You are currently viewing Língua Portuguesa – Homens e mulheres têm os mesmos direitos?

Língua Portuguesa – Homens e mulheres têm os mesmos direitos?

Você acha que homens e mulheres têm os mesmos direitos em nossa sociedade? A luta das mulheres por igualdade de direitos é muito importante e deve ser valorizada. Houve um tempo em que as mulheres não podiam frequentar escolas, não podiam votar e só podiam trabalhar se os maridos autorizassem.

Para entender um pouco mais sobre a necessidade de se discutir a igualdade de direitos entre homens e mulheres, assista ao vídeo produzido pela Plan International, uma organização não governamental que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero:

O Desafio da Igualdade – Canal Plan International Brasil – YouTube

Homens e mulheres devem ser livres para fazer as suas escolhas e desenvolver as suas capacidades pessoais sem a interferência ou limitação de estereótipos.Todas as responsabilidades, direitos e oportunidades devem ser igualmente concedidas para todos os gêneros, sem haver qualquer tipo de restrição baseada no fato de determinada pessoa ter nascido com o sexo masculino ou feminino.

Exemplos de desigualdades de gênero estão presentes em pequenas situações do cotidiano, onde mesmo as mulheres participam como incentivadoras para a segregação entre “tarefas masculinas” e “tarefas femininas”. Por exemplo, em muitas famílias as meninas são as responsáveis em arrumar a cozinha, lavar a roupa e a louça após o jantar, enquanto que os homens vão assistir televisão, ler o jornal ou simplesmente descansar.

O Brasil é um dos países com maior desigualdade entre os gêneros. De acordo com informações da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), em 2014, as trabalhadoras brasileiras recebem aproximadamente 27% menos do que os homens que desempenham funções similares. O aspecto profissional é apenas um exemplo de muitos existentes no país e que fazem com que o abismo da desigualdade entre os gêneros continue enorme.

Leia esta notícia de 15 de janeiro de 2020:

ESCOLA PEDE ‘KIT MÉDICO’ AOS MENINOS E ‘COZINHA’ ÀS MENINAS E POLEMIZA

Após gerar revolta, a escola excluiu os pedidos da lista de material escolar

A escola Instituto Dom Barreto (IDB), em Teresina, no Piauí, pediu na lista de material escolar para a volta ás aulas de 2020, ‘kit médico’ para os meninos e ‘ kit cozinha’ às meninas e gerou polêmica. Uma publicação no Facebook, em que o autor se diz tio de uma aluna da escola, com print dos pedidos viralizou na web.

A escola pediu “kits profissão”, em que aos meninos foi solicitado kits médico, mecânico e bombeiro e às meninas teria, que levar kits salão e cozinha. Além disso, na lista, a escola pediu bola e carro de brinquedo apenas aos meninos, enquanto para as meninas a escola pediu uma boneca.

Na publicação, o autor diz: “Não adoeçam as crianças, ensinem a elas sobre o mal do machismo, preconceito e homofobia”, declarou o autor da publicação.

Com a repercussão negativa, a escola alterou a lista passando a pedir apenas um “kit brinquedo” a ser utilizado nas brincadeiras “faz de conta” e oficinas, “com a finalidade de ampliar o conhecimento do mundo da criança”, diz a lista.Em comunicado divulgado pela escola, após a repercussão do caso, a justificativa dada para a “divisão por sexo” foi que o objetivo seria apenas garantir a diversidade dos itens que seriam de uso coletivo ao longo do ano letivo.

Agora, responda:

a) Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e que tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Qual é a manchete dessa notícia?

b) Que fato gerou essa notícia?

c) Onde isso aconteceu?

d) Que atitude a escola tomou após a polêmica dos “kits profissão”?

O texto que você leu, é uma notícia. A Notícia é um gênero textual jornalístico que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real. As notícias podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Assista ao vídeo que explica como são organizados os textos jornalísticos:

Texto jornalístico – Canal Guilherme Manarin Manarin – YouTube

As fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Assim, fotolegendas são textos explicativos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação.

fotolegenda é parte de uma notícia. Observe a imagem a seguir e, em seguida, crie uma legenda sobre a igualdade de gêneros para esta foto.

Bons estudos e até breve!

Saber mais | Referências

Desafio da Igualdade | Episódio 01: Existe brinquedo de menino e de menina? – Canal Plan International Brasil – YouTube

OBJETOS DE CONHECIMENTO:Elementos centrais em notícias, reportagens e fotorreportagens, entrevistas, entre outros.
HABILIDADES:(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em entrevistas, os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas e, em tirinhas e memes, a crítica, a ironia ou o humor presente.

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ética e Cidadania