You are currently viewing MATEMÁTICA – JOGO DE TRILHAS, NÚMEROS E OPERAÇÕES

MATEMÁTICA – JOGO DE TRILHAS, NÚMEROS E OPERAÇÕES

Esta aula foi veiculada na TV no dia 23/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Olá, pessoal!

Antes de começar nossa aula quero saber se vocês estão se protegendo e se cuidando nesse momento de pandemia?

Sim?!

Que bom! Parabéns e continuem assim!!

Não?

Cuidado! Nossa saúde sempre merece muita atenção!

Nossa aula de hoje é sobre o jogo de trilha e as várias possibilidades de aprendizado que ele possibilita.

Chame todos de sua casa para aprender e se divertir!

Agora você vai aprender a construir um jogo de trilha utilizando materiais reciclados.

“ARTES DE MAVI JOGO DA TRILHA” –  Canal: Diário de MaVi Santiago –  Link https://www.youtube.com/watch?v=iM842MfcHNQ&t=19s

Viu que é possível construir sua própria trilha e seu dado utilizando materiais reciclados?

O vídeo mostra a trilha feita em uma caixa de pizza, mas você pode utilizar qualquer pedaço de papel ou papelão para construir seu jogo.

Com essa ação, além de construir seu próprio jogo para se divertir e desenvolver várias habilidades importantes da Matemática, você ainda está contribuindo para diminuir o lixo e ajudar na preservação de nosso planeta.

Agora que você aprendeu a fazer a trilha, vamos aprender o JOGO DO CARA E COROA com a professora Alessandra Freitas.

VAMOS NESSA?

“JOGO DO CARA E COROA” –  Canal: Alessandra Carneiro de Freitas –  Link https://www.youtube.com/watch?v=1eFScDGw7DI

No JOGO DO CARA OU COROA apresentado pela professora Alessandra, em cada jogada serão  lançadas duas moedas.

Vejamos as possibilidades de jogadas:

Pense comigo…

Todos os resultados dos lançamentos das moedas dependem do acaso, já que não é possível saber com certeza como as moedas caíram em cada um dos lançamentos.

Mas é possível saber que há mais possibilidades do jogador andar 3 casinhas do que andar 1 casinha.

Agora….

De acordo com as regras do jogo é possível andar 2 casinhas?

Não!

É provável que o jogador ande 3 casinhas em duas rodadas seguidas?

Sim!

É possível um jogador ter vantagem sobre o outro?

Não, porque as chances de sair cara/cara, coroa/coroa ou cara/coroa dependem do acaso.

Nesse jogo virmos conceitos envolvendo o acaso, agora veremos outras possibilidades de diversão e aprendizado com o jogo de trilha.

Vejam como o professor Marcelo Santos usa o jogo de trilha para ensinar a operação de adição.

“Método de adição utilizando trilha numérica” – Canal: Marcelo Santos – Link:  https://www.youtube.com/watch?v=Qoqx17YJtfk

Agora que vocês viram as inúmeras possibilidades que o jogo de trilha oferece é sua vez de aproveitar as caixas, os papelões, os papeis de livros, jornais e revistas usadas para fazer suas trilhas, seus dados e seus registros.

É hora de aprender se divertindo e cuidando da natureza!!

ComponenteHabilidade
MATEMÁTICA(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1º ao 10º, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral
(EF01MA04-A) Utilizar a contagem oral nas brincadeiras, jogos e em situações nas quais as crianças reconhecem suas necessidades.
(EF01MA06-C) Utilizar fatos básicos da adição e subtração para a constituição de um repertório a ser utilizado na solução de problemas.
(EF01MA20-C) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como: acontecerá com certeza, talvez aconteça e é impossível acontecer, em tabelas e gráficos com situações modeladas, bem como do cotidiano.

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 1º ano

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:

“Jogo de trilhas – Ed Financeira e Empreendedorismo – E Fundamental – A Iniciais- Bl 1 – 23 nov 2020” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=3ntzN1M6B8Y&feature=youtu.be