You are currently viewing Hum… que delícia de salada de frutas!

Hum… que delícia de salada de frutas!

Olá, querida criança, tudo bem com você? Você gosta de comer frutas? E você sabe como preparar uma deliciosa receita de salada de frutas? Que tal aprender na aula de hoje sobre isso? Mas, convide alguém da sua família para te ajudar a cortar as frutas, certo? Pronto para fazer a sua? Vamos lá!



Você sabia que as frutas são importantes para a nossa alimentação, pois garantem nutrientes essenciais para o nosso corpo? São exemplos de frutas a melancia, o mamão, o abacate, a laranja, a maçã e diversas outras.


Você pode acessar o link abaixo pesquisar e aprender mais sobre as frutas:

https://brasilescola.uol.com.br/frutas


Mas, antes de falar sobre a salada de frutas, procure relembrar sobre o gênero textual receita, que já foi trabalhado nas aulas que já tivemos na escola! Receita é um gênero textual que se divide em duas partes: ingredientes e modo de fazer.

https://escolakids.uol.com.br/portugues/receita-um-genero-discursivo.htm


Pode começar, então! A receita que você irá fazer, agora, terá uma porção para servir você e sua família. Convide alguém que está em casa com você para participar desse momento, inclusive no corte das frutas, para você não se cortar, certo? Em tempos de pandemia, não se esqueça de higienizar (lavar com sabão) as frutas. No vídeo a seguir você pode ver, de forma mais explicativa, como higienizar os alimentos. COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS – CONTRA CORONA VÍRUS:

“COMO HIGIENIZAR OS ALIMENTOS – CONTRA CORONA VÍRUS”Canal: Larica na brasa – https://www.youtube.com/watch?v=zW06wNiihPI&feature=youtu.be


Então, você vai precisar das seguintes frutas para fazer a sua receita:
Ingredientes:
✔1 mamão
✔1 abacate
✔3 maçãs
✔3 goiabas
✔3 laranjas
✔1 pedaço de melancia
✔2 maracujás
✔1 limão
✔8 morangos
✔Folhas de hortelã
Se você não tiver todas as frutas da receita, não se preocupe, pode substituir por aquelas que têm em sua casa, certo?


Modo de preparo:


Descasque o mamão tirando as sementes, as maçãs, as laranjas, o abacate, a melancia e corte em pedaços pequenos em uma vasilha. Acrescente os morangos picados e as goiabas, em seguida, coloque 1 limão para evitar que a maçã e a banana fiquem escuras rápido. Corte os maracujás e adicione na salada, acrescente as folhas.
Uma dica bem legal é você higienizar as cascas dos maracujás e em seguida servir a salada dentro das cascas.


A sua salada já está pronta e é só saborear com a sua família. Bom apetite!


Vou deixar o link para você acessar e pesquisar sobre as vitaminas das frutas, a importância delas na nossa alimentação e os benefícios para a nossa saúde!

https://brasilescola.uol.com.br/frutas


Depois de fazer a sua salada, você pode perceber o quanto as frutas são importantes para a nossa saúde e que também fazem parte do grupo de alimentos essenciais para se manter uma alimentação saudável.


Para saber mais sobre a alimentação saudável, você deve acessar o link fazer a leitura do texto e pesquisar sobre a importância de cada um dos grupos dos alimentos presentes na pirâmide alimentar. Após, construa a pirâmide em seu caderno, ao terminar destaque a importância das frutas.

https://www.todamateria.com.br/alimentacao-saudavel/

Agora, registre as questões em seu caderno e as responda.
1 – Ao realizar a atividade prática, você observou alguma mudança nas frutas? Quais?

2 – Pesquise e escreva no quadro abaixo o nome da fruta, a árvore da qual origina cada fruta e as vitaminas principais que ela contém.

FRUTAÁRVORE DE ORIGEMVITAMINAS QUE CONTÉM

3 – O vídeo que você assistiu anteriormente, mostra a forma como se deve higienizar as frutas em geral. Escreva como se faz.

4 – Como você classifica o que acabou de escrever?
( ) Receita ( ) Instrução de como fazer


5 – Qual é o seu prato preferido? Descubra a receita e escreva abaixo.



Na aula de hoje, você relembrou assuntos já trabalhados na escola, sobre o gênero textual receita e, também, sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável, e no final, fez a sua própria receita de salada de frutas. Para finalizar essa atividade, aproveite para aprofundar seus conhecimentos acerca dos assuntos trabalhados, acessando os links abaixo:


Saiba Mais /Referências:

“Guia Alimentar para a População Brasileira ensina 10 simples passos para uma alimentação saudável” Canal:PAHO TV – https://www.youtube.com/watch?v=x5EwVBmVk8o

Objetos de ConhecimentoHábitos alimentares
Usos do solo
Campo da vida cotidiana
Habilidades(EF01LP20-A) Identificar e reproduzir, com a ajuda do professor, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, cardápios, lista de nomes, rotina da sala, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou
ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF01LP20-B) Reconhecer, na leitura, recursos linguísticos que constituem os gêneros previstos para empregá-los, adequadamente, no momento da escrita.
(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.),
considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01CI03-B) Identificar a importância da higiene alimentar para a manutenção da saúde do corpo.
EF05CI09-B) Analisar os hábitos alimentares entre crianças e jovens, como tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física e discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (obesidade, desnutrição, subnutrição).
(EF05CI08-A) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos alimentos (nutrientes e calorias) e nas
necessidades individuais, conforme atividades realizadas, idade, sexo, dentre outros, para a manutenção da saúde do organismo.

Proponentes/Professores:Leydevane Lopes
Instituição Educacional:Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E -5ºano – Educação Ambiental e Saúde