You are currently viewing Importância histórica e artística dos “Cemitérios”
TAJ MAHAL Imagem de LoggaWiggler por Pixabay

Importância histórica e artística dos “Cemitérios”

Olá, estudante!
Esta aula está vinculada ao programa da TV no dia 16/10, sexta-feira, contemplando o eixo Experiências e Curiosidades. 
No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a programação quando desejar, acessando link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe!

Os cemitérios têm importância histórica e artística para as pessoas de uma determinada comunidade. Você já reparou nas diversas estátuas de cenas bíblicas, anjos e cruzes encontradas nesses lugares? Ou que os grandes monumentos históricos como as pirâmides no Egito e o Taj Mahal na Índia são na verdade construções funerárias?

Ao ir em um cemitério, você já deve ter percebido que os túmulos trazem diversas informações como a data de nascimento e morte da pessoa, assim como o nome da família. Esses dados podem ser utilizados pelo historiador para entender a dinâmica populacional de uma região no passado. Além disso, as diversas obras de arte que apareceram no programa de hoje, revelam outras informações, desde o gosto estético de uma determinada região e época, até crenças sobre a morte daquele povo.

Sobre os monumentos históricos:

O Taj Mahal é um mausoléu construído na Índia, entre 1632 e 1653, pelo imperador Shah Jahan para a sua esposa.

TAJ MAHAL – Imagem de LoggaWiggler por Pixabay

As Pirâmides servem como túmulo dos faraós egípcios.

PIRÂMIDES – Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Atividade 1

Existe uma forte ligação entre os cemitérios e a História. Em seu caderno de História, explique como esses locais podem ser uma importante fonte de pesquisa para historiadores e arqueólogos.

Atividade 2

Por fim, você conhece rituais funerários de povos de outras épocas? Escreva sobre isso também. Ou imagine como seria e conte numa história de uma página.


Ensino Fundamental – turmas F e G – Experiências e Curiosidades


ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
História
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico: Produção do saber histórico fontes e documentos históricos(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Componentes / Objetos do Conhecimento / Habilidades – DC GO