You are currently viewing Ciências da Natureza – Identidade genética: como ela é formada.

Ciências da Natureza – Identidade genética: como ela é formada.

Oi! Como vai você? Prepare-se para aprender muito, já que a hora da ciência chegou!

ATIVIDADE 1

Você sabia que a identificação dos cromossomos humanos é de grande importância para o diagnóstico e para a prevenção de muitas doenças hereditárias? Para compreender um pouco mais sobre os cromossomos e como funciona, assista ao vídeo e leia o texto abaixo:

O que é um Cromossomo? Como funciona?’’- canal NutriDiversidade – site Youtube
Texto: “As 10 doenças herdadas geneticamente” no site da UNIPACS

(I) – Após saber um pouco mais sobre os cromossomos, observe o quadro ao lado e responda em seu caderno:

a – O que é um cromossomo?
b – A espécie Humana apresenta quantos pares de cromossomos?
c – As características genéticas provêm dos pais, como foi explicado no vídeo; você sabe se recebeu mais genes da sua mãe ou mais genes do seu pai? Justifique a sua resposta, se baseando na sua aparência física, preferências e comportamento. Use o seu caderno para escrever a sua resposta.
d – Cite os três grupos de doenças hereditárias e exemplifique cada um deles.

ATIVIDADE 2

Na Atividade 1 você conheceu alguns conceitos sobre o que é o Material Genético e do que ele é constituído. Agora você assistirá à videoaula ‘’ Material Genético’’ para ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre esse assunto, que é bastante interessante!

Videoaula: ‘’Material Genético’’ – canal Enem Tube – site Youtube

A videoaula trouxe novas informações sobre o assunto de hoje…. chegou o momento de exercitar o que aprendeu!

(I) A transferência do material genético dos pais para os filhos só é possível graças à reprodução. Sabendo disso após assistir à videoaula, escreva em seu caderno os conceitos dos termos abaixo:

a) Fecundação:

b) Ovulação:

c) Zigoto:

d) Espermatozóide:

(II) Assim como todos os brasileiros, você é o resultado de várias ‘’misturas genéticas’’, já que seus ancestrais vieram de cidades e até mesmo de países distintos. Realize uma entrevista com os membros de sua família e descubra as suas origens. Como estamos em isolamento social, use ligações telefônicas e as redes sociais para realizar a sua pesquisa. Vá anotando os dados que conseguir e depois construa um texto bem legal em seu caderno relatando as suas descobertas.

Para Saber Mais:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-gameta.htm

(Texto: ‘’ O que é gameta?’’, por Vanessa Sardinha dos Santos – Disponível no site Brasil Escola).

Videoaula: ‘’Diferenças entre DNA e RNA’’ – canal NutriDiversidade – site Youtube

Videoaula: ‘’O que é DNA? Como funciona e quais as suas funções’’ – canal NutriDiversidade – site Youtube

OBJETO DE CONHECIMENTO: Formação de Gametas
HABILIDADE: (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ed. Ambiental e Saúde