You are currently viewing Educação Física – Jogo com copos- Fome e come e Escravos de Jó com copos

Educação Física – Jogo com copos- Fome e come e Escravos de Jó com copos

Olá, Você já ouviu falar sobre jogos e brincadeiras cantados? Existem vários tipos de jogos e brincadeiras, alguns utilizam bolas, cones, cordas e outros músicas. Podem ser em grupo ou individuais. O jogo cantado utiliza da música e ritmo na prática dos movimentos, fazendo com que seja ainda mais divertido e desafiador para os praticantes. Vamos conhecer um jogo cantado?


Atividade 1

O grupo palavra cantada fez uma música que se chama “Fome Come” e para acompanhar a música criaram um jogo de copos bem divertido. É uma apresentação que contribui para a percepção rítmica por meio do jogo musical com copos tendo ênfase na imitação e criação. Oferece a possibilidade também de exploração de timbre. Vamos ver?

Assista ao vídeo no link abaixo: 

“Palavra Cantada/Fome Come” canal :Palavra Cantada Oficial – https://www.youtube.com/watch?v=DrcO1Ojpn4Q

Viu que legal!? Agora que você assistiu ao vídeo, é hora de praticar! Você precisará de um copo e um espaço plano para colocá-lo.

Para essa atividade precisaremos de copos, podem ser reutilizados copos de requeijão ou descartáveis, não utilizar copos de vidro, uma ideia legal é que cada um crie seu copo, podendo pinta-lo ou desenhar nele.

Observe os movimentos para cada parte da música e tente acompanhar o grupo, Você pode brincar com algum amigo ou familiar como no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=zxqrCvIKGhY&ab_channel=Clara_

Fonte: Youtube, Brincadeira do copo – Música fome come, Canal ClaraPaula0102

Atividade 2

Aproveitando os copos da “Atividade 1” podemos fazer outra brincadeira cantada que é muito legal, ela se chama “Escravos de Jó”, você conhece?

A brincadeira canta a música do link abaixo, vamos aprendê-la.

“Escravos de Jó – Clipe Música Oficial – Galinha Pintadinha DVD 1” Canal: Galinha Pintadinha – https://www.youtube.com/watch?v=AJCVHKEohAg

Siga os seguintes passos abaixo para aprender a brincadeira.

Passo 1- Organizar um copo para cada participante

Passo 2- Aprender a letra da música

Passo 3- Observe a brincadeira no vídeo abaixo e pratique a movimentação

Escravos de Jó em copos

“Escravos de Jó em copos” Canal: Rosangela Lambert – https://www.youtube.com/watch?v=SmsGNOq0aho

Passo 4- Agora que você assistiu ao vídeo é só praticar, a brincadeira pode ser individual ou com algum familiar/amigo como no vídeo.

Convide a sua família para aprender essas brincadeiras! Divirta-se!


Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito, História, Valores, Regras
Habilidades(GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos,brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.(GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados.

Proponentes/ Professores:Márcia Regina Inácio Gonçalves
Instituição Educacional:Escola Padre Lima
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância -Turma E/5º ano – Corpo, Expressão e Movimento