You are currently viewing Educação Física – Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular

Educação Física – Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre jogos e brincadeiras da cultura popular.

Quem aí nunca se divertiu na escola ou em casa brincando de corre cutia, passa anel, ciranda cirandinha, amarelinha ou pulando corda? Brincar, como é bom brincar, não é mesmo, criançada?!

E quem será que foram essas pessoas geniais que criaram os jogos e brincadeiras? Vamos assistir ao vídeo do Professor Luciano, da Escola Municipal Maria Clara Machado, daqui, da nossa Rede Municipal de Ensino de Goiânia para você saber como, onde e porque os jogos e brincadeiras foram criados.

“Jogos e brincadeiras da cultura popular” – Canal: Professor Luciano – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1-AlpUMclG8&feature=youtu.be

 Jogos e brincadeiras da cultura popular fazem parte da nossa história. Nunca devemos deixar de jogar e brincar, pois nos permite valorizar nossa origem, explorar o mundo de maneira espontânea e divertida, além de nós deixar mais criativos, inteligentes, atentos e respeitosos.

E você sabe porque falamos que essas brincadeiras são da cultura popular?

É porque é um conhecimento passado de geração em geração. Ou seja, as crianças mais velhas ensinam às mais novas, que por sua vez ensinarão às próximas gerações.

Agora é sua vez! Lá no vídeo o professor Luciano falou da atividade mamãe da rua. Converse com seus familiares sobre essa brincadeira, como seus responsáveis brincavam, como essa brincadeira era chamada e analisem se há diferenças de como eles brincavam e como você brinca hoje. Depois de conversarem é hora de brincar. Caso algum familiar tenha dificuldade de participar, planeje e utilize estratégias para resolver esse desafio. O importante é que todos participem. Use a criatividade e divirta-se! Ahhh! Quando terminarem de brincar, escreva em seu caderno, algumas palavras que explique como foi brincar de mamãe da rua com seus familiares.

Outra forma muito divertida de brincar, é através dos brinquedos cantados. Tenho certeza que você conhece o Alexandre e a Omelete, são professores aqui, da nossa Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Eles são maravilhosos não é mesmo?!? E é junto com eles, aí da sua casa, que você vai brincar com eles agora com o brinquedo cantado “A Bandinha e IP OP”. Se liga aí e divirta-se. 

“Brinquedos cantados – A bandinha e IP OP – Omelete e Alexandre” – Canal: Alexandre e Omelete, contadores de histórias. – Link: https://www.youtube.com/watch?v=UGiEHTRtJMs&feature=youtu.be

Conseguiu memorizar a ordem de todos os gestos? Achou difícil? Caso não tenha conseguido, não tem problemas, brinque outras vezes que tenho certeza que irá conseguir.

Vamos brincar mais um pouco? Continue aí com o Alexandre e a Omelete agora com o brinquedo cantado Uatatá.

“UATATÁ, Brinquedo cantado com Omelete e Alexandre” – Canal: Alexandre e Omelete, contadores de histórias – Link: https://www.youtube.com/watch?v=B13Or_eG3Vw&feature=youtu.be

Chegamos ao final da nossa atividade. Espero que você tenha gostado! Realizem as atividades solicitadas, e assim que possível, socialize com seu professor e seus colegas. E também brinquem, brinquem muito. Brincar é muito bom e faz muito bem para você.

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A/1º ano – Corpo, Expressão e Movimento

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres

Componente CurricularHabilidades
Educação Física(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.

(GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem.

(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.