pia. Em cima deles, em um balão lê-se: “Lavar as mãos salva vidas!”. Na legenda da imagem, o texto ressalta a importância do ato: “esta é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E como a transmissão acontece também por contato físico, quando as gotículas alcançam mucosas do olho, nariz e boca, o melhor é evitar beijos e abraços. Não é desprezo, é apenas proteção”.

E você? O que sabe sobre o coronavírus? O que tem feito para enfrentar e se proteger?


Atividade 2 – Interpretação visual e produção escrita

Assista ao vídeo “Coronavírus como se proteger – Turma da Mônica” no link a seguir:

“Coronavírus como se proteger – Turma da Mônica” – Canal: Clube Quadrinhos e Historinhas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=f_FLbFM0elI

Agora, a partir das informações apresentadas no vídeo, produza um pequeno texto em seu caderno, falando sobre os cuidados que devemos ter frente à pandemia do Coronavírus.


Atividade 3 – Vocabulary Covid-19

Assista  ao vídeo Peppa Pig Official Channel Wash Your Hands Song with Peppa Pig no link a seguir:

“Peppa Pig Official Channel 🤲 Wash Your Hands Song – Peppa Pig Songs” – Canal: Peppa Pig – Official Channel
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xeC1uexiGw

Agora, treine o Vocabulário em Língua Inglesa sobre “Prevenção ao coronavírus”

Expressões:     Lave as mãos  —— wash  your  hands

                        Use máscaras —–    wear masks

                        Álcool em gel ——    alcohol in gel

                        Fique em casa  —-    stay in home


Saiba Mais Referências:Para salvar o mundo – A turma do seu Lobato (Música infantil sobre o Coronavírushttps://youtu.be/a7tvNN12kLs
YOUTUBE, A turma do seu Lobato. Para Salvar o Mundo – A Turma do Seu Lobato (Música Infantil sobre o Coronavírus / COVID-19). 2020. Disponível em: <https://youtu.be/a7tvNN12kLs> Acessado em: 27 jun. 2020.
Jogos educativos sobre Coronavírus. Game: “Heróis da pandemia” https://heroisdapandemia.com.br
LIGA, Laboratório de Inovação de Games e Apps. Heróis da Pandemia. 2020. Disponível em: <https://heroisdapandemia.com.br> Acessado em: 27 jun. 2020.
Objeto de ConhecimentoLeitura de imagens em narrativas visuais;-Relação entre imagens e palavras em histórias em quadrinhos e tirinhas;-Compreensão em leitura: letras de canção e cantigas; situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto.-Repertório linguístico sobre o corpo humano em histórias curtas e músicas.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Língua Inglesa
Habilidades(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade.
(GO-EF02LI04) Compreender e recontar, em língua inglesa, histórias curtas e músicas com auxílio de imagens, sons, movimentos físicos e a língua materna, usando a língua inglesa em interações linguísticas referentes ao corpo humano.
Proponentes/ Professores:
Aldecy Carlos de França Júnior, Eva Venâncio Corrêa Figueredo, Itala Sandra França Sousa de Vasconcelos e Núbia Lourenço Arruda
Instituição Educacional:Escola Municipal Waterloo Prudente
CRE:Brasil Di Ramos Caiado