You are currently viewing Língua Portuguesa – Humor e crítica presentes nos memes

Língua Portuguesa – Humor e crítica presentes nos memes

Olá! Hoje vamos aprender sobre como o gênero meme está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Você sabe o que é um meme?  Por que esse gênero atrai tanto as pessoas?   Você tem o hábito de compartilha-los nas redes sociais? Leia o material abaixo e acesse os links para enriquecer sua aprendizagem.

Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

 A primeira aparição do termo “meme” aconteceu no site http://www.memepool.com, criado em 1998 por Joshua Schachter (um dos criadores do del.icio.us). Jonah Peretti, que no começo dos anos 2000 teria criado junto com amigos o “Contagious Media Project“, onde fazia diversos testes virais. 

A partir disso, os memes passaram a ser identificados como uma produção que utiliza da criatividade para estabelecer o propósito comunicativo e estabelecer interações com os usuários por meio de imagens, figuras, fotografias, frases, palavras-chave ou qualquer outro elemento que apresente um conteúdo irônico ou humorístico que se propague ou se replique na rede. Fonte: universitag.wordpress.com/

Atividade 1:

Leia os textos a seguir, depois faça uma análise comparativa em torno desses dois textos expostos. Perceba que a relação entre a fotografia e a notícia se tornaram comuns em nosso cotidiano, assim como a popularização da internet que facilitou a propagação do meme e potencializou nossa percepção a partir de situações banais.

Texto A

Com postagens “fofíneas” e divertidas, que derretem até mesmo quem diz não gostar de bicho, a página do Facebook Catioro Reflexivo se tornou um sucesso na internet. Com quase cinco milhões de seguidores apenas no Facebook, a fanpage publica diariamente fotos dos pets e seus tutores, entre outras informações descontraídas ou que incentivam uma convivência harmoniosa entre os animais e as pessoas.

Texto B

Carlos Severino, cachorro querido entre universitários e vassourenses morre atropelado em Vassouras (RJ)

Um cachorro SRD (sem raça definida) conhecido como Carlos Severino, querido por universitários e vassourenses, morreu atropelado na noite desta segunda-feira (25), no centro da cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. De acordo com pessoas que presenciaram o acidente, o animal foi atropelado por uma camionete.

Disseram que momentos antes do ocorrido, Carlos foi visto por volta das 22:30h deitado no posto de combustível, quieto sem atrapalhar.

O cachorro tem uma página na rede social conhecida como “CARLAOUSS”. Ele divertia e alegrava a rotina dos estudantes da Universidade Severino Sombra, aonde Carlão era visto e tiravam fotos que eram publicadas na página. Fotos como em sala de aula, no campus da USS, restaurantes da cidade, lanchonetes e pelas ruas. Em contato com funcionários da USS, muitos disseram que estão tristes e indignados com a morte do cachorro. “Jamais vou esquecer de você! Sempre falei que você tinha algo diferente e agora tenho certeza disso pois só Deus sabe como estou triste. Não era um cachorro qualquer! Se é possível amar pessoas, que muitas vezes nos decepcionam, porque não amar um animalzinho que só oferece alegria e carinho?! Você fez a diferença! Vou sentir saudades.” – Marcela Alves, funcionária da USS.

Fonte: ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Atividade 2:

Sobre os textos A e B:

1) Identifique e justifique qual dos exemplos expostos é:

a) A notícia?

b) O meme?

2) Em que meio de comunicação ou rede social o Texto A foi visualizado? Registre a resposta em seu caderno.

3) Lembrando que o meme é uma combinação entre texto e imagem que costuma apresentar um caráter humorístico, explique o que gera o efeito cômico no texto A, registrando a resposta em seu caderno.

Atividade 3 Observe abaixo as imagens e responda: Por que esse meme popularizou-se tanto no Brasil? A qual fato está relacionado? Comente.

Saiba Mais | Referências:

https://novaescola.org.br/conteudo/4629/o-que-e-um-meme

Fonte: Site Nova Escola / O que é um meme?/ Blog Tecnologia da Informação

https://oglobo.globo.com/cultura/entenda-meme-do-caixao-viral-que-tomou-internet-durante-quarentena-24364792

Fonte: Site O globo/Cultura

https://www.poder360.com.br/midia/quarentena-pelo-coronavirus-rende-enxurrada-de-memes/ Fonte: Site Poder 360/ Direção: Fernando Rodrigues

Objeto de ConhecimentoEstratégia de leitura: – Efeitos de sentido em tirinhas, memes e charges.   Efeitos de sentido e exploração da multissemiose: – Efeitos de sentido (humor, ironia e ambiguidade, clichês, pontuação e recursos iconográficos) em textos multissemióticos. – Linguagem verbal, não verbal, visual e sonora.
Habilidades(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. -, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.    (GO-EF89LP40) Explorar efeitos multissemióticos (linguagens verbal, não verbal, visual e sonora) em variados gêneros.
Proponentes/ Professores:Kátia Valéria Moreira
Instituição Educacional:Escola Municipal Bárbara de Souza Morais
CRE:Central

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ética e Cidadania