You are currently viewing Impactos do reservatório João Leite

Impactos do reservatório João Leite

Olá estudante! Como sabe, nós estamos no estado de Goiás e hoje você estudará sobre os impactos ambientais e sociais que a construção e manutenção do reservatório João Leite trouxe.

Atividade 1

Assista ao vídeo para começar a entender o que é uma bacia hidrográfica.

VÍDEO 1 – O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS? – Canal Agência das Bacias PCJ – YouTube

Clique no link abaixo e veja as bacias hidrográficas de Goiás, e depois no segundo link acesse e veja a Bacia do Rio Meia Ponte, tente lozalizar o reservatório João Leite.

1. https://www.ana.gov.br/aguas-no-brasil/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica/goias;

2. https://www.google.com/maps/place/RESERVATORIO+JO%C3%83O+LEITE/@-16.5663881,-49.2127903,15z/data=!4m2!3m1!1s0x0:0x14cfbfc527eb246f?sa=X&ved=2ahUKEwj02bXb_ZjrAhU8HLkGHck9AwgQ_BIwE3oECBQQCA

Atividade 2:

Como posso ajudar?

Vídeo Conscientização – Conexão Água – Canal Imago Produções Educativas – YouTube

Registro:

Agora escreva um texto sobre os impactos e como podemos auxiliar na preservação dos recursos hídricos.

Saiba Mais / Referências:

Política Nacional do Meio Ambiente. LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981. Clique aqui para acessar.

Museu do amanhã: Observatório do amanhã – Água: consumo, desperdício e desafios. Clique aqui para acessar.

Objeto de ConhecimentoRecursos hídricos e impactos ambientais: – bacia hidrográfica; reservatório; comunidades biológicas;
 Componente CurricularCiências
Habilidades(EF07CI07-A) Identificar as características do Cerrado, destacando seu predomínio em Goiás e seu potencial hídrico. (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam de suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração.
  Proponentes/ Professores:Eliana Kikue Kihara Nivia Custódio de Sá Ricardina Maria Lemos Trindade Tatiane Ribeiro de Santana Medeiros Victor Teodoro de Sousa
Instituição Educacional:Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo
CRE:Brasil Di Ramos Caiado